Como escolher uma parafusadeira furadeira 


Por   Steven Cohen

Publicação: 23/03/2021

 

Como escolher a sua parafusadeira & furadeiras?

Para perfurar e parafusar madeiras, metais e até mesmo paredes, a parafusadeira e furadeira é o produto ideal. Com ela você consegue sozinho realizar pequenos consertos em casa ou então prestar serviços de manutenção e montagem de móveis sem precisar de um grande esforço.

A parafusadeira e furadeira conquista muitos consumidores por ser um produto que executa duas funções e pode ser utilizado para os mais variados reparos e instalações dentro ou fora de casa.

Com isso, quem tem uma dessas por perto não passa nenhum aperto quando precisa montar móveis, fazer furos na parede e realizar muitas outras tarefas que precisam de uma ferramenta mais específica.

Mas para aproveitar todos esses benefícios é fundamental fazer uma escolha correta. 

Pensando em te ajudar com isso, nós reunimos abaixo tudo o que deve ser avaliado sobre esse produto para descobrir qual é o ideal para as suas necessidades.

9 aspectos importantes antes de escolher uma parafusadeira/furadeiras

Para evitar surpresas desagradáveis na hora de começar a trabalhar com a ferramenta, veja os nove pontos que devem ser observados no equipamento, e veja se ele adequa ao que você busca.

1. Potência

Para funcionar corretamente a parafusadeira e furadeira é confeccionada com um motor que pode apresentar diferentes potências.

Quanto menor for a potência desse motor, mais fraco ele será e maior é a sua dificuldade em furar superfícies rígidas.

Para uso doméstico essa ferramenta pode ter entre 350 e 450 watts de potência.

Porém, para uso profissional indica-se as que possuem a partir de 750 watts, principalmente porque serão usadas com maior frequência e precisam de um motor melhor para suportar essa utilização intensa.

2. Rotações por minuto

Interligado com a potência está o número de rotações por minuto que a parafusadeira e furadeira consegue executar.

Essa característica faz com que a ferramenta possa perfurar ou parafusar superfícies e objetos com uma maior agilidade, por isso, quanto maior melhor.

Mas saiba que é interessante prestar atenção nesse detalhe principalmente se você for usar esse produto de maneira profissional, pois ele não faz tanta diferença no uso doméstico.

3. Torque

O torque de uma parafusadeira e furadeira está diretamente relacionado ao controle de força utilizado para que ela consiga executar as suas atividades.

Esse fator varia de modelo para modelo e é necessário optar pelo que mais se adequa ao tipo de trabalho que você irá realizar.

As opções com baixo nível de torque, por volta de 3Nm, são ideais para os reparos domésticos, sendo mais simples.

Já as de torque médio, que são as que funcionam com até 30 Nm, e de torque alto, de 50 Nm para cima, são as mais fortes e podem ser usadas para serviços profissionais, sendo conhecidas como máquinas de impacto.

4. Controle de torque

Ainda falando sobre torque, é importante também que a parafusadeira e furadeira tenha um controle de torque, que serve para regular a sua intensidade.

Controle de torque serve para graduar ou controlar a quantidade de força que a parafusadeira vai exercer sobre o parafuso, isso serve para que você consiga parar o parafuso no ponto certo, e minimizar os erros. Com ele é possível definir o limite máximo e mínimo que a ferramenta irá aplicar na superfície, o que evita danos e erros durante a execução do furo. Quando chega no torque determinado ela vai parar de girar o mandril.

Dessa forma, as regulagens menores são indicadas para os parafusos pequenos e materiais delicados e as mais intensas são para parafusos maiores e materiais duros. 

Nem todos os modelos desse produto apresentam esse recurso, mas ele é bastante positivo principalmente para quem irá utilizá-lo de maneira profissional.

Observe que existem parafusadeira com controle de torque diferentes, como por exemplo:

  • Controle de torque manual: a regulagem é feita manualmente, escolhendo a regulagem que determina o valor de torque.
  • Controle de torque eletrônico: controla via seletor, a quantidade de energia que sai do motor e vai para o corpo. Ele vai reduzir a potência, sem reduzir a velocidade do mandril. Menos sensível, em especial com parafusos pequenos.
  • Controle de torque automático: vem com um regulagem de fábrica, onde a máquina sente automaticamente que o parafuso chegou ao ponto. Alguns modelos passam, na sequência, para o modo pulsar, evitando que o parafuso entre demais na superfície.

5. Ergonomia

Para conseguir utilizar corretamente e de maneira eficiente essa ferramenta é fundamental que ela possua uma boa ergonomia.

Para isso, precisa se encaixar bem nas mãos, passar segurança durante o manuseio e ainda permitir que se realizem todos os movimentos de maneira confortável.

Um detalhe que ajuda nisso é o revestimento emborrachado no cabo, que permite que a mão fique bem firme enquanto se utiliza a parafusadeira e furadeira.

Outra questão importante é o seu peso e modelos muito pesados com o uso intenso podem acabar deixando os braços doendo, o que não é agradável para ninguém. 

6. Autonomia da bateria

Uma grande vantagem da parafusadeira e furadeira elétrica é que muitas opções possuem funcionamento a partir de bateria, o que garante a sua portabilidade e facilidade de utilização em qualquer lugar.

No entanto, nem todas apresentam uma bateria com boa autonomia e precisam constantemente serem recarregadas antes do uso.

Deste modo, se você pretende fazer uma utilização mais intensa dessa ferramenta no seu dia a dia dê preferência para os modelos que garantem boas horas de funcionamento sem precisar de recarga. 

7. Voltagem e comprimento do cabo

Por outro lado, se a parafusadeira e furadeira escolhida funcionar a partir de cabo elétrico é necessário se atentar para a sua voltagem.

Nem todos os modelos contam com a facilidade de serem bivolt e o melhor nesse caso é optar pelo que se adequa as tomadas que costuma utilizar.

Além disso, é fundamental também verificar o comprimento do cabo, pois fios muito curtos podem prejudicar o trabalho se não existirem tomadas por perto.

Então, o ideal é dar preferência para os modelos com cabo mais longo. 

8. Quantidade de acessórios

A grande maioria das parafusadeiras e furadeiras vêm acompanhadas de alguns acessórios que as tornam mais completas.

Há opções que contam com seis itens adicionais, outros dez e os mais completos podem chegar a treze.

Normalmente entre esses acessórios estão bits, brocas e prolongadores e se você irá usar esse produto em casa e para trabalhos mais pontuais não há uma grande necessidade de ter um modelo repleto de adicionais.

Porém, para uso profissional as mais completas podem ser bastante interessantes. 

9. Recursos adicionais

Por último, mas não menos importante, saiba que as furadeiras e parafusadeiras podem contar com recursos adicionais que facilitam o seu uso.

Um bom exemplo disso é a lâmpada de LED embutida, que auxilia em trabalhos em locais escuros.

Outros recursos benéficos são a lâmpada indicadora do nível de bateria e o isolamento no cabo. 

Guia Seletos: faça a escolha certa para você

Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.

Confira o Guia das melhores parafusadeiras e furadeiras

Perguntas frequentes

Até aqui te explicamos detalhadamente tudo sobre a parafusadeira e furadeira e se mesmo assim você ficou com dúvidas saiba que elas acabam agora. Isso porque a seguir vamos responder as perguntas mais comuns sobre essa ferramenta.

Qual a diferença entre parafusadeira e furadeira?

É bastante comum ver para comprar parafusadeiras e furadeiras separadamente e esses dois produtos possuem funções bastante distintas.

A furadeira, como o próprio nome diz, serve para furar superfícies e pode ser usada com madeiras, metais, concreto e diversos outros materiais.

Já a parafusadeira coloca os parafusos dentro dos furos feitos pela furadeira e realiza automaticamente um trabalho que muitas vezes é executado de maneira manual.

A grande vantagem é que existem as opções 2 em 1, chamadas de parafusadeira e furadeira que conseguem fazer esses dois serviços e são muito práticas. 

O que é uma parafusadeira e furadeira de alto impacto?

A parafusadeira e furadeira de alto impacto funciona através de uma potência mais elevada e é indicada para trabalhos pesados. Com ela é possível perfurar superfícies mais rígidas como concreto, madeiras grossas e até pedras. 

O que achou desse artigo?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Steven Cohen

Steven Cohen é francês especializado em tecnologias e novidades digitais. Morando no Brasil, se especializou no mercados digitais, SEO e Blog, e é um dos idealizadores do projeto Seletos. Ótimo perfil analista e critico, traz todo seu conhecimento para Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!