Como escolher um carregador portátil 


Por   Steven Cohen

Publicação: 23/03/2021

 

Está precisando de um carregador portátil? Saiba como escolher um

Você está cansado de ver seu celular sem bateria antes do final do dia? É exatamente para evitar essa situação que os carregadores portáteis se tornaram um acessório importante para o dia a dia.

Hoje, no mercado, existem diversas opções de carregadores portáteis disponíveis ao consumidor, mas obviamente que nem todos são realmente eficazes e permitem um bom carregamento.

A gente não vai te deixar na mão!

Foi por isso quando fizemos essa pesquisa minuciosa sobre quais os melhores carregadores portáteis do mercado, também analisamos os aspectos técnicos que contam muito na hora de escolher um boa aparelho.

Procuramos analisar todas as características determinante para fazer a escolher um bom carregador. A seguir, trazemos uma lista com aspectos importantes a serem observados ao escolher seu carregador portátil.

6 aspectos determinante na hora de fazer a sua escolha

1. CAPACIDADE

O primeiro fator técnico que se deve levar em conta no momento de escolher um carregador portátil é, sem dúvida nenhuma, a capacidade ou a potência que ele possui; também chamado de valor nominal.

  • Valor nominal: Esse é o valor que apresenta o produto, em miliampere-hora (mAh). É a partir dele que é calculado o valor real de carga que o aparelho consegue produzir, chamado de valor final. Afinal, no processo existe uma perda de energia própria ao funcionamento do aparelho. Essa perda pode chegar a 35%.

Um carregador com apenas 2.000 mAh só poderá dar uma carga por vez em um dispositivo como um smartphone ou um iPhone antes de precisar ser recarregado.

Entretanto, carregadores portáteis com 10.000 mAh ou mais permitem que você dê até quatro cargas em dispositivos móveis antes que seja preciso recarregá-lo novamente.

2. CARREGAMENTO RÁPIDO

Um aspecto que deve ser observado no momento da escolha do modelo é a velocidade de carregamento. Afinal, você não vai querer ficar horas com o carregador conectado ao seu telefone para poder usá-lo.

Existem dispositivos capazes de fornecer mais energia para carregá-los mais rápido. Como, por exemplo, o Quick Charge 3.0, que pode injetar até 18 W de energia.

Outro ponto que interfere na velocidade de carga é a entrada USB-C ( conhecida como sinônimo de potência) que pode chegar, teoricamente, a 100 W para carregar um smartphone e um laptop.

3. CONECTIVIDADE

Em geral, os carregadores portáteis mais baratos só carregam um dispositivo por vez, mas modelos superiores já permitem que você carregue diversos equipamentos simultaneamente.

Geralmente, um número maior de portas significa mais versatilidade da bateria do carregador. No entanto, verifique a potência máxima de saída simultânea, pois alguns modelos dividem sua potência de carregamento ao trabalhar com mais de um aparelho conectado.

4. CONECTOR

Outro fator que merece bastante atenção no momento de escolher o seu carregador portátil é observar o conector do seu dispositivo.

Afinal, a maior parte das baterias externas para celulares possuem entrada para USB, o que permite que as pessoas possam usar qualquer dispositivo smartphone android.

Entretanto, em caso de dispositivos iPhone, da Apple, por exemplo, que se usa um conector Lightning no lugar do USB, pode ser preciso adquirir um carregador com entrada específica ou que tenha um adaptador.

5. SEGURANÇA

É sempre importante adquirir equipamentos que sejam seguros, afinal, garantem que você estará em segurança.

Quem opta em apostar em carregadores piratas, como aqueles sem nenhuma marca, acabam correndo riscos de superaquecimento e até sobrecarga do produto e do dispositivo, o que pode ocasionar explosões.

Portanto, adquirir um carregador com selo da Anatel e que tenha proteção contra sobrecarga de tensão e de corrente é essencial para garantir sua segurança.

6. PORTABILIDADE

Neste item deve ser observado o peso do produto, pois, como pudemos observar, as baterias mais potentes são, geralmente, as mais pesadas.

Vimos modelos leves de 180g até os mais mais robustos que chegam a ter o dobro do peso, com 414g.

Procure adaptar a sua escolha a sua real necessidade. Se você busca efetuar um carga de telefone por dia, um equipamento menor e mais leve será mais adequado e menos incômodo.

Já, uma bateria mais potente e maior poderá ser extremamente útil durante uma viagem, por exemplo.

Guia Seletos: faça a escolha certa para você

Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.

Confira o Guia dos melhores carregadores portáteis

Perguntas frequentes

Agora, vamos ver algumas perguntas e respostas comuns que surgem a respeito dos carregadores portáteis, para tirar qualquer dúvida que surgiu sobre esses produtos.

O que é um carregador power bank?

Como você já deve ter reparado, ao pesquisar por carregadores, muitos deles têm o nome power bank em suas descrições.

O power bank trata-se do tipo de carregador portátil mais comum que existe, sendo o mais utilizado pelos clientes.

Esses carregadores que mostramos aqui são todos power bank, com formatos e amperagens diferentes, mas todos com a mesma facilidade de ser levado para qualquer lugar. 

Quantas vezes o carregador portátil é capaz de dar carga em um celular?

Essa é, com toda a certeza, uma das dúvidas mais comuns da maior parte das pessoas, e não existe uma resposta única para ela.

Isso porque a quantidade de cargas possíveis irá depender de dois fatores: a capacidade ou potência do carregador e a capacidade de carga da bateria do celular.

O iPhone X, dispositivo que tem feito muito sucesso, possui uma bateria com 2716 mAh, então um carregador portátil de 10.000 mAh deveria conseguir dar quase 4 cargas no aparelho, isso se ele funciona adequadamente. Porém, vale lembrar no que foi dito sobre o valor nominal do carregador, e na prática um carregador pode perder até 35% de sua carga para efetuar o carregamento em si. Com base nisso, podemos afirmar que, na prática, é mais garantido dizer que um carregador de valor nominal 10.000 mAh poderá efetuar até 2,5 cargas do iphone X.

Portanto, quanto menor for a necessidade de potência do seu aparelho celular e maior for a potência do seu carregador, mais vezes ele poderá ser utilizado para dar cargas contínuas.

Os carregadores portáteis funcionam em todos os dispositivos?

A resposta é não, por isso como foi falado anteriormente no texto, é preciso verificar o conector do seu celular e do dispositivo (carregador) antes de comprá-lo.

De forma geral, todos os smartphones androids são compatíveis com a maior parte dos carregadores portáteis, o que é uma facilidade para grande parte das pessoas.

Entretanto, no caso daquelas que possuem um iPhone, por exemplo, é preciso encontrar carregadores que sejam compatíveis com a entrada dos dispositivos da Apple ou que tenham adaptadores específicos para eles.

O que achou desse artigo?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Steven Cohen

Steven Cohen é francês especializado em tecnologias e novidades digitais. Morando no Brasil, se especializou no mercados digitais, SEO e Blog, e é um dos idealizadores do projeto Seletos. Ótimo perfil analista e critico, traz todo seu conhecimento para Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>