Como escolher um climatizador de ar 


Por   Fabiane Del Nero

Publicação: 23/03/2021

 

Como escolher um climatizador? Conheça mais sobre ele

Se para você o ventilador tradicional deixou de suprir as necessidades, então, o climatizador de ar pode ser uma ótima escolha. 

O climatizador de ar é um produto muito prático e versátil, pois consegue deixar os ambientes mais frescos e úmidos, durante os dias quentes. Isso porque, para realizar a refrigeração ele utiliza água, o que faz com que a sensação de frescor e umidade seja rapidamente sentida.

Mas, para não errar na compra, é necessário se atentar a todas as características dos modelos disponíveis. Assim, tendo conhecimento sobre elas, fica mais fácil de adquirir a opção mais adequada às suas necessidades.

A seguir, vamos citar os principais pontos que devem ser verificados na hora de fazer uma boa escolha. Confira.

8 pontos essenciais na hora de escolher um bom climatizador de ar

1. Ar frio ou quente

Uma característica bastante interessante sobre os climatizadores de ar é que eles podem ter a função de refrescar os ambientes e também de aquecê-los, se tornando uma ótima escolha para o inverno.

Os modelos apenas de ar frio são os mais comuns e populares e conseguem diminuir em até 10 graus a temperatura do espaço.

Os climatizadores de ar com as duas opções, frio e quente, um pouco mais caros, podem deixar a casa mais quente e, se você mora em locais frios, ter um produto que executa esses dois trabalhos é bastante interessante. 

2. Filtro

O filtro é um componente de extrema importância no climatizador de ar, pois é o responsável por reter poeira, microrganismos e bactérias que podem fazer mal para a saúde e comprometer o aparelho.

Sobre essa parte do climatizador, é necessário avaliar se ela é lavável e se possui sistema antipoeira. Dessa forma, mantê-lo sempre limpo é muito mais rápido e prático.

Mas há também alguns filtros um pouco mais avançados, tais como os que possuem ação antibacteriana ou ionizante. Os ionizantes são os mais completos e vantajosos, pois liberam íons negativos no ambiente, deixando o ar mais limpo e leve, e ainda conseguem eliminar vírus, ácaros, fungos e outros microrganismos. 

3. Potência

A potência de um climatizador está diretamente relacionada a sua capacidade de refrescar os ambientes, por isso, não deve deixar de ser avaliada.

Modelos com potências mais baixas apresentam um potencial de trabalho menor e, com isso, não irão trazer um frescor satisfatório, principalmente em espaços grandes.

Vale saber que uma potência que pode ser considerada alta nesse produto é por volta dos 65 watts ou mais, e esses são modelos bons para áreas maiores. 

Observe que, se o climatizador também tiver aquecimento, a potência dele será maior, chegando até 2000 W.

4. Timer

O timer é um recurso muito interessante nesse produto, pois permite programar um horário exato para que ele comece a funcionar ou para desligá-lo.

Dessa forma, em alguns modelos é possível fazer essa programação com até 12 horas de antecedência e escolher a velocidade de funcionamento, direção do ar e muito mais.

Logo, se isso é importante para você, dê atenção a esse detalhe. 

5. Controle remoto

Pensando em praticidade, os modelos de climatizador de ar que vêm com controle remoto ganham muitos pontos frente aos modelos sem esse acessório.

Isso porque, é possível ligar/desligar e selecionar a função ou a velocidade apenas apertando alguns botões, sem precisar levantar e ir até o aparelho. Essa é uma facilidade e conforto que hoje já parte do nosso dia-a-dia.

6. Portabilidade

Um grande ponto positivo do climatizador de ar é que ele não é um produto fixo e é possível usá-lo em diversos lugares, de acordo com a necessidade.

Porém, nem todas as opções apresentam uma boa portabilidade e acabam sendo mais difíceis de transportar.

Para evitar isso, dê preferência aos modelos que possuem rodinhas e alças, pois você conseguirá levá-los de cômodo em cômodo sem dificuldades.

7. Tamanho

Quando se fala em dimensões, é possível encontrar climatizadores de diversos tamanhos, existindo aparelhos mais compactos e outros maiores.

Essa característica não interfere no funcionamento desse produto, mas faz toda a diferença no espaço que ele irá ocupar no ambiente.

Se o local onde ficará o climatizador for pequeno, dê preferência aos modelos menores, pois pode atrapalhar a passagem no ambiente. Por outro lado, caso o   espaço seja maior, basta colocá-lo em qualquer lugar, desde que próximo a uma tomada.

8. Eficiência energética

O climatizador de ar possui como vantagem gastar menos energia do que o ar condicionado, mas isso não significa que ele não irá gerar uma diferença na sua conta de luz.

Para evitar que ela suba muito com o seu uso intenso é necessário optar por modelos com melhor eficiência energética, pois esses são mais econômicos. Essa eficiência é classificada em letras e sempre está descrita na etiqueta do produto.

Dessa maneira, cheque qual é a do aparelho escolhido, sempre preferindo os modelos classificados como A ou AA.

9. Nível de Ruído

Um detalhe importante a observar é o nível de ruído emitido pelo aparelho, enfim, ninguém quer ter um climatizador de ar que atrapalhe o descanso ou que cause dor de cabeça por conta do seu funcionamento.

Os selos de qualidade dos eletrodomésticos, geralmente, apresentam o selo com o número de decibéis.

Quais as diferenças entre climatizador de ar e ar condicionado?

Basta as altas temperaturas se aproximarem para os consumidores saírem em busca de produtos para deixar suas casas mais frescas e confortáveis durante o calor. Dentre os itens que podem ser escolhidos estão o climatizador de ar e o ar condicionado. Porém, qual a diferença entre eles?

O climatizador de ar utiliza a água para refrigerar os espaços. Para isso, o ar é puxado para o seu interior e devolvido ao ambiente carregado de gotículas de água geladas, o que faz com que a temperatura diminua.

A grande vantagem desse produto é justamente essa, pois além dar uma sensação de frescor, mantém o local mais úmido e melhor para a respiração.

Por outro lado, o ar condicionado faz o completo oposto. Ele retira o ar do ambiente e o refrigera com grande eficiência, mas o devolve totalmente seco. Assim, o local tem a sua umidade diminuída.

Resumindo, o ar condicionado tem a vantagem de refrigerar melhor os espaços, ao passo que o climatizador faz isso de maneira menos intensa.

Guia Seletos: faça a escolha certa para você

Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.

Confira o Guia dos melhores climatizadores de ar

Perguntas frequentes

Se ainda te restam dúvidas sobre o climatizador de ar saiba que agora chegou o momento de respondermos às perguntas mais comuns sobre esse produto, confira quais são elas.

O que é melhor ventilador ou climatizador?

O climatizador de ar tem a função de deixar o ambiente mais fresco e refrigerado e atua diminuindo a temperatura dos ambientes, algo parecido com o que o ar condicionado faz.

Já o ventilador apenas produz vento e, por mais que dê uma sensação de frescor, ele não diminui a temperatura do cômodo, apenas a ameniza.

Com isso, se o que você busca é por um produto que realmente te livre um pouco do calor invista no climatizador. 

Como limpar um climatizador de ar?

Para manter o climatizador funcionando corretamente e garantir que ele devolva ao ambiente um ar limpo e livre de microrganismos, é necessário mantê-lo sempre limpo.

Esse processo de limpeza não é difícil de ser realizado e abaixo você encontra um passo a passo de como limpar o seu climatizador

  1. Retire o aparelho da tomada e passe sobre a sua parte externa um pano seco ou levemente umedecido.
  2. Tire o reservatório de água e o lave com água e sabão neutro. Enxágue e seque com um pano.
  3. Remova o filtro de ar e a colmeia, caso ela exista, e os lave com água, sabão neutro e uma espoja, caso seja necessário.
  4. Enxágue-os e deixe-os secar na sombra.
  5. Recoloque todas as peças do climatizador no lugar correto e ligue-o. 

O que achou desse artigo?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!