Como escolher um aspirador de pó vertical 


Por Fabiane Del Nero

Publicação: 21/03/2021

 

Quer um aspirador de pó vertical? Descubra como escolher.

Na hora de manter a casa em ordem e limpa, um grande companheiro é o aspirador de pó.

Atualmente a versão vertical tem sido cada vez mais preferida, por conta da sua facilidade e praticidade. Como também, ele pode ser facilmente guardado em pouco espaço.

Além de retirar a poeira e sujeira do piso, tapete ou carpete, ainda pode ser utilizado em sofás e outros móveis.

Modelos de aspirador de pó vertical não faltam e por mais que muitos apresentem características parecidas, pequenos detalhes fazem a diferença nesse produto. 

O ideal é que esses aparelhos contem com alta eficiência e possam ser usados sem dificuldades.

Para isso, é necessário avaliar itens como motor, presença ou não de fio e capacidade do reservatório.

Não menos importantes, passamos agora a relatar outros itens  que devem ser observados na hora da compra.

8 itens a serem observados na hora de escolher um aspirador de pó vertical

Aqui, indicamos algumas características que devem ser observadas na hora de escolher um bom aspirador. São eles:

1. POTÊNCIA DO MOTOR

O motor de um aspirador vertical é a sua parte mais importante, pois é ele o responsável por determinar a capacidade de sucção do aparelho.

A potência mínima recomendada em um produto desse tipo é 800 watts e essa é ideal para quem deseja aspirar pisos.

Porém, para uso em carpetes, tapetes e sofás o mais indicado é apostar em opções com mais de 1.000 watts de potência, pois elas terão uma maior força para retirar o pó.

2. VERSATILIDADE

É bastante comum vermos modelos de aspirador de pó que possuem função 2 em 1 e podem ser usados na vertical ou no formato portátil. Esses aparelhos, além de muito versáteis, são bastante práticos, pois é como se tivesse dois aspiradores diferentes em casa.

O uso vertical é excelente para pisos, mas para estofados não é tão prático e, nesse momento, entra o modo portátil.

Mas saiba que nem todos os modelos disponíveis apresentam essa dupla função, o ideal é checar antes se o produto tem essa característica.

3. COM FIO OU SEM

Outra aspecto que interfere diretamente no uso do aspirador vertical é a presença ou não de fio.

Modelos mais simples devem ser conectados na tomada e caso esse cabo seja curto demais em relação à tomada mais próxima, é possível que não alcance toda extensão da área a ser aspirada.

Já as opções sem fio ganham na praticidade, pois contam com uma bateria e podem ser usadas sem precisar de uma tomada por perto.

Com isso, se a escolha for por um aparelho com fio, dê preferência aos que têm cabo de cerca de 4 metros, pois assim você terá mais liberdade para atingir qualquer objetivo.

4. DURABILIDADE DA BATERIA

Os modelos de aspirador vertical ligados à bateria são muito vantajosos, mas é necessário avaliar a durabilidade de tempo da carga da bateria.

Isso porque, alguns aparelhos possuem baterias de baixa autonomia , ou seja poucos minutos de duração de carga, tempo este inconveniente e não tão útil. 

O ideal é que com uma carga completa o produto consiga funcionar por pelo menos 20 minutos, período este relativamente suficiente para aspirar ambientes pequenos.

Porém, caso você costume demorar mais do que isso para fazer a limpeza, opte pelos que contam com maior autonomia.

E não são apenas esses critérios os responsáveis por tornar um aspirador de pó vertical uma boa opção. Existem ainda outros fatores a serem checados, são eles:

5. SOMENTE PÓ OU PÓ E ÁGUA

Por mais que ainda existam poucos modelos de aspirador vertical que aspiram água, já é possível de encontrá-los para compra.

Essas opções são bastante diferenciadas e acabam sendo uma boa escolha para quem costuma lavar ambientes e não quer precisar puxar a água.

O valor desses aspiradores é um pouco mais alto, mas, dependendo da sua forma de uso, eles podem ser bastante viáveis.

6. CAPACIDADE DO RESERVATÓRIO

O reservatório de um aspirador de pó é o local onde toda a sujeira fica armazenada.

Existem aparelhos com reservatórios de diferentes capacidades e quanto maior for esse componente menor será a necessidade de esvaziá-lo.

Dessa forma, sempre dê preferência aos aspiradores com reservatórios de no mínimo 500 ml, sendo que para ambientes maiores os de cerca de 1 litro são os melhores.

Analisando isso, você não terá muito com o que se preocupar.

7. PESO E DIMENSÕES

Para ser usado sem dificuldade, é necessário que o aspirador vertical seja leve e não muito grande.

Os modelos com menos de 3 kg são os mais confortáveis, porque não te deixarão com dores nos braços, mesmo após um grande período de uso.

Com relação às medidas, opte por um aparelho que não seja tão largo, para utilizá-lo em ambientes menores, e nem tão baixo,  para evitar na coluna.

8. ACESSÓRIOS

Todo aspirador de pó vertical vem com um bocal, ideal para aspirar o piso.

Alguns modelos são equipados com acessórios, por exemplo, para usá-los em sofás e cantos.

Por isso é importante verificar se o produto vem acompanhado desses bocais, pois estes, com certeza, podem facilitar o seu dia a dia.

Guia Seletos: faça a escolha certa para você

Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.

Confira o Guia dos melhores aspiradores de pó vertical

melhores aspiradores de pó verticais

Perguntas frequentes

Que o aspirador de pó vertical é muito útil ninguém discorda, mas, por possuir um formato diferente, algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre esse tipo de produto.

Por isso, aqui reunimos as principais questões relacionadas a esse tipo de aspirador e a seguir você confere quais são elas e suas respostas.

Como funciona o aspirador de pó vertical?

O aspirador de pó vertical é um produto relativamente simples que tem o seu design inspirado nas vassouras, justamente por isso também é chamado de vassoura elétrica.

Basicamente, esses aparelhos são compostos por um cabo longo e uma extremidade em formato retangular com rodinhas. Dentro dessa estrutura há filtro, motor, reservatório e outros componentes.

É esse conjunto de itens que faz com que o aspirador vertical funcione da seguinte maneira:

  • Quando o aparelho é ligado seu motor começa a funcionar e nele é encontrada uma espécie de ventilador que expulsa o ar, criando um vácuo. Esse vácuo é responsável por fazer com que o ar que está no ambiente seja sugado pelo tubo do aspirador.
  • Dentro do tubo ocorre uma diferença de pressão e, assim, o ar chega até o corpo do produto preenchendo o vácuo. Em seguida, esse aparelho consegue sugar o que está fora trazendo a sujeira para o seu interior.
  • Quando o pó é aspirado ele passa pelo motor até chegar ao reservatório e, após isso, o ar limpo é devolvido para o ambiente através do ventilador.

Como usar um aspirador de pó vertical?

A utilização do aspirador vertical é muito simples e fácil, por isso, esse produto está presente na casa de tantas pessoas.

Para utilizá-lo basta seguir os passos abaixo:

  1. Caso o aparelho seja com fio, conecte-o na tomada e ligue. Se ele for sem fio, basta apertar o botão de ligar.
  2. Mantenha o aspirador na posição vertical e passe ele em todos os lugares que desejar, sempre mantendo a sua base o mais reto possível e próximo do lugar a ser limpo.
  3. Se o modelo escolhido tiver diferentes bocais para espaços específicos, faça a troca do acessório para conseguir uma limpeza mais eficiente.
  4. Caso o aspirador seja do tipo 2 em 1, desacople a parte portátil e a utilize para sofás, cantos e até mesmo móveis.
  5. Por fim, desligue o produto e, se ele for à bateria, coloque-o na base para recarregar.
  6. Se o reservatório estiver cheio, não esqueça de fazer a sua limpeza, de acordo com as explicações presentes no manual do fabricante.

Lembrando que o aspirador de pó vertical, por poder ser usado em praticamente todos os lugares e por possuir um formato mais articulado, consegue entrar em pequenos cantos e até embaixo dos móveis.

Além disso, a versão portátil é ótima para higienizar estofados, interior dos carros, almofadas e locais que requerem um produto menor.

O que achou desse artigo?

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!