Como escolher uma fritadeira elétrica (Airfryer) 


Por   Steven Cohen

Publicação: 10/03/2021

 

Veja como escolher bem uma fritadeira elétrica

Se você deseja diminuir o consumo de frituras e ter uma alimentação mais saudável, a fritadeira Airfryer é o produto ideal.

As famosas fritadeiras prometem fritar os alimentos sem óleo e, mesmo assim, deixá-los crocantes e saborosos.

Porém, para conseguir preparar alimentos saborosos e crocantes, mesmo sem óleo, é necessário escolher uma opção que tenha alta eficiência e se adapte às suas necessidades.

Para determinar quais são os melhores modelos de fritadeira airfryer, nós analisamos uma série de critérios e agora vamos te mostrar quais são eles. 

Dessa forma, você conseguirá se tornar expert nessas fritadeiras e saberá o que analisar ao escolher uma.

Acompanhe este artigo!

Principais aspectos para escolher uma fritadeira a ar (Airfryer)

1. Capacidade

Sem sombra de dúvidas a capacidade de uma fritadeira Airfryer é uma das suas características mais importantes e, também, uma das que mais pode fazer com que você se arrependa da compra.

Basicamente, existem modelos com capacidades que vão de 2 a 5 litros e saber qual escolher, depende do número de pessoas da sua família.

As com cesto de tamanho entre 2 e 3 litros são mais indicadas para grupos de até 3 pessoas e as opções maiores, entre 3 e 5 litros, são recomendadas para famílias com até 5 pessoas.

Com isso, analise bem, antes de comprar, qual delas é a que mais lhe convém. Caso contrário, você terá que preparar os alimentos em etapas, o que não é nada prático.

2. Potência

Outro ponto essencial sobre esse produto é a sua potência, que está diretamente relacionada ao quanto de calor que é exalado pela Airfryer e a velocidade com que as receitas ficarão prontas.

No geral, existem opções que variam entre 1.250 e 2.000 watts.

Os modelos menos potentes funcionam de maneira eficiente, porém realizam um cozimento mais lento dos alimentos. Mas, caso você tenha pressa, essa potência sugerimos evitá-la e optar por uma mais elevada.

Pois, as fritadeiras sem óleo que passam dos 1.500 watts de potência são mais rápidas e em poucos minutos sua refeição estará pronta. Portanto, analise o que mais te agrada nesse sentido.

3. Faixa de temperatura

Praticamente todas as Airfryer funcionam com uma temperatura máxima de 200ºC e o que muda entre elas é a temperatura mínima. Existem aparelhos que têm como mínimo 80ºC, enquanto que outros ficam por volta dos 100ºC.

Sobre isso, é necessário levar em consideração quais são as receitas que você deseja preparar na sua fritadeira e qual a temperatura em que elas devem ser feitas. Assim, você saberá qual é a melhor faixa de temperatura ideal. 

4. Timer

Todas as fritadeiras Airfryer são equipadas com um timer, que deve ser programado de acordo com o alimento a ser preparado. Após esse tempo, irá desligar automaticamente.

A faixa de tempo com que esse timer funciona também muda de modelo para modelo, existindo opções de até 30 minutos e outras de até 60 minutos. 

Aqui também vale observar o mesmos critérios acima  descritos de temperatura, qual sejam: avaliar quais os tipos de suas receitas e o tempo médio de preparo.

5. Facilidade de limpeza

A praticidade é um dos pontos altos das fritadeiras sem óleo, mas também que elas sejam fáceis de limpar. 

Para isso, um dos fatores mais importantes é o material do cesto. É necessário que ele seja confeccionado com revestimento antiaderente, pois assim, os alimentos não ficarão grudados e será mais fácil de fazer a limpeza.

Outro ponto a ser analisado é se esse cesto é removível e se pode ser lavado na lava-louças.

6. Voltagem

Infelizmente, praticamente nenhuma Airfryer encontrada para comprar por aqui é bivolt. Por isso, é fundamental checar qual é a voltagem do produto, antes de adquiri-lo.

A maioria das opções é confeccionada no 110v ou 220v, porém nem sempre você encontrará o mesmo modelo disponível em ambas voltagens. Portanto, já faça a sua busca de acordo com a voltagem que tem na sua casa.

7. Formato do cesto

Logo que as fritadeiras Airfryer foram lançadas, somente existiam modelos em formato redondo, mas atualmente já existem opções quadradas.

As redondas ainda são bastante comuns e muito funcionais, todavia, dependendo do alimento, a organização no cesto não fica tão boa.

As quadradas ganham nesse quesito, pois é mais fácil de posicionar o alimento de forma que ele cozinhe por igual, sem precisar fazer camadas ou ficar um sobre outro.

Independente do formato do cesto, para maior durabilidade do revestimento antiaderente, aqui vale uma dica dos fabricantes:

a) antes de usar pela primeira vez, unte o interior do cesto com óleo. Depois não é mais necessário repetir esse processo.

b) em seguida, pré-aqueça a sua fritadeira por 3 minutos, assim você terá um cozimento rápido e uniforme.

8. Design

Por último, mas não menos importante, está o design da fritadeira Airfryer. Ela deve ser produzida de uma forma que seja fácil de usar, por isso seus botões devem ser simples e funcionais.

Há também modelos com painel digital com LED, que costumam ser muito bonitos e modernos.

Além do design, avalie também se a fritadeira combina com os outros eletrodomésticos da casa, para uma decoração uniforme na sua cozinha.

Existem opções, para todos os gostos, em cores como preto e vermelho e acabamento em aço inox.

Perguntas frequentes

Por ser um eletrodoméstico bastante diferenciado existem muitas perguntas ao redor das fritadeiras Airfryer. A seguir, vamos responder as principais delas: 

Como funciona uma fritadeira Airfryer?

O grande ponto positivo das fritadeiras Airfryer é que elas conseguem fritar os alimentos sem óleo. Muitas pessoas não sabem como isso pode ser possível, mas na realidade o funcionamento desse produto é bastante simples.

Essas fritadeiras possuem uma resistência elétrica que é responsável por produzir calor através da energia, assim como funcionam muitos chuveiros. Elas são equipadas também com uma ventoinha e a junção dessa resistência com a ventoinha fazem com que um ar muito quente circule sobre o cesto.

Esse ar será o responsável por realizar o cozimento dos alimentos e também por fritá-los. Dessa maneira, você consegue ter uma comida frita sem precisar obrigatoriamente do óleo. 

Por que comprar uma fritadeira Airfryer?

Não é à toa que a fritadeira Airfryer faz tanto sucesso. Isso se deve ao fato de que esse é um eletrodoméstico muito útil e que facilita o dia a dia.

Existe uma série de vantagens que são atribuídas a ela. A principal delas é que com esse aparelho é possível ter uma alimentação mais saudável. Por não usar óleo, diminui-se o nível de gordura dos alimentos e assim as frituras, que são tão prejudiciais à saúde, são evitadas.

Outro ponto positivo é a praticidade. A Airfryer executa praticamente todo o preparo da comida sozinha e para usá-la, basta colocar o alimento em seu cesto, fechá-lo, selecionar a temperatura e o tempo, e aguardar. Quando a receita estiver pronta, a fritadeira apita e desliga.

A versatilidade é mais um benefício,  e com esse aparelho é possível fritar, assar, gratinar e grelhar uma série de alimentos. Logo, com certeza você conseguirá utilizá-lo bastante. 

O que cozinhar na fritadeira Airfryer?

Há uma infinidade de alimentos que podem ser preparados na Airfryer. Esse tipo de fritadeira é excelente para carnes, frangos e peixes.

É possível ainda fritar salgadinhos, tal como, coxinhas, batata-frita, hambúrguer, linguiça e até mesmo assar bolos, pudins e muitas outras delícias.

Como limpar a fritadeira Airfryer?

O processo de higienização de uma fritadeira Airfryer não é difícil e para isso basta seguir o passo a passo abaixo.

  1. Retire a fritadeira da tomada e faça a remoção do cesto, que é o local onde os alimentos são preparados.
  2. Pegue uma esponja e passe no lado amarelo um pouco de detergente ou sabão neutro. Em seguida, esfregue o cesto para retirar a gordura.
  3. Caso a remoção não aconteça, você pode esquentar um pouco de água e deixar o produto de molho com detergente para desgrudar a gordura. Passados alguns minutos, retire a água e esfregue novamente.
  4. O local onde o cesto fica, com certeza, terá um pouco de gordura também. Para removê-la, basta passar a bucha com detergente.
  5. Por fim, enxágue tudo e seque. 

Vale saber que alguns modelos podem ser lavados em lava-louças, mas antes de colocá-lo na máquina, verifique se esse tipo de limpeza é permitido. 

O que achou desse artigo?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Steven Cohen

Steven Cohen é francês especializado em tecnologias e novidades digitais. Morando no Brasil, se especializou no mercados digitais, SEO e Blog, e é um dos idealizadores do projeto Seletos. Ótimo perfil analista e critico, traz todo seu conhecimento para Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >
    error: Alert:O conteúdo está protegido !!