Como escolher um Smartband (pulseira inteligente) 


Por Fabiane Del Nero

Publicação: 20/03/2021

 

Como escolher seu Smartbands com Monitor Cardíaco?

Cada vez mais é comum que as pessoas utilizem smartbands – monitor cardíaco - no momento de realizar atividades físicas, monitorando assim todo o desempenho e a saúde.

Apesar de ser muito comum o seu uso para monitoramento de atividades físicas, os smartbands são muito mais ricos em funções do que apenas essa. Por meio deles é possível, além de entrar em forma, organizar-se, dormir melhor e estar mais conectado!

Existem dezenas de modelos disponíveis no mercado, o que costuma trazer dúvidas na hora de escolher o seu.

Foi justamente pensando nisso que nós fizemos uma análise rigorosa e criteriosa das principais smartbands do mercado, mostrando a você quais são as mais indicadas do mercado.

A seguir, nós mostraremos uma lista com os aspectos técnicos mais importantes que servem para definir a escolha da smartband perfeito para você.

Principais aspectos para escolher sua pulseira inteligente

1. FUNÇÕES DE MONITORAMENTO

O primeiro fator técnico que deve ser levado em consideração no momento de escolher as smartbands é saber quais são as funções de monitoramento que ele possui.

Cada produto tem recursos distintos de monitoramento, que são mais ou menos completos do que outros, por exemplo, enquanto alguns desejam monitorar todas as informações das atividades físicas, outros desejam as condições de saúde.

Assim, é preciso que você avalie quais são as funções de monitoramento que são mais necessárias para a sua rotina diária.

Veja a seguir quais são os principais:

  • Monitoramento de frequência cardíaca.
  • Pedômetro (monitoramento de contagem de passos).
  • Monitoramento de sono.
  • Monitoramento de pressão arterial.
  • Medidor de calorias.
  • Distância percorrida.

2. TIPO DE PULSEIRA

O tipo de pulseira é um outro fator que deve ser levado em consideração no momento de escolher as melhores smartbands – monitor cardíaco.

Isso porque a sua smartband necessita ser confortável para uso, por isso mesmo você deve sempre optar pelos materiais que não trazem problemas com a ação da chuva, do sol, do suor ou ainda que causem alergias.

Por isso mesmo que as pulseiras de silicone são as mais indicadas, já que são antialérgicas, confortáveis e bastante resistentes.

Existem smartbands que permitem ao consumidor trocar a pulseira, sempre que você desejar ou achar necessário, por isso mesmo que é preciso levar em consideração se isso é possível.

Escolher uma opção que tenha pulseira substituível é extremamente importante.

3. TAMANHO DA TELA

Você precisa levar em consideração o fato de que todo o manuseio do seu smartband será na tela, portanto, é preciso ter em mente o tamanho dela no momento de escolher qual será o seu produto.

Há quem prefira telas menores e mais discretas para se utilizar no dia a dia, entretanto, ter uma tela maior é mais indicado, já que permitirá a você ver com maior facilidade o que está sendo exibido e ainda utilizar o touch.

Entretanto, tela menores podem ser mais delicadas e leves no uso do dia-a-dia, ou menos incômoda durante a noite, quando faz a análise do sono.

4. BATERIA

Como não possui muito espaço interno, as baterias são bem pequenas e elas dependem, para seu bom funcionamento, de uma otimização entre o software usado e o hardware.

Assim, você deve observar quantas horas ou dias a bateria dura, de acordo com a indicação do fabricante do produto.

Os smartbands que são maiores tendem a ter menos durabilidade, por isso é bom sempre você levar em consideração produtos que ofereçam uma autonomia de bateria média entre 5 e 7 dias.

Vale dizer que a conectividade, aplicativos e funções podem reduzir o tempo de uso do relógio, necessitando que seja recarregado mais frequentemente.

Aqui você deve ponderar o uso que pretende fazer com o acessório e a frequência com que você pretende carregá-lo.

5. RESISTÊNCIA À ÁGUA

Mesmo que você não vá utilizar o seu smartband na água, para medir as braçadas na natação, é ideal ter um produto que tenha proteção quanto aos possíveis danos que são causados pela água.

Por isso mesmo é indicado que você tenha um produto com resistência a água de 5 ATM, o que significa que ele aguenta respingos e chuvas, além de mergulhos na água até 50 metros.

6. SISTEMA OPERACIONAL

Fazer a verificação do sistema operacional é importante no momento de escolher seu smartband, por isso é importante saber se ele possui compatibilidade com o sistema do seu smartphone.

Em geral, o produto de uma marca só funciona compatível com smartphones da mesma marca, mas há algumas que conectam-se a androis e iOs que não são do mesmo fabricante.

Saiba também quantas são as atividades que o sistema operacional do seu smartband permite fazer o monitoramento.

Qual a diferença entre um smartband e um smartwatch?

Sem dúvida nenhuma, algo que as pessoas mais costumam confundir é o smartband com o smartwatch, como se fossem o mesmo produto.

Você também pode ter achado que são a mesma coisa, mas afinal, qual é a diferença entre eles?

As pulseiras smartbands, em termos gerais, são gadgets que possuem formato de pulseira e permitem que as pessoas acompanhem os movimentos e as atividades diárias por meio de sensores, mostrando informações sobre saúde e atividades físicas.

Os smartwaches, por outro lado, assemelham-se aos relógios, possuindo um display por meio do qual você pode ver informações e acessar informações do seu smartphone.

Entretanto, apesar de muitos similares, eles têm diferenças como é o caso dos recursos, que é o principal fator que diferencia os dois produtos e também influencia na escolha do consumidor.

As pulseiras smartbands têm o objetivo de rastrear as condições de saúde e física de quem as utilizam, geralmente contando com pedômetro, monitor de sono e monitor de frequência cardíaca. Os modelos mais básicos não permitem a opção de fazer chamadas, usar a câmera ou ainda responder a notificações.

Já os smartwaches funcionam como pequenos smartphones wearable (conceito das chamadas “tecnologias vestíveis”), e apesar de não cumprirem todas as funções de um smartphone, permitem que você execute algumas funcionalidades.

Guia Seletos: faça a escolha certa para você

Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.

Confira o Guia das melhores Smartbands (pulseira inteligente)

Perguntas frequentes

Em termos de smartbands – monitor cardíaco, os interessados nesse produto sempre possuem muitas dúvidas sobre eles, que vão desde como funcionam da tela até a compatibilidade com sistemas android e iOs.


A seguir você verá algumas perguntas e respostas comuns a respeito delas!

O produto contra a quilometragem percorrida?

Sim, por possuir um sistema GPS e Glonass, esses aparelhos funcionam medindo a quilometragem percorrida, seja andando, correndo e nadando.

Isso permite que você faça exercícios e saiba quantos km correu ou caminhou a cada sessão realizada.

É possível trocar a pulseira do smartband?

Sim, em alguns casos existe a possibilidade de se trocar a pulseira do smartband, assim você pode ter aquelas dos mais diferentes modelos e materiais, sendo o principal o de silicone.

Entretanto, há alguns desses monitores que não permitem que você troque a pulseira, então é preciso verificar esse detalhe antes de realizar a compra. 

Qual é a durabilidade da bateria?

Isso varia muito, pois alguns modelos e marcas possuem baterias extremamente duráveis por dias, enquanto outras não passam de algumas horas.

É por isso mesmo que você deve ficar atento a quais são as especificações do fabricante, garantindo assim que o produto irá ter a duração de bateria desejada.

O melhor é procurar por aqueles que têm uma bateria durável de 5 a 7 dias, mas há alguns que podem durar muito mais, tudo dependerá de quais são as funções utilizadas.

Olhar os comentários e avaliações de quem já comprou o produto é uma ótima forma de saber se a bateria realmente funciona de acordo com o que é indicado ou prometido pelo fabricante.

É possível utilizar aplicativos do smartphone por meio do smartband?

Não, essas funções de utilizar o produto como um pequeno smartphone é decorrente dos smartwatches. No smartband, você irá utilizar apenas, em termos de conexão com seu aparelho, as notificações de mensagens, chamadas, etc.

O que achou desse artigo?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!