You dont have javascript enabled! Please enable it!

Como escolher um processador de alimentos


Por Fabiane Del Nero

Publicado em 26 outubro, 2021  

 

O processador de alimentos é um aliado dos cozinheiros e consegue, de maneira rápida e eficiente, executar diversos processos nos alimentos.

Por isso, é preciso escolher o modelo que mais se adapte às suas necessidades, com uma versão mais básica e mais completa.

Assim, elaboramos a seguir os principais aspectos que devem ser levados em consideração ao adquirir um processador de alimentos para a sua necessidade.

Principais aspectos para escolher um processador de alimentos

1. Potência

Em tese, o processador de alimentos pode ser utilizado para processar todos os tipos de alimento, inclusive os mais duros. Porém, modelos que não apresentam um motor de alta potência podem ter dificuldades ao triturar ingredientes sólidos mais consistentes. Por isso, é necessário atentar-se  à potência com que as opções disponíveis trabalham.

A grande maioria vem com um motor de potência entre 700 e 900 watts, todavia existem aqueles que são menos ou mais potentes do que isso. Deste modo, é preciso analisar o tipo de alimento que será colocado nesse produto.

Quem costuma processar ingredientes muito duros deve dar preferência aos que são mais potentes, lembrando que alguns podem ter motores de até 1.200 watts.

Por outro lado, se os preparos a serem realizados não requerem uma força tão grande, pode-se, então, investir nas versões de potência mais baixa. 

2. Tamanho do recipiente

Todo processador de alimentos vem acompanhado de um recipiente, onde os ingredientes são colocados para o preparo. Esse recipiente pode ter variadas capacidades; podemos encontrar opções de 350 ml até mais de 3 litros.

Qual escolher depende muito do tamanho das receitas a serem preparadas por esse eletrodoméstico. Para se ter uma noção, para famílias de até 4 pessoas as opções de 1,5 litros suprem bem as necessidades. Logo, avalie qual se adapta melhor a sua realidade.

3. Funcionalidades

Muitas são as funções de um processador de alimentos que consegue executar. Os modelos tradicionais podem ser utilizados para processar, triturar, ralar, picar e fatiar os alimentos. Porém, existem alguns que vão além disso e se tornam extremamente úteis no dia a dia.

Pois, há opções que conseguem também liquidificar, bater massas, espremer frutas e muito mais. Essas costumam ser chamadas de multiprocessadores e vêm acompanhadas de inúmeros acessórios para que seja utilizado de diversas maneiras. 

4. Acessórios que acompanha

Ainda falando sobre os acessórios do processador de alimentos, é importante se atentar sobre quais deles estão presentes no aparelho que se está pensando em comprar. Assim, consegue-se avaliar se ele irá cumprir ou não todas as funções que se deseja.

Alguns processadores acompanham um ou dois acessórios, podendo ser utilizados para tarefas mais simples.

No entanto, existem opções que contam com mais de 10 acessórios e são muito completas. Essas são ideais para quem costuma realizar muitos processos diferentes na cozinha.

5. Velocidade

Para conseguir utilizar o processador de maneira mais eficiente e de acordo com o que é preciso, o ideal é adquirir um modelo que possa ser utilizado com mais de uma velocidade.

Atualmente existem opções que funcionam com uma opção de velocidade, enquanto que outras oferecem duas, mais a função pulsar.

Esse deve ser um ponto de atenção, porque dependendo do tipo de alimento a ser processado é preciso utilizar uma velocidade mais alta para se atingir o resultado desejado.

Por exemplo, para claras em neve e líquidos uma velocidade baixa é mais do que suficiente. Porém, para grãos e outros alimentos sólidos o ideal é utilizar a velocidade mais alta. Portanto, quanto mais velocidades, melhor. 

6. Recursos de segurança

Por último, vale a pena também verificar quais recursos de segurança estão disponíveis no modelo de processador escolhido. Eles são essenciais para prevenir acidentes e, dentre os mais encontrados, estão pés antiderrapantes e travas de segurança para o recipiente e a tampa. 

Guia Seletos: faça a escolha certa para você

Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.

Analisamos cada um deles.Confira o tudo no artigo Os 5 melhores processadores de alimentos. 

Processador de alimentos branco com 3 acessórios apoiado sobre bancada de madeira

Perguntas frequentes

O que se pode fazer com um processador de alimentos?

O processador de alimentos pode ser utilizado para realizar os mais variados preparos.

Modelos mais simples são capazes de processar, fatiar, triturar e moer praticamente todos os ingredientes. Porém, os mais completos conseguem executar funções ainda mais avançadas.

Com eles é possível bater massas e claras em neve, fazer sucos, preparar molhos e muito mais. 

Qual a diferença entre o processador de alimentos e o multiprocessador?

O processador de alimentos e o multiprocessador são produtos muito parecidos, com a diferença de que o multiprocessador é mais avançado e consegue realizar mais processos.

Com isso, o processador costuma vir com poucos acessórios e serve basicamente para triturar, cortar e picar os alimentos.

Já o multiprocessador vem acompanhado de inúmeros acessórios e pode ter também duas jarras diferentes, sendo uma para o processador e uma de liquidificador. Dessa forma, ele se torna um produto 2, 3 ou até mesmo 4 em 1, podendo executar a função de diversos eletrodomésticos. 

O que pode substituir o processador de alimentos?

Não há nenhum outro utensílio de cozinha que substitua 100% o processador de alimentos. Porém, existem alguns produtos que são capazes de executar funções parecidas.

O liquidificador é um exemplo disso, por mais que ele tenha como principal função deixar os alimentos líquidos e pastosos, também consegue triturar alguns deles.

No entanto, somente o processador consegue com eficiência picar, triturar e moer os ingredientes. 

Onde comprar um processador de alimentos? 

Por ser um produto muito popular, não é difícil encontrar um processador de alimentos para comprar.

Ele pode facilmente ser adquirido nas lojas de departamento e de itens para cozinha. Inclusive, essa compra pode ser feita em comércios físicos ou online. 

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!