Como escolher um cooktop a gás 


Por   Fabiane Del Nero

Publicação: 20/03/2021

 

Já pensou em ter um cooktop na sua cozinha?

Cada vez mais os cooktops tornaram-se mais populares, deixando a cozinha com um ar mais moderno, clean e prático. Vale lembrar que, não havendo a parte do forno, geralmente os projetos de cozinha incluem gavetas sob o cooktop.

Porém, antes que você possa adquirir o seu cooktop, é essencial conhecer alguns aspectos técnicos que fazem toda a diferença no momento da escolha.

Há muitas opções de cooktops no mercado, mas nem todas tão confiáveis ou seguras, portanto, é preciso ficar atento para não acabar enfrentando problemas posteriores.

Pensando nessa questão, fizemos uma análise criteriosa de cooktops a gás, pesquisando os fatores e características que importam na escolha de um Cooktop.

O acendimento superautomático, por exemplo, é um fator importante, já que permite que você acenda a chama rapidamente. Além disso, outros aspectos serão apontados e explicado nesse artigo.

6 pontos fundamentais na escolher seu cooktop a gás

A seguir, trazemos uma lista com os aspectos técnicos mais importantes que servem para definir a escolha do seu cooktop bocas.

1. ACABAMENTO

Como se pode observar, existem diversos tipos de acabamentos de cooktops no mercado, como os de vidro temperado e os de inox.

Os primeiros são muito mais fáceis de limpar, além também de serem extremamente resistentes a altas temperaturas. Isso faz com que você possa evitar choques térmicos, e ainda pode escolher entre diversas cores.

Já os de inox estão mais próximos dos fogões tradicionais, tornando assim o produto bem mais resistente, com design mais industrial. Entretanto, para manter seu cooktop bonito, é preciso te um certo cuidado para manter o aspecto brilhante do inox e evitar arranhões e riscos profundos.

2. FUNCIONAMENTO

Existem diversas opções de funcionamento de cooktop, com acendimento a gás (GLP ou gás natural), elétrico e por indução, por exemplo.

O modelo a gás é o mais popular dentre os acendimentos de cooktop, sendo muito similar ao funcionamento do fogão tradicional.

Além disso, não há restrição quanto ao uso de panelas de diversos materiais, e o valor dele é bem mais em conta, comparado ao demais.

No momento da compra de um cooktop a gás é importante verificar a compatibilidade com GLP ou Gás Natural, disponível em sua residência para a instalação.

Boa parte dos modelos de cooktop permitem a troca de peças dos queimadores para se adaptar a cada tipo de gás. Mas também existem modelos que possuem um sistema flexível.

3. ACENDIMENTO

Essa é um item a ser avaliado e deve-se prestar atenção. Existem acionamentos diferentes para o funcionamento do gás das bocas, são eles:

  • Manual: nesse modelo, é necessário girar o botão para liberar o gás e deve-se fazer uso de utensílio externo para provocar a combustão, como fósforo ou acendedor manual de fogo.
  • Automático: esse modelo dispensa o uso de fósforos ou acendedor manual. Basta girar o botão para liberação do gás, e em seguida acionar o outro botão de acendimento, que irá provocar a fagulha para a combustão.
  • Superautomático: O mais simples de todos, basta girar ou apertar o botão para que o gás seja liberado e a chama se acenda automaticamente. Entretanto, é importante verificar se existem sistemas de segurança ou travas para evitar acidentes com crianças, por exemplo.

Além desses aspectos, existem outros que devem ser levados em conta, são eles:

4. TIPO DE QUEIMADOR

 O queimador é a peça da base da boca de um fogão, onde acontece a combustão do gás. O seu formato é que permite que a chama do fogão fique controlada e saia sempre ao seu redor. Acima do queimador do fogão fica o espalhador (tipo de tampa metálica redonda), que junto ao queimador cria uma câmara de combustão. 

Existem diversos tipos de queimadores:

  • Queimador Grande: esse é o modelo mais comum, em que a chama é liberada de apenas um ponto. Geralmente, os cooktop domésticos tem 1 boca desse tamanho. Ela é ideal para uso de panelas com fundo largo, e que necessitam de uma chama larga.
  • Queimador Médio: também chamado de semi-rápido, sua chama é liberada em apenas um ponto. De modo geral, os cooktop de 5 bocas, tem 3 queimadores de tamanho médio.
  • Queimador semi-rápido: esse é o menor dos queimadores (boca pequena). Com potência menor que os demais, é indicado para preparo mais lentos de alimentos, e panela com fundo menor.
  • Dupla Chama: tem dois pontos de liberação de chama, mais forte do que a chama convencional, consegue proporcionar uma chama potente, indicada para receitas grandes.
  • Chama Tripla: libera chamas em três pontos diferentes, resultando em uma potência maior e acelerando o tempo de preparo dos alimentos. Esse tipo, geralmente, tem uma potência maior do que as outras chamas, em torno de 3.600 kw .
  • Quadri-Chama: garante potência máxima no preparo de receitas mais saborosas e uniformes. A potência fica em torno de 3.350 W. 

5. TREMPES OU GRELHAS

O formato e desenho das trempes ou grelha não é meramente estéticos, pois é ele que ajuda a manter a estabilidade das panelas, trazem maior segurança para o manejo delas.

Deve-se levar em consideração o espaço entre as trempes ou grelhas e o tamanho das suas panelas. Isso porque algumas opções de cooktops 5 bocas a gás que não apresentam espaço suficiente entre os queimadores, o que faz com que não seja possível acomodar panelas grandes próximas umas das outras.

Não estar atento a isso pode diminuir bastante a sua possibilidade de uso, fazendo com que uma ou duas grelhas fiquem, por exemplo, inutilizadas ao utilizar determinada panela.

Há opções em que as grelhas possuem borrachas abaixo delas para garantir maior estabilidade e evitar acidentes, por exemplo.

6. TAMANHO DA COOKTOP

Por último, é preciso levar em consideração o tamanho total do cooktop, lembrando sempre que ele é um tipo de fogão que deve ser embutido em uma mesa ou em uma bancada.

Assim, caso você não compre o modelo do tamanho ideal para a bancada que possui, isso pode acabar atrapalhando a utilização do produto.

Cooktops maiores do que bancada não irão permitir que sejam utilizados, já que não irão caber e caso você coloque em uma mesa que também seja menor que o tamanho dele, há o grande risco de acidentes.

Por isso, procure sempre pesquisar o tamanho do cooktop e o número de bocas a gás para saber se ele cabe perfeitamente no local que você pretende colocá-lo.

Guia Seletos: faça a escolha certa para você

Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.

Confira o Guia dos melhores cooktops 5 bocas a gás

Perguntas frequentes


Há ainda muitas dúvidas a respeito dos cooktops, já que apesar de tornarem-se cada vez mais comuns, existe um grande número de pessoas que nunca utilizaram esses produtos.


Portanto, preparamos uma série de perguntas e respostas que são mais comuns a respeito das cooktops e que irão ajudar você a conhecer mais sobre o assunto e escolher com maior assertividade.

Quais medidas deve ter o tampo do armário ou da bancada para a instalação do Cooktop com segurança? 

A verdade é que como há diferença nos tamanhos dos cooktops, principalmente relacionada ao número de bocas, as medidas mínimas do recorte do tampo do armário ou da bancada variam muito.

Em geral, para cooktops com 5 bocas, as medidas de corte devem ser 10cm menores do que as medidas do equipamento, para realizar o encaixe e fixação estável.

Já bancada, deverá ter entre 2 e 6 cm de espessura, para ser capaz de suportar o calor emitido pelo cooktop. Lembre-se, também, de planejar o espaço ao redor.

É importante verificar, sempre, o tamanho do modelo, para assegurar que ele possa realmente ser instalado no local desejado. Todas essas informações de instalação são facilmente encontradas na ficha técnica do produto.

Os cooktops a gás funcionam com gás GLP ou gás natural?

Em geral, os cooktops a gás saem de fábrica para serem utilizados com gás GLP, entretanto, muitas residências hoje utilizam o gás natural ou GN.

Situações como essa podem ser resolvidas por meio da solicitação de conversão do uso de gás GLP para GN, que deve ser feito em uma autorizada ou em uma assistência técnica de confiança, para evitar possíveis acidentes.

Existem poucos modelos que são do tipo flexível e não precisam dessa adaptação. Vale, sempre, checar esses dados no manual do produto.

Como se dá o funcionamento do cooktop: manual ou elétrico?

A maiorias dos cooktop a gás são projetados com acendimento automático ou superautomático.

Mas eles podem ser ligados, atualmente, tanto de forma elétrica quanto manual, o que é excelente para caso, por exemplo, em que haja queda de luz na sua região. Pois mesmo nessa situação, o seu cooktop ainda poderá ser acendido e você poderá cozinhar normalmente.

É possível utilizar qualquer panela em um cooktop?

Essa é uma pergunta bastante comum que deve ser feita por quem pretende comprar um cooktop, principalmente se possui panelas de diferentes materiais.

Se você levar em consideração, por exemplo, os diversos tipos de cooktops (a gás, por indução ou elétrico) existentes, a resposta é depende.

Isso porque no caso dos modelos de cooktops elétricos, as panelas devem ter um fundo plano e reforçado, de modo a garantir que o cozimento ocorra de maneira uniforme.

Levando em consideração apenas o cooktop a gás, então a resposta é sim, você pode utilizar qualquer panela que usava anteriormente com seu fogão, seja ela de ferro, de vidro, de cerâmica ou de qualquer outro material.

Sempre é aconselhável que o fundo da panela seja plano, para evitar acidentes.
Vale informar que para cada tipo e tamanho de queimador, existe a indicação de tamanho da panela. Confira a seguir:

Tipo de Queimador

Diâmetro dos recipientes

4 chamas 

de 16 a 30 cm

Rápido

de 12 a 24 cm

Semi-rápido

de 12 a 24 cm

Instalar o cooktop é difícil?

Muitas pessoas desejam instalar, por conta própria o produto sem precisar do auxílio de terceiros.

A boa notícia é que é sim muito fácil instalar o cooktop, apesar de depender um pouco do modelo, em geral é bastante prático.

O aparelho precisará apenas ser acoplado sobre a bancada, a mesa ou o armário da sua cozinha, entretanto, há fatores que devem ser considerados, como a espessura da superfície em que o eletrodoméstico irá ficar.

É preciso que o mesmo tenha uma espessura em torno de 2 a 6 centímetros, e ainda ser de um material resistente, para que dessa forma ele possa aguentar altas temperaturas (é o caso, por exemplo, da utilização do granito).

Vale lembrar que antes de iniciar a instalação é preciso verificar se há a necessidade de fazer a conversão do uso de gás GLP para GN, e nesse caso, terá que recorrer a um profissional.

Quais as vantagens do uso do cooktop a gás? 

Quando em comparação com o fogão tradicional, algumas das vantagens são:

  • Ocupa menos espaço
  • Tem um design mais moderno
  • Cozinham mais rápido
  • Permitem controle da temperatura

Como limpar o cooktop?

Antes de tudo, certifique-se que o aparelho esteja desligado e frio.

Para manter o Cooktop em boas condições, conserve-o limpo, removendo restos de alimentos antes do uso. Seguem aqui algumas dicas para conservá-lo:

  • Não deixe acumular gordura sobre o Cooktop, pois a gordura ou resto de alimentos podem causar mau cheiro e acidentes.
  • Não use produtos corrosivos e à base de cloro ou similares para limpar o seu Cooktop;
  • Nunca utilize produtos abrasivos, pois eles podem riscar o fogão.
  • Faça a limpeza com detergente neutro, água e pano macio e seque em seguida, para evitar manchas.
  • Para modelo em inox, não utilize palha metálica, pós abrasivos e substâncias corrosivas que possam arranhar as citadas partes. Use pano seco e macio para não deixar marcas de água no final da limpeza.

Já, para a limpeza de peças como os trempes, capas e queimadores:

  1. Remova as peças para uma limpeza adequada.
  2. Lave com esponja, água e detergente neutro, removendo a sujeira impregnada.
  3. Enxágue e seque adequadamente o Cooktop e todas as peças.
  4. Recoloque os queimadores e as capas.
  5. Ao posicionar as trempes, garanta que elas estejam centralizadas e bem encaixadas.

O que achou desse artigo?

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>