Como escolher uma panela de pressão elétrica 


Por Fabiane Del Nero

Publicação: 12/03/2021

 

Panela de pressão elétrica vale a pena?

A panela de pressão elétrica está conquistando cada vez mais espaço, e pode ser encontrada em uma série de modelos que pertencem a variadas marcas.

Entretanto, a escolha de uma panela de pressão elétrica depende de uma série de fatores.

Dentre eles está o tamanho da família, o que se deseja preparar nesse produto e quais são as suas necessidades do dia a dia.

Por isso, não existe um único modelo que consegue se adaptar a todos os consumidores.

Porém, há alguns critérios que se forem bem avaliados ajudam a determinar qual panela de pressão elétrica é a mais recomendada para você.

A seguir você encontrará o material completo.

Os principais aspectos para escolher uma panela de pressão elétrica?

Procuramos analisar todas as características que devem ser observadas na hora de escolher um bom produto. Conheça eles:

1. Capacidade

As panelas de pressão elétricas são confeccionadas em diversos tamanhos e podem apresentar capacidades que variam entre 3 e 6 litros. Qual delas escolher depende muito do número de pessoas para o qual você costuma cozinhar.

Para famílias menores as opções de 3 ou 4 litros são as mais recomendadas, enquanto que para as maiores deve-se optar pelas que têm entre 5 e 6 litros.

Porém, vale saber que a quantidade de líquidos e alimentos não deve ultrapassar dois terços da capacidade total desse produto, isso é uma recomendação de segurança.

Além disso, com comidas que expandem durante o cozimento, como feijão por exemplo, o ideal é não passar da metade da capacidade.

2. Itens de segurança

Comprovadamente a panela de pressão elétrica é mais segura do que a comum.

Cada modelo desse produto é equipado com uma quantidade diferente de itens de segurança e nesse caso quanto mais melhor.

Algumas opções possuem seis itens, outras dez e assim por diante.

O ideal nesse caso é adquirir a que mais te passa segurança, mas nunca deixe de checar essa informação.

3. Funções / Programas

Todos os modelos de panela de pressão elétrica já vêm com algumas funções pré-definidas que são voltadas para o preparo de diferentes receitas como arroz, feijão e carnes.

Algumas contam com 4 programas, outras 10 e as mais avançadas chegam a 15 funções e conseguem preparar até mesmo sobremesas.

Para saber qual é a ideal para você é necessário analisar quais preparos pretende realizar nessa panela. Caso seu uso seja apenas para alimentos mais simples não há a necessidade de um modelo com mais de 10 programas. 

Mas se você gosta de se aventurar na cozinha as mais completas são ideais.

4. Timer

Não tem nada melhor do que estar com a comida pronta no horário desejado. Essa facilidade pode ser conquistada com as panelas de pressão elétricas que contam com um timer embutido.

Esses modelos podem ser programados para que iniciem o preparo da comida no horário desejado e funcionam de maneira quase que automática.

Certas panelas de pressão elétricas têm timer que pode ser ligado com até 24 horas de antecedência, já outras um pouco menos.

Mas saiba que não são todas elas que apresentam essa funcionalidade, então sempre cheque isso na descrição do produto escolhido.

5. Painel

O painel desse tipo de panela pode ser analógico ou digital e por mais que isso não faça muita diferença no seu funcionamento, é importante na facilidade de uso e no design desse produto.

As opções com painel analógico são as mais simples, costumam ter um botão de rolagem e normalmente não funcionam com muitos programas.

Por outro lado, os modelos com painel digital são os mais completos e conseguem deixar essas panelas mais bonitas.

6. Panela interna

A panela interna é o local onde todos os alimentos são colocados para cozimento.

É essencial que ela possua revestimento antiaderente, pois assim sua limpeza é mais fácil e há uma menor possibilidade da comida grudar. 

Além disso, vale a pena também saber se ela pode ser lavada em lava-louças e se você possui uma máquina dessas em casa fazer a limpeza nela é bastante prático.

7. Cabo de alimentação removível ou fixo

Esse fator raramente é levado em consideração, mas pode facilitar o seu dia a dia. Isso porque caso o cabo de alimentação da panela de pressão elétrica seja removível pode-se sem dificuldade levá-la a mesa sem precisar sujar outro recipiente para servir a comida.

Nos modelos com cabo fixo isso não é tão simples e o fio irá ficar atrapalhando no momento da alimentação.

8. Ajuste do nível de pressão

Alguns modelos de panela de pressão elétrica possuem a função de ajustar o nível da pressão em baixo, médio ou alto. Esse recurso é bastante interessante porque permite adequar a pressão de acordo com o alimento.

Por exemplo, se você tem uma carne mais dura e quer cozinhá-la rápido basta selecionar o nível mais alto, já se a comida é mais mole pode-se colocar a pressão no baixo.

9. Potência

Por fim, não deixe de analisar a potência da panela de pressão elétrica, pois esse fator é o responsável por realizar um cozimento mais rápido ou mais lento das receitas.

As panelas de potência baixa acabam não sendo tão ágeis e podem demorar algumas horas para preparar certos alimentos.

Já as que possuem potência acima de 800 watts são as mais ágeis e você não demorará tanto para ter a sua receita pronta.

A panela de pressão elétrica é melhor do que a convencional?

Um questionamento bastante comum no momento de adquirir uma panela de pressão é se vale mais a pena comprar um modelo elétrico ou convencional. Por mais que ambas essas opções tenham praticamente a mesma função suas características são muito distintas.

As panelas comuns são mais baratas e estão disponíveis em diversos tamanhos podendo chegar a até 20 litros. A desvantagem é que elas são mais inseguras, tendo no máximo quatro itens de segurança, requerem um monitoramento constante durante o uso e emitem barulho enquanto estão sendo utilizadas.

Já os modelos elétricos possuem uma série de recursos e são muito mais seguros, tendo até 10 itens de segurança. Outra vantagem é que podem ser programados para realizar o cozimento dos alimentos e são bastante silenciosos e fáceis de usar.

Os pontos negativos da panela de pressão elétrica é que ela custa mais e não está disponível em tamanhos maiores que 6 litros. Porém, para um uso doméstico vale muito a pena investir nelas.

Guia Seletos: faça a escolha certa para você

Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.

Confira o Guia das melhores panelas de pressão elétricas

Perguntas frequentes

A panela de pressão elétrica é um produto relativamente novo e que ainda gera algumas dúvidas nos consumidores. Por isso, a seguir vamos responder as perguntas mais comuns sobre ela.

Como usar uma panela de pressão elétrica?

A utilização de uma panela de pressão elétrica consegue ser mais simples do que a dos modelos convencionais e por possuir uma série de recursos esse produto consegue até mesmo realizar o cozimento dos alimentos quase que automaticamente.

Dessa forma, agora vamos te ensinar um passo a passo para usar uma panela de pressão elétrica

  1. Insira todos os ingredientes da sua receita dentro do recipiente interno da panela de pressão sempre mantendo o limite máximo do produto.
  2. Feche a panela e a ligue na tomada.
  3. Em seguida selecione o tempo de cozimento ou clique no programa do alimento que irá cozinhar.
  4. Quando o preparo estiver pronto a sua panela poderá apitar ou irá soltar o vapor que está em seu interior. Após terminar esse processo abra a tampa e retire a comida pronta.
  5. Por fim, desligue a panela da tomada. 

O que pode ser feito em uma panela de pressão elétrica?

Há inúmeras receitas que podem ser preparadas em uma panela de pressão elétrica. Com esse produto é possível fazer arroz, feijão, cozinhar carnes, frangos e até peixes.

Alguns modelos vêm com funções específicas para caldos e sopas, outras conseguem assar pudins e diversas sobremesas e assim por diante.

Com isso, no geral é possível preparar nesse tipo de panela tudo o que é feito na convencional e mais um pouco dependendo da opção escolhida. 

Como tirar a pressão da panela de pressão elétrica?

A panela de pressão elétrica costuma liberar a pressão interna quando finaliza o cozimento dos alimentos, mas isso pode ser realizado de forma manual também.

Algumas opções possuem botões para que esse processo seja feito e existem modelos que liberam a pressão de maneira rápida ou lenta. Como fazer a liberação rápida depende muito do modelo da sua panela e isso pode ser realizado rodando, levantando ou então girando a válvula de liberação de pressão.

Por outro lado, a liberação lenta acontece de maneira natural e não é necessário nenhuma intervenção. Para saber se ela foi finalizada basta checar a agulha indicadora de pressão e normalmente esse processo acontece em um período médio de 10 minutos.

Porém, saiba que jamais você deve tentar abrir a panela de pressão elétrica enquanto ela está preparando as receitas. Caso precise parar o cozimento desligue a panela e devagar vá liberando a sua pressão interna. 

O que achou desse artigo?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!