Como escolher um fone de ouvido bluetooth 


Por Fabiane Del Nero

Publicação: 22/03/2021

 

Como escolher seu fone de ouvido sem fio ?

Cada vez mais as pessoas estão em busca de produtos que facilitem o seu dia a dia e o fone de ouvido bluetooth é um grande exemplo disso. Por não precisar estar conectado a nenhum aparelho através dos fios, com ele é possível aproveitar a liberdade de ouvir músicas sem amarras.

Com tantas opções de fone de ouvido bluetooth disponíveis realmente não é fácil de escolher apenas uma para levar para a casa e para fazer uma compra acertada é fundamental analisar minuciosamente as características dos modelos disponíveis.

Dentre os pontos mais importantes sobre esse produto está o formato, o conforto e a autonomia da bateria.

Mas não é só isso, e para te ajudar listamos abaixo aspectos que devem ser avaliados em um fone de ouvido bluetooth.

Prestando atenção nesses detalhes e você conseguirá determinar qual é o ideal de acordo com os seus gostos e necessidades. Confira.

8 itens a serem observados na hora de escolher um fone bluetooth

1. Tipo de fone

O primeiro passo para escolher o melhor fone de ouvido bluetooth está em selecionar qual é o tipo que mais se adequa ao que você precisa. Atualmente existem quatro opções que podem ser adquiridas que são: auricular, intra-auricular, supra-auricular e circumaural. Cada uma delas apresenta características específicas, são elas:

Auricular 

Esse é o modelo de fone mais comum e barato de todos. Ele costuma ser pequeno, leve e bastante portátil, mas tem a desvantagem de que não isola com eficiência os ruídos externos.

Intra-auricular

Esses fones são os que possuem borrachas de silicone em sua ponta que são encaixadas dentro do ouvido. Por terem esse design conseguem garantir um isolamento sonoro mais eficiente, porém incomodam algumas pessoas.

Supra-auricular

Os fones desse tipo são maiores, se interligam por um arco que passa por cima da cabeça e se apoiam nos ouvidos, sem cobri-los por completo. Esses modelos têm um isolamento externo mediano, mas oferecem uma ótima qualidade sonora e são bastante confortáveis.

Circumaural

As opções do tipo circumaural são as que apresentam as melhores performances. Elas garantem um excelente isolamento de ruído externo, possuem uma alta qualidade sonora e envolvem a orelha toda. O ponto negativo é que são maiores.

2. Impedância

Passando para as especificações técnicas do fone de ouvido bluetooth, a primeira a ser checada é a impedância.

A impedância está diretamente relacionada ao volume da música e quanto menor ela for, mais alto será o volume do som, ou seja, mais potente.

Com isso, se você busca por um produto que atinja volumes bem altos, invista nos de menor impedância.

3. Sensibilidade / Resposta de frequência

O ouvido humano consegue detectar uma frequência de som entre 20 Hz e 20.000 Hz. Portanto, é importante que o fone de ouvido bluetooth consiga reproduzir sons nessa faixa de frequência para que o que seja ouvido esteja claro e em bom tom.

4. Versão do bluetooth

Os fones de ouvido bluetooth podem ser encontrados com bluetooths nas versões 4.1, 4.2 e 5.0.

As versões 4.1 e 4.2 têm como vantagem o baixo consumo de energia e fazem com que a autonomia do produto seja maior.

Já os modelos com a versão 5.0 apresentam uma maior velocidade de conexão e possuem um alcance até quatro vezes maior, podendo estar a uma distância considerável dos aparelhos e mesmo assim funcionar corretamente.

5. Autonomia

De nada adianta ter em mãos um fone de ouvido bluetooth se precisar estar sempre o mantendo conectado para recarregar. Para evitar esse problema o ideal é checar a autonomia da bateria dos modelos disponíveis.

No geral é possível encontrar opções com autonomias entre 5 e mais de 30 horas, sendo que a durabilidade média das baterias fica em torno de 8 horas.

Então, verifique qual se adapta melhor ao que busca. 

6. Sistema de cancelamento de ruído

A tecnologia de cancelamento de ruído tem a função de isolar totalmente os ruídos, permitindo que quem está com o fone de ouvido não ouça nada do que está acontecendo ao seu redor.

Esse sistema é bastante interessante para quem deseja prestar atenção apenas nas músicas ou áudios. Porém, não deve ser usado enquanto se anda de bicicleta ou na rua, pois pode ser perigoso.

7. Conforto e encaixe

Esse é um aspecto que você deve observar, já que, normalmente, irá utilizar seus fones de ouvido durante longos períodos. Geralmente, as marcas oferecem diferentes tamanhos de almofadas ou várias pontas de silicone, a fim de oferecer a melhor ergonomia possível e adaptar o conjunto ao seu tipo corporal.

É necessário que enquanto você esteja com ele se sinta bem e não sofra com nenhum incômodo, caso contrário a experiência de uso será ruim. A escolha da ponta adequada também impacta a reprodução do som, pois permite melhor isolamento dos sons externos. 

Além disso, cheque se ele se encaixa bem nos seus ouvidos e, caso tenha adquirido um modelo intra-auricular, teste todas as borrachas de silicone para descobrir qual é a ideal. E, se for se exercitar com esse produto, faça alguns movimentos para verificar se ele não irá cair.

8. Com ou sem fio

Mesmo que o fone seja equipado com a tecnologia bluetooth, nem todos os modelos são sem fio, o que pode incomodar algumas pessoas. Principalmente quem pratica atividades físicas usando esse produto deve dar preferência para as opções totalmente sem fio, que serão mais confortáveis e práticas.

Perguntas frequentes

Por mais que fone de ouvido bluetooth já seja um produto bastante popular, é necessário esclarecer todas as dúvidas sobre ele para que as melhores compras sejam feitas.

Assim, abaixo você confere quais são as dúvidas mais comuns a respeito desse item. 

Como conectar um fone de ouvido bluetooth?

Fazer a conexão entre o fone de ouvido bluetooth e celulares, computadores, tablets ou televisores não é difícil. Na realidade esse é um processo bastante simples e para te ajudar preparamos um passo a passo.

  1. Ligue o fone de ouvido.
  2. Abra as configurações de bluetooth do dispositivo no qual será feito o pareamento.
  3. Encontre o fone de ouvido na lista de aparelhos disponíveis e clique sobre ele.
  4. Em seguida aguarde até que o pareamento seja realizado.
  5. Pronto, já pode colocar as suas músicas para tocar e aproveitar o seu fone. 

Como carregar o fone de ouvido bluetooth?

O processo de carregamento do fone de ouvido bluetooth depende bastante do modelo escolhido e existem as opções que fazem isso a partir de cabo USB e outras pelo seu estojo.

Os modelos que vêm acompanhados de um cabo com conexão USB podem ser recarregados usando celulares, notebooks ou a tomada. Para isso deve-se conectar a extremidade micro USB no fone de ouvido e ligar o outro lado do conector nos aparelhos eletrônicos ou na tomada.

Por outro lado, os fones de ouvido bluetooth que possuem carregamento através do seu estojo são muito práticos e para que a sua bateria recarregue basta colocá-los de volta no seu compartimento. Modelos que possuem essa facilidade são os de marcas como Apple, Samsung e Xiaomi.

Mas saiba que a bateria do estojo não é eterna e em algum momento você precisará recarregá-lo também. 

Onde comprar um fone de ouvido bluetooth?

Quem deseja comprar um fone de ouvido bluetooth não encontra dificuldades para fazer isso, pois hoje em dia ele já é vendido por inúmeras lojas.

Principalmente nas que vendem produtos eletrônicos, tanto físicas, quanto online, é possível fazer essa aquisição e nelas há diversos modelos disponíveis.

Além disso, se você busca por um fone que seja específico de uma marca, como Apple e Samsung, um dos melhores lugares para adquiri-los é nas lojas próprias, já que, às vezes, há boas condições em questão de valores. 

Qual a diferença entre fone de ouvido bluetooth e wireless?

Vale lembrar que a denominação Wireless serve para qualquer tecnologia de transmissão que funcione sem fio. Ou seja, ele serve para designar o Wi-Fi, Bluetooth, entre outros.

Então, podemos dizer que o sistema bluetooth dos fones de ouvido, é um sistema wireless, o que significa a transmissão dos dados de áudio é feita sem fio.

O que achou desse artigo?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!