Como escolher uma cafeteira elétrica 


Por Fabiane Del Nero

Publicação: 12/03/2021

 

Não sabe qual cafeteira elétrica escolher?

Leia aqui tudo o que você precisa saber.

Se você é do tipo que não dispensa um cafezinho e só começa o dia depois de tomar um, então, a cafeteira elétrica é o produto ideal para tornar o seu dia a dia mais prático.

O café é uma bebida que reúne apaixonados no mundo todo. E o modo de preparo pode mudar seu sabor. Se você busca uma boa cafeteira, descubra o que você precisa saber para escolher o produto ideal.

Não são poucas as opções desse eletrodoméstico e escolher apenas uma, não é fácil.

O lado positivo é que existem alguns critérios que mostram se uma cafeteira é ou não eficiente e se ela se adapta às suas necessidades.

Esses fatores foram usados por nós para definir o Guia das melhores cafeteiras elétricas e a seguir te explicamos tudo sobre eles para que você faça a melhor compra.

Principais aspectos a serem observados em uma cafeteira 

Existem alguns critérios que devem ser considerados, antes de fazer sua escolha, principalmente se o equipamento será para uso doméstico ou em um empresa, por exemplo. São eles:

1. Forma de funcionamento

Quando se fala em funcionamento das cafeteiras elétricas, é necessário saber se elas podem ser programadas ou não.

Os modelos programáveis são aqueles que possuem um timer, que pode ser ajustado para preparar o café na hora desejada, de forma quase que totalmente automática.

Já as opções mais simples não contam com esse recurso e para ter a bebida pronta é necessário fazer todo o processo manualmente.

No quesito praticidade as versões programáveis são as melhores e se você não quer ter trabalho, opte por elas.

2. Capacidade da jarra

Toda cafeteira elétrica vem acompanhada de uma jarra, que é o local onde o café será despejado. Essa jarra é encontrada com diferentes capacidades que costumam ser descritas em ml ou xícaras.

É possível encontrar modelos com jarras a partir de 600 ml, enquanto que as maiores chegam a até 1,5 litros e conseguem armazenar mais de 30 xícaras de café.

Sobre isso, é necessário verificar qual a quantidade de café consumida por vez e, assim, consegue-se determinar a capacidade ideal da cafeteira.

3. Presença de base aquecida

Para tornar a experiência de tomar um café superior, algumas cafeteiras elétricas vêm com uma base aquecedora, que mantém a bebida quente por um período, após ser preparada.

Esse recurso é muito interessante, pois é possível fazer uma boa quantidade de café e deixá-lo pronto para consumo. Da mesma forma em que é feito com as garrafas térmicas.

4. Dimensões da cafeteira

Felizmente, é possível encontrar cafeteiras elétricas com diversos tamanhos e que conseguem se adaptar a todas as necessidades.

Quem possui uma cozinha ou copa pequena, deve investir em um modelo menor que não ocupará tanto espaço, já, para ambientes maiores, as cafeteiras grandes são uma boa opção, além de possuirem um reservatório e jarra com maior capacidade.

Com isso, basta avaliar o espaço disponível e escolher uma cafeteira que caiba nele com perfeição.

5. Potência

A potência diz respeito a agilidade com que a cafeteira elétrica vai preparar os cafés e esse é um critério que poucas pessoas analisam, mas que não pode ser deixado de lado.

Os modelos que apresentam uma baixa potência levam mais para passar o café e isso pode ser um verdadeiro problema para quem precisa preparar 1 litro da bebida, por exemplo.

Então, para as cafeteiras com maior capacidade, o indicado é uma potência entre 800 e 1.000 watts, enquanto que, para as menores, o mínimo recomendado é 550 watts.

6. Filtro

Por mais que a grande maioria das cafeteiras elétricas venha com filtro permanente, algumas opções ainda precisam dos tradicionais filtros de papel para funcionarem.

Estas não são uma boa escolha, pois além de prejudicar o meio ambiente, ainda há necessidade de ter sempre um filtro por perto. Portanto, se possível, invista nas que contam com filtro que possa ser lavado e reutilizado.

7. Recursos adicionais

As cafeteiras elétricas estão cada vez mais avançadas e alguns modelos apresentam recursos tecnológicos que permitem o preparo de um café ainda melhor.

Há modelos com seletor de aroma e intensidade, sistema de desligamento automático e, até mesmo, com filtros que tratam a água, antes de preparar a bebida. Essas máquinas são um pouco mais caras, porém os apaixonados por um cafezinho diferenciado podem se beneficiar muito.

8. Facilidade de limpeza

Para uma cafeteira elétrica ser considerada realmente prática, ela precisa ser fácil de limpar, já que manter a higiene desse produto é fundamental. Por isso, avalie se o modelo escolhido apresenta peças removíveis e pode ser limpo rapidamente e sem dificuldades. 

9. Voltagem

Por último, mas não menos importante, não deixe de verificar qual é a voltagem da cafeteira elétrica.

Infelizmente, praticamente todos os modelos desse eletrodoméstico somente funcionam em uma voltagem, não existindo quase nenhuma opção bivolt.

Logo, para não ligar a cafeteira e queimá-la no primeiro uso, não deixe de selecionar modelos 110V ou 220V,  de acordo com a voltagem da sua casa.

Cafeteira elétrica ou com cápsulas: Qual escolher?

Atualmente existem diversos tipos de cafeteira que podem ser escolhidos, e, dentre as mais vendidas, estão as elétricas e as de cápsulas. Por mais que ambas tenham a mesma função, que é preparar um ótimo café, esses dois modelos apresentam muitas diferenças.

A cafeteira elétrica tem como foco principal fazer o cafezinho de cada dia e prepará-lo a partir dos tradicionais pós. Ela pode ser programável e possui funcionamento bem simples, com valor acessível.

Já as cafeteiras de cápsulas são um pouco mais versáteis e conseguem preparar diversas bebidas. Estas possuem um custo maior, como também as cápsulas que costumam ter um preço mais elevado, e não são programáveis. O ponto positivo é que existem modelos que fazem até bebidas geladas.

Dessa forma, qual escolher depende muito do que você deseja. Se a sua busca é apenas por um café bem passado e saboroso as cafeteiras elétricas são uma ótima escolha. Por outro lado, caso queira mais versatilidade, opte pelas cafeteiras de cápsulas, são as melhores.

Perguntas frequentes

Por mais que a cafeteira elétrica seja bem simples, sempre surgem algumas dúvidas com relação a elas. Por isso, agora vamos responder as mais comuns dos consumidores.

Onde comprar uma cafeteira elétrica?

Adquirir uma cafeteira elétrica é muito fácil, pois esse produto é vendido em praticamente todas as lojas de eletrodomésticos físicas ou virtuais.

Em alguns hipermercados também é possível fazer essa compra; basta procurar que, com certeza, você irá encontrar algum modelo. 

Como usar a cafeteira elétrica?

Praticidade é uma das palavras-chave quando se fala em cafeteira elétrica e a utilização dessas máquinas é muito simples.

Por isso, confira a seguir o passo a passo de como usar esse produto:

  1. Ligue a cafeteira na tomada e coloque o filtro no local indicado.
  2. Insira o café dentro do filtro até atingir a quantidade máxima do aparelho.
  3. Coloque água filtrada no reservatório próprio para isso, que costuma estar localizado na parte traseira da cafeteira.
  4. Em seguida, insira a jarra na sua posição habitual caso ela ainda não esteja no local e aperte os botões para iniciar o preparo do café.
  5. Espere o café ficar pronto e aproveite! 

Como limpar a cafeteira elétrica?

A limpeza de uma cafeteira elétrica deve ser realizada com frequência, pois isso irá garantir a durabilidade do produto e fazer com que o café saia sempre saboroso.

A forma como isso deve ser realizado depende muito do modelo que se tem em casa, porém algumas etapas são válidas para todas as opções desse eletrodoméstico.

Dessa maneira, agora você aprende como limpar a sua cafeteira elétrica

  1. Retire todas as partes removíveis da máquina que costumam ser filtro, jarra e apoio para o café, caso não seja aquecido.
  2. Lave essas peças com água, sabão e uma esponja. Se quiser, pode-se também utilizar água morna para fazer uma esterilização.
  3. Em seguida, seque as peças lavadas e parta para a limpeza da parte externa da cafeteira.
  4. Pegue um pano úmido com sabão e passe-o sobre todo o produto, retirando qualquer sujeira que possa estar nele.
  5. Para secar a cafeteira use um pano seco e recoloque todas as peças que foram retiradas.
  6. Por fim, sua cafeteira elétrica estará pronta para uso novamente.  

O que achou desse artigo?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!