Como escolher uma máquina de lavar roupa 


Por Fabiane Del Nero

Publicação: 17/03/2021

 

Uma mão na roda na hora de lavar roupa

As máquinas de lavar roupas fazem partes dos eletrodomésticos indispensáveis de um lar. Afinal, a praticidade e facilidade dela, é uma das grandes vantagens.

Na hora de procurar um modelo ou marca adequado para sua casa, é importante saber qual o uso estimado dela.

Para que você possa tomar a melhor decisão, iremos mostrar como escolher o equipamento que melhor se adequa às suas necessidades.

A verdade é que esse processo não é nada complexo, ao contrário, é simples; no entanto, são as peculiaridades e detalhes que irão fazer a diferença na sua escolha.

Conheça a seguir as características mais importantes que influenciam na hora da escolha e que devem ser levadas em consideração.

7 aspectos que devem ser observados ao escolher uma máquina de lavar roupas

Para ajudar na hora de fazer a melhor escolha, levantamos os principais pontos e características que devem ser observados. 

Você irá ver que além da capacidade, existem outros critérios como programação que devem ser considerados. Veja nossa lista.

1. CAPACIDADE

A capacidade da máquina, tende a ser escolhida baseada na quantidade de pessoas na casa.

Por exemplo, para famílias que lavam peças grandes, o recomendado são máquinas acima de 10Kg, porque permite que mais peças sejam lavadas de uma só vez, além de otimizar o trabalho doméstico.

Para casas com até 3 moradores, uma máquina com a capacidade de 8Kg a 9Kg.

Os modelos de 11Kg a 13 Kg, até 4 pessoas. E família acima de 4 membros, modelos com capacidade entre 15Kg a 16Kg. 

2. FUNÇÃO

Outra forma que vai ajudar você na hora de escolher a sua máquina de lavar que melhor lhe compete, é se atentar às funções.

Nelas, você encontra as funcionalidades que vai otimizar o seu trabalho doméstico, lhe poupando tempo e esforços, como por exemplo, a função avançar etapas. Onde você pode pular as fases, de molho, enxágue e até mesmo a de centrifugação. 

A função dia a dia é outro recurso significativo, que permite a programação de lavagem para roupas de determinada cores.

E muitas outras funcionalidades, como a de tirar odores, e a de dosagem extra econômica.

3. DIMENSÃO

Uma característica de extrema importância na hora de escolher a melhor máquina que se adequa a você, é saber se ela tem espaço suficiente para ficar na área de serviço.

Para evitar que você compre uma máquina de lavar e sofra com o fato dela não se encaixar no lugar determinado,  primeiramente dimensione o espaço disponível pensado para a instalação do equipamento.

Sabendo que muitos apartamentos novos tem transformado as lavanderias em lugares mais compactos,  os espaços para objetos largos podem não se encaixarem. Assim, fica a dica, se atente as dimensões.

Essas informações estão disponíveis na ficha técnica da máquina.

E não para por aí, outros aspectos que devem ser analisados.

4. ECONOMIA DE ÁGUA E CONSUMO DE ENERGIA

Lavar as suas roupas e não maltratar o meio ambiente e ainda aproveitar os recursos naturais, devem ser levados também em consideração na hora da escolha.

Optar por uma máquina que priorize a reutilização da água é muito importante para que você possa utilizá-la para outros fins, como por exemplo lavar o quintal. Você economiza e o meio ambiente agradece.

É fato que a máquina de lavar e secar consome mais eletricidade e água do que uma máquina de lavar convencional. A função de secagem é principal culpado do maior consumo.

O aumento do consumo também se deve a ciclos mais longos. Os modelos selecionados no guia das melhores máquinas de lavar roupa, foram classificados na classes A de energia.

5. NÍVEL DE RUÍDO

O nível de ruído é um fator importante e você deve se atentar a isso.

Em média, uma máquina de lavar roupas chega a 60 e 75 decibéis. É importante garantir que o nível de som permaneça aceitável.

Já pensou quanto seria o incômodo de você estar assistindo algum filme na TV e ter que disputar o som do filme com os ruídos da máquina?

O ideal é que o ciclo de lavagem seja silencioso, menos de 54 dB. No entanto, a centrifugação da máquina é muito importante e por isso deve-se ter em mente que é mais ruidoso, podendo chegar a 80 dB.

6. VELOCIDADE DE CENTRIFUGAÇÃO

A capacidade de centrifugação é importante porque quanto mais eficiente, melhor é a secagem das roupas.

Encontramos máquinas que trabalham na rotação entre 630 e de 750 rotações por minuto, mas alguns modelos podem atingir até 1200 rpm.

7. PROGRAMAS DE LAVAGEM

A maioria dos dispositivos oferecem uma diversidade nos tipos de programas, incluindo programa básico como o dia a dia.

Entretanto, alguns modelos propõem programas específicos como tecidos delicados, roupas de bebê ou anti bolinhas.

Este critério deve ser avaliado de acordo com suas necessidades e de sua família, observando, claro, o que melhor se encaixa no seu bolso também.

Perguntas frequentes

As máquinas de lavar se tornaram eletrodomésticos indispensáveis na casa da maioria dos brasileiros. Por isso, agora vamos responder às perguntas mais comuns sobre esse eletrodoméstico.

O que é melhor um tanquinho ou uma máquina de lavar?

Essa é uma das perguntas mais frequentes, principalmente quando a pessoa está para comprar uma máquina de lavar pela primeira vez.

Dessa forma, cabe aqui uma ressalva acerca do tanquinho: geralmente, ele tem um preço um pouco menor, e consome menos energia e água, porém a sua função é limitada apenas a lavagem.

Mas se nos atentarmos à funcionalidade, a máquina de lavar vence. E isso porque, a lavadora automática oferece muito mais opções do que o tanquinho, ou seja, economiza tempo, propõe uma lavagem rápida e eficaz, além da sua função de centrifugação.

Dessa forma, com a máquina de lavar, você tem a roupa quase seca.

Em resumo, no quesito de lavar as roupas ambos cumprem bem a função.

Qual o tamanho de máquina que eu devo comprar?

É comum que essas perguntas aconteçam com frequência, mas veja bem! Você precisa fazer a escolha de acordo com a sua necessidade.

Ou seja, se na sua casa for apenas duas pessoas, acaba por não fazer muito sentido você ter uma máquina de 15Kg, afinal, para duas pessoas, 8Kg, 9Kg, é o suficiente.

Mas, como já dito, você deve escolher de acordo com a sua necessidade, levando em consideração se o espaço reservado para ela é suficiente  na sua lavanderia ou área de serviço.

Eu devo lavar apenas roupa na máquina de lavar roupa?

A pergunta pode até parecer um pouco óbvia, mas ainda assim, é muito válida e que deve ser respondida.

E a resposta é que não. Existe algumas máquinas de lavar, que permite a lavagem de tênis e bonés. Vale verificar o modelo do tênis e do boné, para ver a resistência deles a serem lavados na máquina.

Afinal, a máquina também pode sofrer danos por lavar algum material cuja textura não é adequada para o seu mecanismo.

Como resultado sua vida útil, com certeza, será diminuída e seu sistema não funcionará na forma correta.

A mesma dica serve para a lavagem de tapetes muito pesados, mesmo que sejam macios, capas de couro ou material similar.

Além disso, é preciso respeitar a quantidade de roupa adequada à capacidade da máquina para não forçá-la a trabalhar muito de uma só vez. 

O que achou desse artigo?

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!