Como escolher um secador de cabelo 


Por Fabiane Del Nero

Publicação: 10/03/2021

 

Descubra o que observar antes de escolher seu secador de cabelo

O secador de cabelo é um produto bastante popular, que tem presença garantida na casa de muitas pessoas e em todos os salões de cabeleireiro.

Por isso, diversas marcas investem na produção desse item e assim são encontradas dezenas de secadores de cabelos para comprar.

Para conquistar os consumidores, os fabricantes de secadores de cabelo colocam na embalagem dos seus produtos diversas informações. Fala-se sobre potência, voltagem, tecnologias diferenciadas e muito mais.

Porém, nem sempre tudo o que é dito faz a diferença na utilização e no resultado a ser alcançado com o secador. Na realidade são poucos os fatores que realmente são importantes para definir a eficiência desse item.

Procuramos analisar, neste artigo, todas as características que devem ser observadas na hora de escolher um bom produto.

Como escolher um secador de cabelo?

1. Potência

Basicamente, após as nossas pesquisas pudemos determinar que o que torna um secador de cabelo bom é a quantidade de calor que ele exala e a sua agilidade em secar os fios. Ou seja, ele precisa ser quente e rápido.

Esses dois fatores estão muito relacionados  à potência do produto, que costuma variar entre 1.000 e 2.700 watts, sendo que a maioria dos modelos possui cerca de 2.000 watts.

No geral, um secador que é mais potente consegue atingir temperaturas mais altas do que um menos potente. Logo, seca mais rapidamente o cabelo e pode ser considerado melhor.

Para obter a eficiência boa, é aconselhável optar por um modelo que tenha a potência mínima de 1700 W.

2. Motor

Existe no mercado basicamente dois tipos de motores de secadores de cabelo, são eles:

  • motor AC : é um modelo que funciona a partir de corrente alternada. Nos secadores de cabelos, esse tipo de motor tem boa reputação pela qualidade profissional e é conhecido por sua durabilidade e confiabilidade
  • motores DC : é um tipo de motor que funciona por corrente contínua. Geralmente são modelos projetados na China, que são eficientes, porém mais frágeis. 

Observe ainda que, dependendo do motor, a potência não será equivalente. Por exemplo, um secador de 1600W AC será equivalente ao modelo de 2000W com motor DC.

3. TECNOLOGIAS

Desde que surgiram, os secadores de cabelo evoluíram muito e para que se tornassem melhores foram inseridas neles algumas tecnologias. Por isso, muitas vezes vemos na descrição desse item informações como íons negativos, turmalina e muito mais.

Essas tecnologias são bastante interessantes porque agem diretamente no efeito que o secador deixará nos fios e os protege.

Com isso, citamos alguns componentes que podem ser encontrados nos secadores e que são muito positivos:  

  • Íons negativos: Os íons negativos atuam no fechamento das cutículas e na diminuição da eletricidade estática. Assim eles diminuem o frizz e deixam o cabelo mais alinhado.
  • Turmalina: A turmalina age juntamente com os íons negativos e consegue potencializar o efeito deles. Dessa maneira, o cabelo fica mais brilhante e sem volume.
  • Infravermelho: Nos secadores de cabelo, os raios infravermelhos penetram nos fios de dentro para fora e agilizam o processo de secagem.
  • Cerâmica: A cerâmica é capaz de manter partículas de água na fibra capilar deixando o cabelo mais sedoso, hidratado e macio.
  • Micropartículas de prata: Um pouco menos comuns, essas micropartículas têm ação fungicida e bactericida e atuam protegendo o couro cabeludo.

4. Configurações de funcionamento

Todo secador de cabelo funciona a partir de diferentes configurações de temperatura e velocidade que acabam facilitando o seu uso, de acordo com o tipo de fio.

É muito comum que a maioria dos modelos possa ser usada com três temperaturas e duas velocidades. Porém, algumas opções vêm com apenas uma temperatura e duas velocidades, sendo essas mais básicas e não tão práticas e recomendadas por nós.

Para cabelos finos o ideal é utilizar temperaturas baixas, pois eles secam mais rápido e serão menos agredidos pelo calor.

Por outro lado, para fios grossos a escolha deve ser por temperaturas e velocidades altas, que conseguirão agilizar o processo de secagem.

Além disso, vale a pena também checar se o secador de cabelo tem ar quente e frio, pois o jato frio é ideal para a finalização de penteados e cachos.

5. PESO E TAMANHO

Muitas pessoas não analisam essa característica, mas ela é muito importante principalmente para quem faz uma utilização intensa do secador de cabelo. Depois de analisar diversos modelos descobrimos que os secadores profissionais e de alta potência acabam sendo maiores e um pouco mais pesados, o que os tornam desconfortáveis depois de um tempo de uso.

As versões com potências medianas já apresentam uma leveza maior e podem até ter um tamanho um pouco menor, sendo mais portáteis e fáceis de usar.

Mas os que ganham no quesito leveza são os modelos de secador de cabelo pequenos, muitas vezes indicados para viagens. O ponto negativo é que por serem menores, o seu manuseio não é tão confortável e eles acabam tendo uma potência baixa.

6. COMPRIMENTO DO CABO

Também negligenciado na maioria das vezes, o comprimento do cabo do secador de cabelo é mais um fator que interfere diretamente na sua utilização.

Nem sempre a tomada se encontra próxima a algum espelho e, caso o fio do produto seja curto, você precisará de uma extensão para conseguir utilizá-lo.

Porém, não é seguro usar extensões com os secadores devido a sua alta potência e é aí que o problema começa, pode causar choque elétrico, incêndio.

Por isso, é necessário avaliar a qual distância está a tomada em que ele será ligado e assim é possível determinar se o cabo precisa ter 1, 2 ou até 3 metros. Mas no geral os fios de cerca de 1,8 metros costumam ser suficientes.

E não são apenas esses aspectos que descobrimos serem essenciais na performance e uso dos secadores de cabelo. No momento da utilização desse produto, vimos que outros fatores podem atrapalhar ou deixar a experiência melhor, são eles:

7. POSICIONAMENTO DOS BOTÕES

Normalmente os botões do secador de cabelo ficam posicionados na sua parte da frente e devem estar localizados em uma região onde não machuquem os dedos, conforme o secador é manuseado.

8. RUÍDO

Um dos pontos mais negativos relacionados a esse produto é o ruído que ele emite, sempre que é ligado. Felizmente já existem alguns modelos de secador que são mais silenciosos, o que os torna uma opção mais agradável.

9. VIBRAÇÃO

Depois de horas de uso de variados secadores de cabelo verificamos que os que vibram menos são mais confortáveis e bons de utilizar.

Acessórios para o secador de cabelo

Por si só, o secador de cabelo já consegue garantir resultados muito satisfatórios e deixa os fios secos e mais definidos ou alinhados facilmente.

Mas existem dois acessórios que podem deixar a sua utilização ainda melhor, são eles os difusores e os suportes para secador de cabelo.  

DIFUSOR

O difusor é um acessório que tem como função principal disseminar o ar quente pelas mechas do cabelo para que consiga secar todos os fios por igual.

Graças a essa ação, o difusor é capaz de definir cachos, por isso, quem tem cabelos enrolados ou cacheados consegue se beneficiar muito com ele. Inclusive, existem dois tamanhos de difusor que podem ser adquiridos.

O original possui as medidas aproximadas de uma mão e é a melhor opção pensando em definição e secagem dos fios.

O difusor grande é o mais prático e rápido, pois nele é possível colocar todo o cabelo para que seque de uma vez só. Porém, nesse caso os cachos não ficarão tão definidos.

Existem ainda modelos de difusor que possuem o formato de uma mão. Essa opção tem a vantagem de que consegue distribuir o ar quente de maneira mais uniforme e assim permitir secar os fios da raiz até as pontas.

Mas como utilizar esse acessório? Isso é muito simples e basta o acoplar na saída de ar do secador, no mesmo local onde o bico tradicional fica localizado. Em seguida, deve-se desembaraçar o cabelo e separá-lo em mechas pequenas.

Por fim, posicione o secador na posição debaixo para cima e vá colocando as mechas dentro do bico do difusor. Repita esse processo até o cabelo estar seco.  

SUPORTE PARA SECADOR DE CABELO

Ideal para ser instalado em bancadas, paredes, penteadeiras e banheiros. O suporte para secador de cabelo é um acessório muito prático e que deixa o ambiente mais organizado.

Esse produto possui uma região aberta no qual deve ser encaixado o bico do secador para que ele fique preso. Nessa parte também pode-se enrolar o fio de energia e assim tudo fica guardado corretamente e a bagunça não se instala.

Se ainda assim você tem dúvidas sobre qual modelo de secador é ideal para você, veja nossa seleção de produtos em Guia dos melhores secadores de cabelo.

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado. Seguindo todos esses critérios, conseguimos determinar qual é o melhor secador de cabelo e como ajudar você a fazer uma compra acertada.  

Melhores secadores de cabelo

O que achou desse artigo?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!