Como escolher um tênis para academia 


Por Fabiane Del Nero

Publicação: 23/03/2021

 

Como escolher seu tênis para malhar?

No momento de se exercitar é fundamental ter um tênis adequado para o tipo de exercício que será realizado e que apresente tecnologias que garantam um maior conforto, estabilidade e segurança durante o treino.

Por isso, é essencial prestar atenção em diversos detalhes no momento de escolher o melhor tênis para academia. 

Apenas dessa maneira será possível levar para a casa o modelo que mais se adeque a sua necessidade.

Para te ajudar com isso agora vamos mostrar com detalhes todos os critérios que não podem deixar de ser analisados nesse produto.

Basta seguir cada um deles que você estará pronto para fazer a melhor compra.

Principais aspectos para escolher um bom
tênis de academia

Por isso, procuramos fazer uma lista com 9 características que devem ser observadas na hora de escolher um bom tênis para a prática de exercícios.  Seguem eles:

1. Tipo de exercício

Existem muitas atividades diferentes que podem ser realizadas dentro de uma academia e devido a isso é necessário escolher um tênis que seja adequado para a que você escolher.

  • Musculação: Para musculação os tênis mais indicados são os que proporcionam uma maior estabilidade. Eles também devem ter um sistema de amortecimento eficiente e pouco drop, que é a diferença de altura entre a ponta do pé e o calcanhar.
  • Exercícios aeróbicos: Os tênis voltados para exercícios aeróbicos precisam garantir amortecimento, flexibilidade e tração. Com isso, é ideal que eles possuam uma entressola com material que absorva impactos e um cabedal leve e flexível, mas que se ajuste bem aos pés.
  • Corrida: Mesmo que a corrida seja realizada na esteira é necessário que o tênis seja adequado para esse tipo de atividade. Nesse caso o recomendado é que o calçado apresente um bom sistema de amortecimento, seja leve e conte com um drop mais alto.

2. Pisada

Existem basicamente três tipos de pisada, que são a pronada, a neutra e a supinada, e determinar qual delas é a sua é mais um ponto importante no momento de escolher um tênis para academia.

  • A pisada pronada é para dentro e os calçados de quem apresenta esse tipo costumam possuir um maior desgaste na sua parte interna.
  • A pisada neutra é a mais comum e nesse caso o desgaste será uniforme em todo o sapato.
  • Já o tipo supinada, que é a pisada para fora, deixará o tênis com a parte externa mais desgastada.

A partir disso, analise nas descrições do modelo escolhido para qual tipo de pisada ele é recomendado.

Fonte: Revista Saúde. "Qual seu tipo de pisada: neutra, pronada ou supinada?"

3. Respirabilidade

É muito comum que durante a prática de atividade física os pés suem, o que facilita o surgimento de odores desagradáveis e permite o desenvolvimento de microrganismos prejudiciais à saúde.

Para evitar isso é necessário que o tênis seja confeccionado com um cabedal de material que ofereça uma boa respirabilidade e permita a circulação de ar durante as pisadas.

Boas opções de matéria-prima com essas características são o Mesh e o Knite, que são dois tecidos com tramas mais abertas que mantém o interior do tênis mais fresco e ventilado.

4. Com cadarço ou sem

A grande maioria dos tênis para academia são confeccionados com cadarço e assim é possível ajustá-los perfeitamente aos pés.

Porém, existem algumas opções que são sem cadarço, lembrando bastante os calçados slip on. Esses modelos ganham na praticidade e são ótimos para quem gosta de calçar o sapato e já sair, sem precisar ficar amarrando.

O ponto negativo é que nem sempre eles se ajustam totalmente aos pés, o que prejudica a estabilidade e pode até atrapalhar durante as atividades físicas.

5. CONHEça as partes de um tênis

Você conhece todas as partes do seu tênis? Incluímos essa imagem para que você possa saber exatamente como um tênis é composto, mostrando exatamente cada uma de suas partes, inclusive algumas delas foram citadas acima. 

6. Entressola

Por mais que muitas pessoas não deem a devida atenção para ela, a entressola é muito importante nos tênis.

No caso dos modelos para academia ela não deve ser muito grossa, pois não conseguirá dar o suporte correto para treinos aerodinâmicos ou de levantamento de peso e agilidade.

Outro ponto importante é que esse componente deve ter um potencial de amortecimento, principalmente para quem pratica corrida ou saltos, e precisa passar a sensação de firmeza ao usuário.

7. Solado

O solado dos tênis para academia costuma ser confeccionado em borracha, mas nem todos eles são iguais. Sobre essa parte desse produto duas características devem ser checadas:

  • Indicação de uso: Há modelos de tênis que possuem solado indicado para pisos lisos, enquanto que outros podem ser utilizados em asfaltos ou terrenos irregulares. Deve-se então levar em consideração onde você deseja utilizar o calçado e assim optar pelo que mais se adequa a isso.
  • Resistência: Para que o tênis dure bastante e não desgaste facilmente é essencial que a borracha usada na confecção da sua sola seja resistente e de qualidade. Visando garantir isso muitas marcas colocam reforços em regiões de maior impacto e biqueiras, que evitam o desgaste na parte frontal do tênis. Caso o modelo escolhido tenha esses diferenciais as chances de ele durar por mais tempo são maiores.

8. Design

Por mais que a aparência do tênis para academia não faça muita diferença na performance desse produto ela também deve ser analisada com atenção.

É muito comum ver sapatos desse tipo confeccionados em cores mais chamativas e que possuem um design bastante moderno e diferenciado.

Porém, quem é do time dos produtos mais básicos também encontra boas opções e há modelos em tons como bege, branco, azul marinho e preto que combinam com todos as cores de roupa.

É essencial que a aparência do tênis te agrade, pois assim você terá mais vontade e ânimo para usá-lo.

9. Conforto e ergonomia

Por último, mas não menos importante, está o conforto e a ergonomia, que são dois pontos indispensáveis no tênis para academia.

Para se assegurar disso é necessário provar o calçado e realizar alguns movimentos com ele, tal como, saltos e pequenos passos.

Dessa forma, você conseguirá perceber se ele está apertado, largo, pegando em alguma parte do seu pé ou se encaixou perfeitamente.

Guia Seletos: faça a escolha certa para você

Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.

Confira o Guia dos melhores tênis para academia femininos

Perguntas frequentes

Por mais que o tênis para academia seja um produto bastante comum e muito utilizado, diversas dúvidas ainda existem ao redor dele. Por isso, agora vamos responder às questões mais comuns sobre esse tipo de calçado.

Qual o tipo de tênis ideal para academia?

Os tênis para academia mais indicados são os que aliam conforto, com estabilidade, respirabilidade e segurança.

Esses modelos devem garantir que o usuário consiga executar suas atividades livremente, porém sem deixar os pés muito soltos para evitar lesões.

Além disso, é essencial que o tênis se encaixe perfeitamente nos pés e tenha o design que mais te agrada, seja ele básico ou chamativo. 

Qual a diferença do tênis para academia de cano curto e longo?

Por mais que a grande maioria dos tênis para academia possuam cano curto é possível encontrar algumas opções com o cano mais alongado e a diferença entre esses modelos está na indicação de uso.

Os tênis de cano curto são mais versáteis e podem ser usados para corrida, exercícios aeróbicos e musculação.

Por outro lado, os que contam com cano mais alongado são os mais recomendados para atividades que envolvem saltos, pois protegem o tornozelo e assim evitam as torções. 

O tamanho do tênis para academia é igual ao de outros calçados?

No geral o tamanho do tênis de academia é o mesmo do de outros calçados, como sapatilhas e botas. Com isso, quem costuma usar tamanho 36 pode adquirir um desses nessa numeração que provavelmente irá servir.

Porém, não podemos esquecer que a fôrma dos sapatos costuma variar de marca para marca. Então é possível de acontecer que em uma fabricante você utilize o tamanho 35 e na outra seja 36.

Para evitar erros na hora da compra é sempre importante provar o modelo escolhido ou então, no caso das compras online, checar quais são as medidas do produto.

Qual modelo de tênis não é indicado para academia?

O que não faltam são modelos de tênis que podem ser encontrados para comprar, mas nem todos eles são ideais para a prática de exercícios na academia.

Dessa forma, sempre evite as opções que contam com solado muito reto e plano, pois elas não permitem uma movimentação tão livre dos pés e podem acabar ocasionando dores.

As chuteiras também não são uma boa escolha, pois seu solado se torna escorregadio em determinados tipos de piso.

Além disso, os tênis que são confeccionados em tecidos mais grossos e de tramas fechadas não são indicados. Isso porque não apresentam uma boa respirabilidade e podem acabar prejudicando a saúde dos pés.

Sem falar que os modelos com salto, do tipo flatform, são ainda menos recomendados, pois facilmente podem causar lesões nos pés e tornozelos.

O que achou desse artigo?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!