Como escolher o colágeno hidrolisado 


Por Fabiane Del Nero

Publicação: 21/03/2021

 

Suplementação alimentar: o colágeno é um bom aliado

O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar responsável por estimular a produção dessa proteína e, por isso, age na saúde e na beleza.

Por mais que praticamente todos os tipos de colágeno hidrolisado tenham a mesma função, no momento de escolher esse suplemento para comprar é interessante se atentar a alguns detalhes.

Essas características podem ser responsáveis por potencializar a ação dessa proteína, melhorar a sua forma de uso e ainda trazer outras vantagens.

Pensando nisso, separamos abaixo tudo o que nós do Seletos levamos em consideração momento de analisar as opções de colágeno hidrolisado.

Seguindo cada uma delas você conseguirá fazer a melhor escolha.

O que é o colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar criado a partir de ossos e cartilagens bovinas, obtido quando as fibras de colágeno são quebradas em pequenas cadeias de aminoácidos, facilitando a absorção pelo organismo.

O colágeno hidrolisado é uma forma processada que é obtida quando as fibras de colágeno são quebradas em pequenas cadeias de aminoácidos chamadas "peptídeos de colágeno" por meio de um processo que usa uma combinação de enzimas e vapor de alta pressão conhecido como "hidrólise". 

Desnaturação do colágeno nativo em pequenos peptídeos de baixo peso molecular.

A maioria dos suplementos de colágeno passa pelo processo de hidrólise. Isso significa que o fabricante quebrou o colágeno dos suplementos em peptídeos, tornando mais fácil para o corpo absorver e usar.

O que a ciência diz sobre o colágeno hidrolisado?

Antes de falar de assuntos mais complexos que envolvem a saúde das pessoas, nós da seletos, buscamos fontes de informações seguras, como revistas médicas e sites de reputação para incluir informações sobre o assunto.

Foi o caso dessa pesquisa, cujas referências estão citadas no final do artigo. Segundo o site Medical News Today, os potenciais benefícios para a saúde dos suplementos de colágeno incluem:

  • Melhora saúde da pele: pode ajudar a reduzir os efeitos do envelhecimento, ao adicionar umidade à pele, reduzir as rugas e melhorar a elasticidade.
  • Melhora da saúde das articulações: suplementos de colágeno podem ajudar a restaurar ou prevenir a deterioração da cartilagem nas articulações.
  • Aumento da massa muscular: evidências científicas sugerem que o uso de suplementos de colágeno podem ajudar a aumentar a massa muscular; além de ajudar a estimular a produção das proteínas responsáveis pelo crescimento muscular.
  • Prevenção da perda óssea: ajudar a prevenir a deterioração da densidade e resistência óssea.
  • Ajuda a manter um sistema cardiovascular saudável: Reduzir a rigidez das artérias e redução dos níveis de colesterol “ruim” .

De acordo com dados clínicos, se você estiver tomando colágeno para ajudar no envelhecimento da pele, certifique-se de prestar atenção à concentração por porção e o tipo de colágeno. A seguir veremos os tipos mais comuns.

6 características fundamentais do colágeno

Com os benefícios do colágeno bastante conhecidos, fizemos uma pesquisa para identificar os principais aspectos que devem ser observadas na hora de escolher um bom produto. São eles:

1. Apresentação do suplemento

O colágeno hidrolisado costuma ser vendido em duas apresentações, que são em cápsulas ou em pó. Cientificamente falando não há nenhuma diferença na ação desse suplemento com relação a isso, mas a forma de uso e a experiência muda de acordo com esse detalhe.

  • Cápsulas: As versões em cápsulas são muito práticas, não apresentam sabor e podem até mesmo serem levadas na bolsa para tomá-las quando quiser. A desvantagem é que, dependendo do produto, às vezes é preciso tomar mais de 4 cápsulas por dia para aproveitar o seu efeito.
  • : O colágeno hidrolisado em pó deve ser misturado em bebidas para que possa ser consumido. Ele costuma estar disponível na opção sem sabor ou com sabor e basta tomá-lo uma vez ao dia. A desvantagem é que essa opção não é tão prática de ser levada para todos os lugares.

2. Tipo de Colágeno

Este talvez seja o ponto central na hora de escolher o seu colágeno hidrolisado, pois existem diversos tipos de colagens. Para se ter uma ideia sobre o assunto, no corpo humano existem naturalmente mais de 20 tipos de colagens diferentes.

Ao optar por uma suplementação alimentar, deve-se escolher o tipo de colágeno que melhor atenda a seus objetivos. Descubra os 3 tipos de colágeno mais  populares e comercializados:

  • Colágeno Tipo 1:  mais abundantes no corpo humano e ajuda a manter a saúde da pele. Esse é o tipo mais comum encontrado no mercado. 
  • Colágeno Tipo 2:  presente principalmente na cartilagem e pode ajudar a promover a saúde das articulações. 
  • Colágeno Tipo 3:  ajuda a promover a saúde da pele, melhorando a elasticidade. O colágeno tipo 3 também é importante para a saúde da pele, cabelos e unhas.

3. Quantidade de colágeno

A recomendação de uso do colágeno hidrolisado depende diretamente da quantidade de proteína que é encontrada em cada cápsula ou pó desse suplemento.

Normalmente os que indicam a necessidade de ingerir 4 cápsulas ao dia, por exemplo, apresentam uma quantidade de colágeno menor em sua composição, por isso, é preciso tomar mais cápsulas.

Dessa maneira, quem busca por praticidade deve sempre checar essa informação no rótulo da opção escolhida e ela também é importante para que se alcance os resultados desejados. 

Especialistas indicam que para um fortalecimento de articulações deve-se consumir em média 5 gramas de colágeno hidrolisado por dia, já para a pele o indicado é 2 gramas. Já outros estudo indicam uma dose de 10 gramas por dia.

Para saber qual a quantidade indicado para você, peça indicação de seu médico ou nutricionista.

Portanto, preste atenção nisso para não tomar uma dose menor do que a suficiente para aproveitar seus efeitos.

4. Peptídeos de colágeno

Os suplementos de colágeno hidrolisado que são produzidos em peptídeos de colágeno ganham muitos pontos positivos se comparados aos que não possuem esse diferencial.

Basicamente esses peptídeos se apresentam em micropartículas que são melhor absorvidas pelo organismo. Por conta disso, a ação do colágeno é mais intensa e rápida, sendo possível ver seus resultados com maior agilidade.

5. Componentes da fórmula

Outro fator a ser analisado no momento de escolher um colágeno hidrolisado é a sua fórmula e quais componentes estão presentes nela. Muitas opções contam apenas com o próprio colágeno, que por si só é muito benéfico para o organismo, porém existem outros compostos que também podem ser muito positivos, tal como:

  • Vitamina C: Muitos colágenos hidrolisados têm vitamina C na sua composição e ela atua principalmente na melhora da imunidade, no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento precoce e ainda intensifica a produção de colágeno e elastina.
  • Vitamina A: É responsável pela renovação celular e atua na produção de colágeno. Ela também combate a flacidez e previne o surgimento de linhas de expressão e rugas.
  • Vitamina E: Assim como a vitamina C, a vitamina E age como um antioxidante evitando o envelhecimento precoce. Outra ação positiva dela sobre a pele é a de potencializar a hidratação.
  • Ácido hialurônico: O ácido hialurônico possui a função de preencher o espaço entre as células. Por isso, ele é capaz de manter a pele lisa, com uma elasticidade adequada e bem hidratada. Esse componente ainda executa uma ação de sustentação e disfarça rugas e linhas de expressão.
  • Biotina: A biotina age de maneira muito intensa nos cabelos, pele e unhas, impedindo o seu ressecamento e fortalecendo e evitando a queda dos fios e unhas.
  • Zinco: O zinco auxilia no aumento da produção de colágeno pelo organismo e assim promove uma melhora das unhas, cabelos e da pele.
  • Betacaroteno: Se transforma em vitamina A no organismo e tem ação antioxidante e de ajudar na pigmentação da pele.

Além disso, é importante evitar as opções de colágeno hidrolisado que apresentam açúcares, carboidratos, glúten, corantes e outros compostos que não somam nos benefícios desse suplemento e podem até serem prejudiciais à saúde como um todo.

6. Sabor

Se a escolha for por um colágeno hidrolisado em pó saiba que é possível optar entre versões com ou sem sabor.

Os suplementos sem sabor são bons porque não alteram o gosto da bebida, logo podem ser tomados com qualquer uma delas inclusive com sucos.

Por outro lado, as versões saborizadas são ótimas para o consumo com água, pois irão dar um gostinho a mais. Essas normalmente estão disponíveis em sabores de frutas, tal como, abacaxi, laranja, tangerina e muito mais.

Perguntas frequentes

O colágeno hidrolisado é um suplemento muito benéfico para o organismo, mas que ainda é pouco conhecido por várias pessoas. Por isso, existem diversas dúvidas sobre ele e agora chegou o momento de nós respondermos as mais comuns.

Quais as diferenças entre o colágeno hidrolisado e o não hidrolisado?

O colágeno hidrolisado, também chamado de colágeno tipo 1, passa por um processo de hidrólise que quebras as suas moléculas as deixando bem pequenas. Graças a isso, ele possui uma melhor absorção do organismo e atua de forma mais intensa em finalidades estéticas.

Já o colágeno não hidrolisado, chamado de tipo 2, apresenta a proteína na sua estrutura intacta e tem um processo de produção não enzimático realizado com baixas temperaturas.

Esse tipo de colágeno age juntamente com o sistema imunológico e é indicado para o tratamento de problemas articulares como artrite reumatoide e osteoartrite. Nesse caso ele é capaz de amenizar dores e melhorar a mobilidade. 

Quais os benefícios do colágeno hidrolisado?

O colágeno é uma proteína extremamente importante para o organismo. Porém, conforme o tempo passa o corpo para de produzi-la em boas quantidades, o que faz com que o uso do colágeno hidrolisado passe a ser necessário.

A partir disso, a sua principal atuação e benefício é a de estimular o organismo a retomar a produção dessa proteína. Mas não para por aí e ele é capaz ainda de promover outras melhorias na saúde e na aparência, sendo que as suas principais vantagens são:

  • Fortalecer articulações, ossos, unhas e cabelos
  • Auxiliar no rejuvenescimento da pele
  • Cuidar de tendões e ligamentos
  • Combater a flacidez e a celulite
  • Potencializar a cicatrização
  • Prevenir a osteoartrite e outros problemas em ossos e articulações 

Quais os efeitos colaterais do colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar que não apresenta nenhum efeito colateral. Porém, antes de começar a utilizá-lo é importante consultar um médico para que ele passe a quantidade diária recomendada de acordo com as suas necessidades.

Quem pode tomar o colágeno hidrolisado?

Qualquer pessoa pode tomar o colágeno hidrolisado e aproveitar dos seus benefícios.

De modo geral esse é um suplemento de uso indicado a partir dos 30 anos de idade, mas até o momento não existem restrições para pessoas mais jovens do que isso.

Porém, grávidas, lactantes e crianças menores de três anos apenas podem tomá-lo se houver autorização médica, caso contrário seu uso é contraindicado. 

Quanto tempo demora até o colágeno hidrolisado fazer efeito? 

Quando tomado todos os dias na quantidade recomendada o colágeno hidrolisado começa a fazer efeito após um período entre 2 e 3 meses.

Mas saiba que o uso desse suplemento deve ser contínuo para que se possa aproveitar dos seus benefícios. Portanto, não adianta fazer a sua ingestão durante esse tempo e depois parar. 

Como tomar o colágeno hidrolisado?

A recomendação de uso do colágeno hidrolisado depende da opção escolhida e também da orientação médica.

Normalmente as versões em pó devem ser tomadas pela manhã ou à noite na quantidade especificada pelo fabricante. Elas precisam ser diluídas em algum tipo de bebida que pode ser água, suco ou leite.

O mesmo acontece com as cápsulas e quantas delas tomar por dia varia de acordo com a indicação. Com isso, existem suplementos que recomendam o uso de uma cápsula duas vezes por dia, outros quatro cápsulas e assim por diante.

Para saber a forma correta de utilizar o colágeno hidrolisado escolhido leia as informações presentes em seu rótulo e consulte um médico. 

Onde comprar o colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é um produto que pode ser adquirido em lojas que vendem suplementos ou farmácias de maneira bastante simples.

Inclusive, quem busca por variedade de opções pode optar pela compra online, já que inúmeros sites oferecem esse suplemento em diversas marcas, quantidades, sabores e etc. 

Referências

Antes de falar de assuntos mais complexos que envolvem a saúde das pessoas, nós da seletos, buscamos fontes de informações seguras, como revistas médicas e sites de reputação para incluir informações sobre o assunto. Foi o caso dessa pesquisa, cujas referências são:

Medical News Today

https://www.medicalnewstoday.com/articles/325344#what-are-collagen-supplements


Wiki

https://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A1geno


León-López, A .; Morales-Peñaloza, A .; Martínez-Juárez, VM; Vargas-Torres, A .; Zeugolis, DI; Aguirre-Álvarez, G. Hydrolyzed Collagen — Sources and Applications. Molecules 2019 , 24 , 4031. https://doi.org/10.3390/molecules24224031

O que achou desse artigo?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

  • Parabéns pela iniciativa, vou sempre dar uma passadinha por aqui pra ajudar na tomada de decisões.

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >
    error: Alert:O conteúdo está protegido !!