Como escolher uma cafeteira de cápsulas 


Por Fabiane Del Nero

Publicação: 15/03/2021

 

Como escolher uma máquina de café com cápsula?

O café é uma bebida originária da Etiópia, mas que se disseminou por todo o mundo e é uma das paixões dos brasileiros. Por isso, desde muito tempo as cafeteiras fazem sucesso e os modelos de cápsulas estão entre os mais vendidos atualmente.

Eles apresentam uma versatilidade muito grande e podem ser usados para preparar muito mais do que o simples cafezinho. Nessas máquinas há a possibilidade de fazer variadas bebidas e suas múltiplas funções tornam o dia a dia mais fácil e prático.

Porém, dentre os modelos disponíveis, nem todos apresentam uma alta eficiência.

Por conta disso, avaliamos uma série de fatores que vão te ajudar na escolha desse produto.

Agora vamos te mostrar quais são eles e como escolher a melhor cafeteira de cápsula.

Principais aspectos de uma cafeteira de cápsula

Procuramos analisar todas as características que devem ser observadas na hora de escolher um bom produto. Além da versatilidade ou da marca, existem outros critérios que devem ser considerados. São eles:

1. Marca

Existem cafeteiras de cápsula de todas as marcas e é necessário avaliar de qual delas os modelos pertencem, pois alguns deles só funcionam com cápsulas específicas.

Por exemplo, uma máquina da Nespresso somente pode ser usada com cápsulas da mesma fabricante, assim como no caso da Dolce Gusto. Ainda que no caso da Nespresso existam cápsulas genéricas que podem ser usadas na máquina, preferencialmente aquelas que são de alumínio.

Por isso, é necessário avaliar se as bebidas que a cafeteira irá preparar são as que te agradam e se têm boa variedade, além disso, pense em observar se o valor das cápsulas é bom para você. 

Dessa maneira, você não ficará com o produto sem uso, por nenhum desses motivos.

2. Pressão

Todo barista que se preze sabe que a pressão com que um café é preparado interfere no seu aroma, sabor e densidade. Esse princípio também é aplicado na cafeteira de cápsula e cada modelo funciona com uma pressão diferente.

As máquinas com pressão mais baixa irão produzir uma bebida um pouco mais líquida e menos aromática.

Por outro lado, as que trabalham com pressão mais alta são responsáveis por criar cafés mais encorpados, com um toque de cremosidade e mais saborosos.

Então, determine o que você prefere e escolha um modelo que se adapte a isso.

3. Bebidas quentes ou frias

As cafeteiras de cápsula evoluíram tanto, que hoje é possível encontrar opções, que conseguem preparar até mesmo bebidas geladas.

Quem apenas busca por esse produto, pensando no cafezinho, não irá se importar tanto com esse fator. Mas para aquelas pessoas que gostam de consumir chás e outras bebidas frias, considerar este recurso se torna importante na sua escolha. 

4. Versatilidade

Nem todas as cafeteiras desse tipo funcionam apenas com cápsulas, algumas, além disso,  prepararam com o próprio pó de café.

Com esta versatilidade, quem não abre mão dessa bebida preparada, costuma se agradar com a variedade de pós diferenciados, atendendo a grande maioria de gostos.

5. Tamanho das bebidas

Mais uma facilidade encontrada em certos modelos de cafeteira de cápsula, é que elas conseguem preparar bebidas em diferentes tamanhos.

Há opções que criam cafés espressos e lungos, enquanto que outras têm até três opções de quantidade. Esse é um recurso bastante interessante e que pode valer a pena.

6. Dimensões da cafeteira

Por mais que nem sempre o tamanho da cafeteira de cápsula não faça a diferença, esse é um outro fator que deve ser analisado.

Existem máquinas mais compactas e outras um pouco maiores, e é necessário avaliar qual se adequa melhor ao local onde esse produto será colocado. Se você possui um cantinho de café pequeno adquira um modelo menor, que não irá ocupar tanto espaço.

Já, se quer montar uma pequena cafeteira em casa, invista sem medo nas máquinas grandes.

Além disso, para deixar a sua casa ou escritório mais bonito saiba que existem máquinas com designs muito diferentes e bonitos e que se destacam no ambiente. Inclusive, há uma ampla variedade de cores que podem ser escolhidas.

7. Capacidade do reservatório

Toda cafeteira desse tipo vem com um reservatório para colocação da água, que será utilizada no preparo das bebidas. Existem opções com reservatório a partir de 600 ml, em média, e outras que passam de um litro.

Sobre isso, deve-se avaliar o nível de utilização da máquina e, caso ela seja intensa, é mais viável adquirir uma cafeteira com capacidade maior, pois não será preciso completar sempre.

8. Facilidade de uso

É imprescindível que uma cafeteira de cápsula seja fácil de usar e que tenha botões de simples de se entender. Nem sempre isso é garantido, existe alguns modelos um pouco mais complicados. Portanto, avalie se a utilização da máquina é intuitiva e simples, para não se confundir no dia a dia.

9. Voltagem

Por último, não deixe de checar qual é a voltagem da cafeteira de cápsula que você está adquirindo. Isso é essencial porque, grande parte das opções, não conta com funcionamento bivolt e só podem ser ligadas em tomadas 110 ou 220 volts.

Caso você escolha uma cafeteira com diferente voltagem da que você usa, poderá, já no primeiro uso,  queimar a máquina com grande prejuízo. Então, faça a sua busca selecionando essa característica.

Como funciona o serviço de assinatura de cápsulas das cafeteiras?

Muitas pessoas não sabem, mas marcas como Dolce Gusto, Nespresso e 3Corações possuem um serviço de assinatura, no qual é possível receber todo mês as cápsulas da cafeteira em casa.

Esse serviço é bastante interessante para quem deseja experimentar sempre uma nova bebida e tem dificuldade na compra das cápsulas.

A Dolce Gusto e a Nespresso trabalham com três opções de assinatura, que variam de acordo com a quantidade de cápsulas. Já a 3Corações não tem limite de cápsulas e você escolhe quais deseja receber no mês.

Esta é mais uma facilidade das cafeteiras de cápsula, e o melhor é que, de acordo com o plano assinado,  todas as marcas dão descontos, com entrega no dia e local desejado.

Guia Seletos: faça a escolha certa para você

Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.

Confira o Guia das melhores cafeteiras de cápsula

Perguntas frequentes

Se ainda te restam dúvidas sobre a cafeteira de cápsula, saiba que agora vamos responder as mais comuns sobre esse produto.

Como usar uma cafeteira de cápsula?

Cada cafeteira possui uma forma de utilização diferente, variando de acordo com as funcionalidades da máquina e do modelo. Por isso, não existe uma fórmula mágica para que você consiga usar a sua, sem checar o manual de instruções.

Porém, seguindo um passo a passo básico, você pode conseguir a sua bebida sem dificuldades, confira:

  1. Ligue a máquina e cheque se o reservatório de água está abastecido. Caso não esteja, complete-o.
  2. Algumas máquinas demoram um tempo, para estarem prontas para uso.
  3. Normalmente nesses modelos, uma luz verde se acende quando a bebida pode ser preparada. Se esse for o caso, aguarde até que isso aconteça.
  4. Abra o recipiente das cápsulas e coloque a escolhida nele. Em seguida, feche-o. Insira uma xícara no apoio da cafeteira e aperte o botão, para que o café comece a ser feito.
  5. Aguarde a bebida sair pela máquina. 

Como limpar a cafeteira de cápsula?

Para garantir a boa durabilidade da sua cafeteira com cápsula, é necessário realizar com frequência a limpeza da máquina.

Cada modelo apresenta um processo de limpeza diferente, mas existe uma técnica para limpar a cafeteira de cápsula que serve para a maioria das opções, e seu passo a passo é o seguinte:

  1. Retire o reservatório de água da cafeteira e o limpe com água e detergente. Faça a mesma coisa no apoio da xícara, caso ele seja removível.
  2. Para limpar a parte de fora, basta passar um pano úmido com um pouco de álcool ou sabão.
  3. Após fazer isso, devolva as partes móveis para a máquina e volte a usá-la. 

Como funciona uma cafeteira de cápsula?

Bem diferente das cafeteiras comuns, os modelos com cápsula possuem um funcionamento todo diferenciado para criar as bebidas. Para isso acontecer, uma série de componentes são envolvidos.

Tudo começa pela água que faz com que uma bomba se movimente dentro da máquina. Essa água sai do reservatório, passa por uma caldeira que a aquece até chegar na agulha que rompe a cápsula. 

Quando a água atinge a cápsula, ela entra em contato com o pó e sofre uma pressão, que varia de acordo com a cafeteira. Em seguida, a bebida começará a cair na xícara pronta. Após isso, basta se deliciar. 

O que achou desse artigo?

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!