O mixer é um eletrodoméstico multifuncional e avançado. Isso porque a potência desses aparelhos está mais alta, com materiais de melhor qualidade, além de ter acessórios interessantes, como mini processadores e batedores.
Esses detalhes e muitos outros fazem a diferença na performance e na experiência de uso desse produto, por isso, devem ser avaliados no momento de adquiri-lo.
Para te ajudar com esse processo na escolha, abaixo explicamos detalhadamente tudo o que precisa ser analisado para comprar o melhor mixer. Continue lendo para saber mais.
Principais aspectos para escolher um mixer
1. Potência
Todo mixer é confeccionado com um motor que pode apresentar diferentes potências. No geral, há opções que ficam entre 200 e 700 watts e qual escolher vai depender muito do tipo de preparo que se deseja realizar.
Deve-se ter em mente que quanto maior for a potência, maior é a capacidade desse produto em triturar os alimentos. Deste modo, os modelos entre 200 e 300 watts são indicados apenas para triturar ou bater massas, líquidos e alimentos moles e leves.
Já os que possuem motor de 300 watts ou mais (chamados de power) são recomendados para preparos mais complexos e alimentos mais duros.
2. Velocidades
Outro ponto importante a respeito do mixer é a quantidade de velocidades com que ele funciona. Existem modelos que apenas oferecem uma opção de velocidade, porém há também os que funcionam com duas ou mais, além de terem a função turbo.
Caso a escolha seja por utilizar esse aparelho para preparos bastante variados e que exigem diferentes performances, o ideal é escolher um que funcione com mais de uma velocidade. Dessa forma, consegue-se selecionar a que mais se adequa ao que está sendo preparado.
3. Material da haste
O material utilizado na fabricação da haste do mixer influencia diretamente na resistência, durabilidade e nas possibilidades de uso desse eletroportátil. Basicamente existem opções feitas em plástico e em aço inoxidável.
Os modelos de plástico são os mais comuns e baratos, eles não apresentam uma durabilidade tão boa e nem podem ser expostos a altas temperaturas.
Por outro lado, os aparelhos feitos com haste em aço inox são altamente resistentes e podem ser utilizados até mesmo diretamente na panela, pois suportam temperaturas altas. Além disso, visualmente falando, eles são mais bonitos e sofisticados.
4. Funcionalidades
Antes de escolher qualquer modelo de mixer é necessário avaliar quais são as funções que esse produto precisa ter para suprir as suas necessidades.
Os modelos mais simples vêm apenas com um triturador e funcionam de maneira parecida a de um liquidificador. Porém, existem os multifuncionais, que acompanham peças bastante interessantes.
Há os que vêm com um mini processador e podem ser utilizados para quebrar, picar e triturar alimentos mais pesados como grãos e verduras.
Outros possuem ainda um batedor tipo fouet e esse acessório é ideal para o preparo de claras em neve, mousses e até mesmo bolos. Logo, quem busca por um aparelho que execute inúmeras funções deve optar pelos mais completos.
5. Copo
A grande maioria dos mixers conta com um copo, que é o local onde os alimentos devem ser colocados para serem triturados. Esse copo pode ter diferentes capacidades, existindo modelos a partir de 500 ml e que podem chegar a até 1 litro.
Quem costuma preparar receitas pequenas pode adquirir as opções que possuem copos menores, porém para o caso de preparos para mais de uma pessoa o ideal é dar preferência para copos a partir de 700 ml. Assim, não será necessário dividir a receita em dois para que ela possa ser feita.
6. Ergonomia
Por mais que a estrutura de todos os mixers seja muito parecida, o design de cada um deles é diferente, o que interfere diretamente na ergonomia desse produto.
O ideal é que ele se encaixe bem nas mãos e seja leve, já que o usuário precisa segurá-lo durante o seu uso. Caso contrário, é possível que o cozinheiro fique com dor nas mãos e no braço ou, ainda, não consiga utilizar corretamente o aparelho durante o preparo das receitas.
7. Voltagem
Praticamente não existem opções de mixer que apresentem a facilidade de serem bivolt. Isso faz com que seja preciso ter uma atenção especial no momento de comprá-lo, para não escolher um modelo que seja de voltagem diferente da presente na tomada, do local onde será utilizado.
Deste modo, sempre verifique se o aparelho que irá adquirir é 110 ou 220 volts para não errar na escolha.
Guia Seletos: faça a escolha certa para você
Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?
Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.
Confira Os 5 melhores mixers.
Perguntas frequentes
Qual é a função do mixer?
O mixer é um aparelho multifuncional que pode ser utilizado para o preparo de inúmeras receitas.
Basicamente ele é capaz de triturar e misturar alimentos, mas caso venha com acessórios adicionais pode também batê-los e processá-los.
Dessa forma, com esse produto é possível preparar molhos, sucos, vitaminas, sopas, mousses e muitas outras receitas. Inclusive, por ser pequeno e compacto pode-se usá-los diretamente em panelas ou em qualquer recipiente, além do copo que o acompanha.
Como usar um mixer?
A utilização do mixer é bastante simples e prática. Isso se deve ao fato dele ser um produto bastante fácil de usar e que normalmente já vem montado, o que não requer uma grande preparação antes do seu uso.
Abaixo você encontra um passo a passo para utilizar esse aparelho na sua casa.
- Caso o seu mixer esteja desmontado, junte suas peças de acordo com as recomendações do fabricante.
- Separe os ingredientes da receita e os coloque no copo do produto.
- Ligue o mixer na tomada, aperte o botão de ligar e selecione a velocidade desejada.
- Coloque-o dentro do copo e vá realizando movimentos circulares até que todos os alimentos estejam bem triturados e misturados.
- Após o fim do preparo, desligue o mixer, retire-o da tomada e faça a sua limpeza.
Mixer é a mesma coisa de liquidificador?
O mixer e o liquidificador são dois produtos bastante parecidos, mas que apresentam características diferentes.
O mixer possui um tamanho mais compacto e tem lâminas menores. Ele serve para triturar e misturar muitos alimentos, porém não é capaz de bater massas muito duras e nem de liquidificar misturas mais pesadas.
Por isso, esse aparelho é ideal para receitas mais leves como as de sucos, mousses, batidas e afins.
Já o liquidificador é mais potente e robusto do que o mixer, por essa razão pode ser usado no preparo de um número de receitas maior. Além disso, ele vem com um copo com mais de um litro de capacidade e pode ter mais de 10 velocidades.