Como escolher um barbeador elétrico 


Por Steven Cohen

Publicação: 15/03/2021

 

Você sabe como escolher o barbeador ideal?

Para muitos homens a barba é um empecilho, enquanto que para outros ela faz parte do visual. Independente de qual seja a sua situação, o barbeador é um produto fundamental.

Isso porque, ele pode ser usado para eliminar os pelos do rosto ou para manter a barba bonita, bem cuidada e aparada, adaptando-se bem a todas as realidades. Muito prático de usar, esse aparelho está disponível em dezenas de modelos.


Por exemplo, no de nossa escolha, apresentado ao lado e testado por nós, procurou-se analisar as características técnicas do babeador.

Então, neste artigo, compilamos tudo o que você deve saber antes de comprar um aparelho de barbear elétrico.

Pois, além do modelo de corte, existem outros critérios essenciais a serem observados no produto. Descubra agora!

Principais aspectos para escolher um barbeador

1. SISTEMA DE Corte

O primeiro deles diz respeito ao sistema de corte do barbeador, existente em dois modelos: barbeadores giratórios/rotativos e barbeadores com lâminas/folhas.

  • Os rotativos realizam um movimento circular e possuem cabeças que se adaptam ao formato do rosto. Essas cabeças levantam os pelos e os cortam de maneira bastante eficiente, ideal para barbas maiores, grossas e cheias.
  •  Os com folhas/lâminas são mais parecidas com as lâminas de barbear comuns. Elas são indicadas para quem possui barba mais curta e fina e servem para uma utilização diária.

Se comparadas às opções rotatórias, as com lâminas barbeiam mais rente e mais preciso o seu acabamento.

2. Corte a seco ou molhado

Cada vez mais, a evolução tecnológica vem facilitando os homens para um barbear perfeito, oferecendo agora opções de modelos à prova d'água, que funcionam com a pele molhada. 

Esses modelos são os mais práticos, pois podem ser usados até mesmo no banho, facilitando o processo de barbear, ideais para quem possui peles sensíveis.

Os aparelhos com esse recurso estão cada vez mais comuns, porém não são todas as opções de barbeadores que podem ser utilizados com água, é necessário observar as especificações do produto, antes de adquiri-lo.

3. Autonomia

A tendência de barbeadores sem fio veio para ficar, porém de nada adianta ter um produto desse tipo se a sua autonomia for baixa. Essa característica diz respeito ao tempo em que o aparelho fica ligado, sem a necessidade de conexão na tomada para carregamento da bateria.

Existem modelos de diferentes autonomias de funcionamento, quais sejam: 30, 45 e até de 60 minutos.

O quanto tempo que se leva para se barbear é que definirá , dentre essas 3 opções, a escolha ideal de carga de bateria para a sua necessidade.

4. Sistema de proteção para a pele

Por mais que seja seguro e menos agressivo do que o com lâminas, o barbeador elétrico também agredir a pele ao se barbear.

Para o tipo de pele sensível, deve-se optar por modelos confeccionados com um sistema de proteção que evita alergias e micro cortes no rosto, por serem mais seguros e  para quem não tem muita prática com o uso desse aparelho.

5. Durabilidade das lâminas

Para conseguir cortar os pelos, todo barbeador é composto por diversas lâminas que realizam esse trabalho. Essas lâminas possuem uma certa durabilidade para manter o seu potencial cortante, mas devem ser trocadas periodicamente.

Dessa forma, é necessário avaliar de quanto em quanto tempo essa troca deve ser realizada. Quanto mais as lâminas durarem, menos preocupação e gasto você terá.

Além disso, alguns aparelhos vêm com lâminas auto afiadoras, que conseguem se afiar sozinhas. Essa é a  melhor opção para quem não quer nenhum tipo de trabalho com relação a esse componente. 

E não são apenas esses pontos que fazem a diferença em um barbeador. Há ainda mais alguns fatores que julgamos importantes neste produto.

6. Tempo de carregamento

Por mais que muitas pessoas não deem a devida importância para isso, o tempo de carregamento de um aparelho de barbear faz toda a diferença no dia a dia. Não tem nada pior do que querer usá-lo e se deparar com a carga quase terminada. 

Como na maioria dos modelos existentes no mercado, o aparelho deve ficar conectado por 8 horas contínuas -- e não superior a 24 horas -- , para se obter   carregamento completo, é aconselhável sempre estar atento ao nível da bateria no aparelho.

7. Ergonomia

Para proporcionar um barbear confortável é necessário que esse produto tenha um design ergonômico. Esse critério vale tanto para as cabeças quanto para o corpo do barbeador. 

Nos aparelhos rotativos, as cabeças se moldam ao rosto, para que não machuquem a pele e sejam eficientes ao se barbear. 

Vale lembrar que o corpo do barbeador deve se adaptar ao tamanho de sua mão para maior facilidade, sem deslizar ou machucar.

8. Acessórios

Por si só, o barbeador já é um produto muito completo, mas ele pode se tornar ainda mais, se vier acompanhado de alguns acessórios. É comum que esses aparelhos venham com escova para limpeza, e alguns também com nécessaire, lâminas para reposição e capa protetora. 

9. Voltagem

Por mais que já existam muitos barbeadores bivolt, algumas opções ainda funcionam com apenas uma voltagem, 110v ou 220v. Se o produto não for usado fora da sua casa, essa característica não é tão importante.

Mas quem tem o costume de viajar e gosta de levá-lo consigo deve investir nos modelos bivolt, por poder conectar-se em qualquer tomada, sem risco ou preocupação. 


Barbeador elétrico ou lâmina de barbear: Qual a melhor opção?

Por mais que o barbeador elétrico tenha um custo mais elevado do que o das lâminas de barbear, a verdade é que esse produto, a longo prazo, se torna muito vantajoso.

A lâmina é um dos métodos mais antigos para cortar os pelos da barba. Com valor bastante acessível, esse é um item que possui eficiência garantida, mas que não reúne muitas características positivas.

Dentre elas podemos citar: necessidade frequente de troca de lâminas, irritação e a possibilidade de cortes na pele, após uso.

 Para melhor ilustração , adicionamos o quadro comparativo abaixo:

Header

Barbeador elétrico

Lâmina de barbear

Funções

Apara, raspa e contorna a barba

Raspa os pelos

Facilidade de uso

Alta

Média

Risco de cortes e alergias

Baixo

Alto

Durabilidade

Alta

Baixa

Na comparação do quadro acima, podemos observar todos os pontos positivos estão atrelados ao barbeador elétrico. Seja nas funções, facilidade, risco/alergia e durabilidade.

Esse aparelho é bem mais seguro, cuida da barba ao invés de eliminá-la por completo, e dificilmente machuca a pele. Tem uma enorme durabilidade, dispensando a compra de novas lâminas.

Por todas essas qualidades, e, ainda, quem busca por segurança, conforto e eficiência deve investir sem medo nesse produto, pois com certeza, não irá se arrepender. 

Você ainda está em dúvida e não sabe qual modelo escolher? Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos de mercado.

Você pode conferir nossa lista com o melhores modelos, e ver o teste que realizamos. Confira no Guia dos melhores barbeadores elétricos

Perguntas frequentes

O barbeador elétrico é um produto que está se popularizando cada vez mais, porém muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação a ele. Por isso, agora vamos responder aos questionamentos mais comuns acerca do  aparelho, confira.

Como usar um barbeador elétrico?

Uma das maiores questões, que acometem quem quer adquirir ou comprar um barbeador elétrico, é como utilizá-lo.

O ponto positivo é que é um produto muito fácil de ser usado e realmente não há segredos para isso. Assim, se você quer aprender a se barbear, com precisão e de maneira muito prática, cheque o passo a passo que criamos. 

  1. Lave o rosto com água morna para abrir os poros e facilitar o corte dos pelos. Em seguida, seque;  se quiser, nesse momento, aplique uma espuma ou gel de barbear.
  2. Ligue o barbeador e o posicione no sentido contrário ao do crescimento dos pelos.
  3. Vá passando o aparelho por todo o rosto, de maneira suave e sem colocar muita força. Caso o seu barbeador seja rotativo, realize movimentos circulares para um melhor resultado.
  4. Quando todos os pelos forem eliminados, enxágue o rosto e aplique um pós-barba. 

Se o seu barbeador for à prova d’água, esse processo pode ser realizado no chuveiro, pois o vapor quente é ótimo para barbear.

Os mesmos passos devem ser seguidos, se a escolha for apenas para aparar os pelos. Mas, neste caso, deve-se usar o acessório que acompanha o produto para essa finalidade. 

Onde comprar um barbeador elétrico?

É muito simples de comprar um barbeador elétrico e ele pode ser adquirido em lojas físicas ou online.

Quem optar por lojas físicas, pode procurar em lojas de departamento e até mesmo em hipermercados ou grandes farmácias, na seção de pele e beleza. Já online há infinitos sites que comercializam esse produto.

Pode usar espuma ou gel com barbeador elétrico?

Algumas pessoas acreditam que, com os barbeadores elétricos, não é permitido usar espuma ou gel de barbear. Na realidade, isso não somente é permitido como recomendado.

Por mais que esse aparelho seja mais seguro e menos agressivo do que a lâmina de barbear, ele também pode causar algum tipo de alergia. Logo, não há problema nenhum em aproveitar os benefícios desses produtos. 

Todo barbeador pode ser usado com a pele molhada?

Mais acima, explicamos que existem diversas opções de barbeador elétrico que podem ser utilizados com a pele seca ou molhada, inclusive que conseguem funcionar até no banho.

Porém, não são todos os modelos que contam com esse recurso e alguns aparelhos podem até queimar se forem expostos à água.

Por isso, deve-se sempre checar, nas características do produto, se ele pode ser molhado e é à prova d’água, caso contrário, use-o apenas com a pele seca. 

O que achou desse artigo?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Steven Cohen

Steven Cohen é francês especializado em tecnologias e novidades digitais. Morando no Brasil, se especializou no mercados digitais, SEO e Blog, e é um dos idealizadores do projeto Seletos. Ótimo perfil analista e critico, traz todo seu conhecimento para Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!