Como escolher um modelador de cachos 


Por Fabiane Del Nero

Publicação: 10/03/2021

 

Descubra tudo sobre modeladores de cachos para fazer a escolha certa

Os cabelos cacheados e ondulados nunca estiveram tão na moda e se você deseja obter um efeito desse tipo, com certeza, você pode investir em um babyliss.

Esse produto é ideal para criar diferentes tipos de cachos e ondas nos fios, proporcionando variados efeitos, de acordo com o gosto. Sendo possível usá-lo para ganhar cachos mais marcados e fechados ou até para alcançar ondas inspiradas no cabelo da Gisele Bündchen.


Para isso, é necessário ter em mãos um babyliss de alta qualidade e eficiência.

Mas não são todos os modeladores de cachos que apresentam essas características e, caso seja feita uma escolha errada, o cabelo pode não ficar tão bonito.

Para fazer a melhor escolha é necessário avaliar uma série de características, que são fundamentais. Vamos te explicar tudo sobre eles neste artigo. 

8 principais aspectos para escolher um secador

Procuramos analisar os pontos principais que devem ser observados, na hora de escolher um bom produto. São eles:

1. Forma de funcionamento

Se antigamente só existiam modelos tradicionais de babyliss, hoje em dia isso mudou bastante. Atualmente é possível encontrar as opções totalmente manuais e as automáticas, que são as mais práticas.

Os modeladores manuais possuem formato tubular e para utilizá-los é necessário enrolar as mechas em seu tubo.

Já os modelos automáticos fazem os cachos sozinhos. Para usá-los, basta aproximar o cabelo ao produto que ele irá enrolá-lo e após alguns segundos soltar a mecha com os cachos feitos. Essas versões custam um pouco mais caro, porém são bem mais fáceis de serem utilizadas.

2. Diâmetro do tubo modelador

O tubo modelador é a parte do babyliss responsável por efetivamente formar as ondas e os cachos. O seu diâmetro é um dos pontos mais importantes a serem analisados, pois a partir dele será possível criar cachos mais fechados ou abertos.

Existem opções de babyliss com tubo a partir de 1/2 polegada, sendo que os maiores atingem até 2 polegadas.

Dessa forma, saiba que quanto mais fino esse componente for, menores e mais marcados serão os cachos, e quanto mais largo, mais ondulado ficará o cabelo.

3. Temperatura

Outro ponto que não deve deixar de ser checado é a temperatura, no qual o modelador de cachos funciona. Assim como acontece com os secadores e pranchas, esse é um fator essencial pensando na eficiência do produto.

Para cabelos grossos, o ideal é que o babyliss atinja temperaturas mais elevadas para conseguir modelar os fios, sendo que as opções de cerca de 210ºC são as mais indicadas.

Por outro lado, em cabelos finos ou quimicamente tratados o ideal é apostar em um calor menos intenso, pois assim a agressão será menor. Nesse caso, os modelos de cerca de 180ºC são os melhores. 

Além de todos esses critérios, existem também outros pontos que fazem a diferença em um babyliss, são eles:

4. Revestimento

Nem todos os modeladores de cachos recebem um revestimento em seu tubo, mas, pensando na proteção dos fios, o recomendado é dar preferência para essas opções.

O revestimento mais comum encontrado nesse produto é o cerâmico, que impede que o calor queime as mechas do cabelo,  proporciona mais brilho e ainda facilita a modelagem.

Isso não acontece com os modelos que vêm com tubo de alumínio sem revestimento, além do que são mais agressivos para os fios. 

5. Emissão de íons

Há ainda algumas opções que trabalham com a tecnologia de emissão de íons. Essas são bastante positivas, porque os íons fecham as cutículas do cabelo e conseguem diminuir o frizz, deixando-o mais hidratado e sedoso.

6. Controle de temperatura

Conforme te explicamos mais acima, para cada tipo de cabelo é indicada uma temperatura de babyliss. Por isso, para um uso em diferentes fios o mais indicado é apostar nos modeladores com controle de temperatura. Assim, é possível regular a intensidade de calor emitida pelo produto.

7. Ergonomia e facilidade de uso

Muitas pessoas ainda têm dificuldade em fazer cachos com o babyliss. Para isso, foram criadas ferramentas,  para tornar esse processo mais confortável e fácil .

Há modelos que vêm acompanhados de uma estrutura que guia a colocação da mecha, facilitando e simplificando o seu uso. 

Ainda pensando em facilidade e conforto, é bom também verificar se o modelador não é muito pesado e se seus botões não atrapalham no momento de segurá-lo.

Outros pontos que atuam na ergonomia desse produto são a ponta fria e o cabo giratório 360º. 

8. Voltagem

É possível encontrar opções de babyliss com voltagem única ou bivolt.

As versões bivolt são as mais recomendadas para quem deseja usar esse produto em lugares com voltagem diferente da que está habituado a usar.

Caso contrário, os modeladores 110 ou 220 volts suprem bem as necessidades.

Modelos diferentes de modelador de cachos

Por mais que os modelos de babyliss tradicional sejam muito eficientes e bastante comuns, existem algumas opções que contam com um design diferenciado.

Esses diferentes modelos foram criados, ou para facilitar o uso desse produto, ou para se conseguir criar um efeito diferente nos cabelos. Conheça um pouco sobre eles. 

MODELADOR DE CACHOS CÔNICO

Os modelos de babyliss cônicos possuem um tubo modelador que é mais grosso na base e vai afinando até chegar na ponta.

Essa mudança na espessura permite a criação de um cacho mais largo na raiz e mais marcado nas pontas. Dessa maneira, o cabelo se mantém modelado por mais tempo.

Exemplo de modelador de cachos cônico.

BABYLISS BUBBLE

Desenvolvido de forma bem diferenciada, essa opção possui um tubo modelador repleto de bolinhas, como o próprio nome diz. Esse modelo consegue criar um efeito muito natural, do tipo beach waves, com cachos mais desconstruídos.

Além disso, por possuir essas bolinhas é mais fácil de encaixar as mechas de cabelo no tubo e mantê-las sem movimentação.

Exemplo de modelador de cachos Burbble.

Perguntas frequentes

Por mais que os modeladores de cachos já estejam muito disseminados ainda existem diversas dúvidas relacionadas ao uso desse produto. Separamos a seguir as mais comuns e vamos respondê-las.

Como fazer babyliss?

Essa é a dúvida mais corriqueira de quem deseja ter cabelos ondulados, mas nunca usou um babyliss. Por mais que no início seja necessário pegar o jeito da técnica, na realidade é bem fácil conquistar as ondas e cachos dos sonhos.

Para te ajudar com isso, fizemos um passo a passo de como fazer babyliss nos cabelos:

  1. Aplique um protetor térmico em todos os fios e divida o cabelo em três partes.
  2. Ligue o babyliss na tomada e o deixe aquecendo por alguns minutos.
  3. Quando o modelador estiver quente, posicione-o de cima para baixo e pegue uma mecha não muito grossa do cabelo. Enrole-a no tubo modelador da ponta até cerca de 5 centímetros da raiz.
  4. Aguarde entre 10 e 15 segundos e após esse período, solte a mecha e a segure na palma da mão por mais alguns segundos.
  5. Repita esse processo em todos os fios, até que o cabelo esteja totalmente enrolado.
  6. Se quiser um efeito mais natural, passe os dedos sobre as mechas soltando um pouco os cachos. 

Qual o melhor babyliss para cabelo curto?

Não é porque o seu cabelo é curto que você não pode aproveitar os efeitos dos modeladores de cachos.

Para esse tipo de fio devem ser escolhidos os babyliss que possuem tubo mais fino, entre ½ e ¾ de polegada. Nestes, é possível pegar as mechas do cabelo e fazê-las dar a volta sobre o tubo, algo que não é possível com as opções mais grossas.

Além disso, para esse caso, a maioria dos modelos automáticos podem não ser eficientes também.

O que fazer para o babyliss durar mais?

Muitas pessoas sofrem por ter cabelos que não fixam bem os cachos. Na maioria das vezes esse problema não está relacionado ao modelador em si, mas ao tipo de fio de cabelo.

Porém, essa não é uma causa perdida e é possível fazer alguns truques para que o cabelo fique com o efeito modelado por mais tempo. Para isso, nós temos algumas dicas:

  1. Antes de usar o babyliss lave os cabelos somente com shampoo, evitando o condicionador. Isso porque o condicionador deixa os fios mais macios e maleáveis, o que colabora para que os cachos se desfaçam.
  2. Ao invés de manter o cabelo enrolado no modelador por poucos segundos experimente deixá-los por mais tempo, mas não exagere para não queimar os fios.
  3. Sempre depois que tirar uma mecha de cabelo do tubo modelador, mantenha-a fechada em suas mãos e prenda-a com um grampo. Esse grampo vai ser responsável por mantê-las enroladas, até que esfriem, e assim os cachos vão durar por mais tempo.
  4. Após o uso do babyliss aplique um spray fixador no cabelo. Existem sprays de diferentes intensidades e dependendo da sua necessidade escolha um mais fraco ou mais forte. 

O que achou desse artigo?

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!