Como escolher um aquecedor de ambiente 


Por Fabiane Del Nero

Publicação: 17/03/2021

 

Tá com frio? Então um aquecedor de ambiente iria cair bem

No momento de fazer a escolha do seu aquecedor de ambiente, nada mais comum do que ter dúvidas, afinal, é normal não saber qual comprar em meio a tantas opções existentes no mercado.

Como esse é um produto extremamente indispensável em locais muito frios, é importante garantir que você irá comprar aquele que funcione melhor para aquecer todo o ambiente de maneira eficaz.

Por essa questão, é que fizemos uma análise bem criteriosa de todos os aquecedores de ambiente elétricos, no intuito de encontrar os aspectos técnicos mais relevantes a serem considerados para você definir sua escolha.

Vamos mostrar agora quais são esses critérios e como escolher o melhor aquecedor de ambiente para você e sua casa.

8 aspectos a serem observados ao escolher um aquecedor de ambiente

1. TIPO

Existem tipos diferentes de aquecedores de ambiente, mas, na verdade, o que vamos detalhar é o tipo de sistema de aquecimento do aquecedor elétrico mais conhecidos:

  • Irradiador: são aqueles que quando acessos, ficam "vermelhos". Trata-se do sistema mais comum no mercado, que é o sistema incandescente, já que tem um preço mais baixo. O tipo irradiador pode ser de:
    • Quartzo : o aquecedor dispensa luz e calor, com a grande vantagem de não esquentar a estrutura do aparelho, sendo bastante seguro. Além disso, esse tipo de aquecedor resseca menos o local, sem retirar tanto a umidade do ar. Ideal para ambientes pequenos.
    • Halógeno: cujo aquecimento é feito a partir da queima do gás halógeno. É um sistema bastante seguro, por não haver queima no local e por não reduzir a umidade do ambiente. A luz irradiada pelas lâmpadas de halógeno são muito fortes do que os modelos em quartzo. Ideal para ambientes pequenos.
  • Termoventiladores: esse sistema espalha o calor pelo ambiente através da presença de um ventilador, aumentam o alcance e esquentam mais rapidamente. Este sistema é mais próximo de um ventilador, produzindo mais barulho por conta da rotação da hélice. Geralmente, são indicados para ambientes menores, e por serem modelos portáteis que podem ser levados a qualquer lugar. Ideal para ambientes pequenos e médios.
  • Aquecedores a Óleo: o sistema de aquecimento à base de óleo, acontece com o aquecimento do líquido, distribuindo calor através da superfície do aparelho. Aqui vale uma ressalva, pois é aconselhável manter afastado de crianças e pets, devido ao calor da superfície do aparelho. O sistema a óleo consegue manter uma emissão de calor constante, apesar de demorar mais tempo para o calor ser percebido. Ideal para ambientes médios, como sala e quartos.
  • Cerâmico: aqui o sistema da cerâmica é que efetua o aquecimento. Por sua alta condutividade de calor, trata-se de um sistema de rápido aquecimento. Seu funcionamento é próximo ao de um ar condicionado, e podem ser instalados na parede ou teto. Ideal para ambientes menores, como banheiro ou cozinhas.

2. POTÊNCIA

Esse é um item importante ligado ao resultado que se espera obter.

É recomendado que haja uma potência 100 W para cada m².

Se você pretende usar o aparelho em mais de um cômodo da casa, tome como base o espaço maior na hora de fazer a escolha. Afinal, alguns aparelhos mencionam sua potência máxima e mínima, e podem ser ajustadas com o termostato.

3. TERMOSTATO

Existem dois tipos de termostato nesse tipo de equipamento: mecânico e eletrônico.

Na versão mecânica, normalmente, encontramos um, dois ou três botões, ativando a potência aproximada a ser atingida.

Já na versão eletrônica, essa informação é muito mais precisa e é possível regular a temperatura que se deseja atingir.

4. QUANTIDADE DE ENERGIA GASTA

Em meio a tantas opções, de modelos e marcas distintos, é comum que todo aquecedor elétrico, atualmente, afirme ser o mais eficiente.

Entretanto, sabemos que isso está longe de ser verdade e é por isso que consideramos tanto uma pesquisa aprofundada para saber quais as melhores opções.

Assim, a indicação é que você busque por aquecedores de ambiente elétricos que gastem o mínimo de energia, como é o caso daqueles que variam de 1000 W a 1500 W.

Acima disso, o gasto de energia aumenta bastante e para muitas pessoas pode ser desaconselhável.

Por outro lado, se você está disposto a ter um aumento na energia em troca de conforto, aqueles com até 2000 W são excelentes opções.

5. AQUECEDOR COM TEMPORIZADOR

Algumas pessoas não consideram esse fator no momento de comprar um aquecedor de ambiente, mas saiba que aqueles com temporizadores programáveis permitem uma maior economia de energia.

Isso porque, ao definir o horário em que o aquecedor será ligado e desligado, você irá garantir que ele não fique funcionando sem necessidade, economizando energia e usando-o somente quando for preciso.

É o caso, por exemplo, de programá-lo para ligar apenas de madrugada, quando é bem mais frio, e desligar automaticamente nas primeiras horas da manhã.

Assim, você não terá o seu sono interrompido, nem gastará mais energia sem necessidade.

6. FUNÇÕES EXTRAS

Pode ser bastante confortável ajustar a velocidade do ventilador, ou mesmo utilizar a função de oscilação, encontrada em alguns modelos, que distribui o fluxo de ar por toda a sala.

7. PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS

Proteção contra quedas é um fator essencial a qualquer aquecedor de ambiente. Pois, caso seu aparelho venha a cair, em algum momento, ele irá desligar de forma automática, evitando o risco de curtos e incêndios.

Não importa o tipo de aquecedor que você venha a comprar, ainda mais se possui animais ou crianças pequenas em casa, sempre busque por um aparelho que possua proteção contra quedas.

Além disso, é importante também que ele tenha grades de proteção, para se evitar o contato direto com partes internas, na possibilidade de vir a causar queimaduras ou mesmo choques elétricos.

8. PROTEÇÃO CONTRA SUPERAQUECIMENTO

Para finalizar, mais um fator de proteção que seu aquecedor de ambiente deve ter é a proteção contra o superaquecimento, extremamente importante para evitar acidentes mais sérios na sua residência.

Essa proteção é por meio de um interruptor, que atua na forma de sensor, ou seja, ele detecta os componentes internos do aparelho que estão atingindo uma temperatura que é considerada como insegura.

Assim, quando a temperatura máxima considerada como segura é atingida, a unidade desliga de forma automática para evitar problemas.

Perguntas frequentes

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas diversas a respeito dos aquecedores de ambiente, algumas que são bastante comuns, na maior parte delas.


Sendo assim, a partir de agora iremos trazer algumas perguntas e respostas que são comumente feitas sobre esses aparelhos, como a respeito do funcionamento deles, por exemplo.

É possível instalar o aquecedor elétrico no banheiro?

A resposta para essa pergunta é sim, você pode instalar o aquecedor de ambiente elétrico não só no seu banheiro, como em qualquer parte da sua casa.

No banheiro, esse tipo de aparelho é essencial porque evita que após sair do chuveiro você sinta muito frio, ainda mais em locais com um clima com baixas temperaturas.

É importante, entretanto, que o aquecedor seja instalado em uma parede, evitando que ele fique no chão e possa causar acidentes. Esse local deve se situar longe da pia ou do próprio chuveiro, para evitar qualquer contato com a água.

Todo aquecedor de ambiente faz barulho?

Se você, em algum momento, já teve um aquecedor de ambiente e não ficou satisfeito com ele por conta do barulho, saiba que nem todos os aparelhos são barulhentos.

Há sim alguns aquecedores que fazem algum tipo de barulho, que são extremamente insuportáveis, principalmente, para aquelas pessoas que se incomodam por qualquer ruído. 

É o caso dos termoventiladores, que produzem um som semelhante ao de um ventilador, o que para uns é um conforto e para outros um incômodo.

Entretanto, há outras opções como de quartzo ou halógeno, totalmente silenciosos voltados para qualquer tipo de ambiente.

Os aquecedores de ambientes precisam ser instalados em uma parede?

Não necessariamente. Você tem a opção, se desejar, instalar o aparelho na parede como facilitador, principalmente para evitar acidentes: como encostar nele ou possível queda por movimentos bruscos.

Prendendo-o à parede, você tem uma maior segurança e, por isso,  é preferível pela maioria das pessoas.

Por outro lado, como a maior parte dos aquecedores são compactos e leves, você pode utilizá-los sobre alguma superfície, como o tampo de uma mesa, por exemplo.

Caso ache seguro, é possível utilizá-lo no chão, até porque o ar quente irá subir e permitirá que todo o ambiente seja aquecido uniformemente, melhor ainda, se possui sistema de oscilação.

Qual a melhor potência de aquecedor de ambiente elétrico para comprar?

Como foi falado anteriormente, quanto maior a potência, maior será o aquecimento do ambiente pelo aparelho, entretanto, também maior será o gasto de energia gerado por ele.

A indicação habitual é sempre adquirir um aquecedor com potência entre 1000 W e 1500 W, pois são eficazes para aquecer ambiente sem gastar muita energia.

Mas, é possível, para manter um bom aquecimento do local, calcular-se a potência em relação ao tamanho do espaço, ou seja:  para cada 1 m² uma média de 100W.

Vale ressaltar que o aquecedor elétrico de 2000 W de potência para cima consome muita energia, ocasionando um maior aumento na conta de luz, o que pode ser desaconselhado por muitas pessoas.

Entretanto, se você está disposto a gastar um pouco mais em luz para ter um maior aquecimento em casa, então vale a pena apostar em um aquecedor com essa potência.

É essencial comprar um aquecedor com sistema anti-queda?

Como você deve ter reparado ao longo desse texto, várias vezes mostramos que o sistema antiqueda está presente em todas as opções selecionadas, bem como em todas as nossas pesquisas sobre aquecedores.

Há de considerar que é essencial a existência desse tipo de sistema no seu aparelho, pois, acidentes acontecem, e caso venha o aparelho cair de certa altura, ele será desligado automaticamente.

Esse sistema ajuda também a evitar acidentes sérios, principalmente para quem tem crianças pequenas e animais em casa.

Além do sistema antiqueda, indicamos a compra de aquecedor que possua grades para proteção de qualquer pessoa que encoste no sistema de aquecimento.

O que achou desse artigo?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!