Como escolher um Smartwatch? 


Por Fabiane Del Nero

Publicação: 13/10/2021

 

Smartwatch uma aliado da saúde e do dia a dia

Os Smartwatches tornaram-se um produto indispensável para quem deseja monitorar as atividades físicas e se manter conectado ao seu smartphone. Possui dupla função, tanto como acessório de moda, como item de alta tecnologia.

Se alguns relógios oferecem funções básicas, outros se destacam pela presença de elementos como um GPS ou um monitor de frequência cardíaca, mais indicado para os atletas.

Existem dezenas de modelos disponíveis no mercado, o que costuma trazer dúvidas na hora de escolher o seu.

Foi justamente pensando nisso que nós fizemos uma análise rigorosa e criteriosa dos principais relógios inteligentes, buscando observar os principais aspectos que devem ser observados.

A seguir, mostraremos quais os principais aspectos técnicos que servem para definir a escolha do smartwatch perfeito para você.

5 características a serem observadas para escolher um smartwatch

1. Sistema Operacional

O primeiro fator técnico que deve ser levado em consideração no momento de escolher os smartwatch é saber qual o sistema que ele possui, pois a partir disso será possível identificar a compatibilidade com o seu telefone celular.

  • Wear OS : desenvolvido pelo Google, é compatível com Android e iOS (com funcionalidade limitada). Apesar de ser um pouco mais lento do que seus concorrentes, tem o melhor catálogo de aplicativos. Vale atenção ao modelo do relógios também, pois alguns modelos da Samsung com Wear OS não são compatíveis com iPhone.
  • Tizen OS : o maior concorrente da Apple mais uma vez veio da Samsung. Este é o mesmo sistema operacional da Samsung que roda principalmente em Smart TVs. No smartwatches ele é muito fluido e intuitivo, o que deixa a desejar são as opções de de aplicativos, mais restrita.
  • Watch OS : sistema operacional móvel desenvolvido pela Apple, específico para produtos da marca, sendo compatível apenas com os produtos mais recentes. Como sempre, a expertise da marca traz um sistema com fluidez e intuitividade.

2. Funcionalidades

Assim como nos smartbands, os relógios contam com uma infinidade de funções. Sendo possível monitorar as informações das atividades físicas, de sono, stress e outras condições de saúde.

As são os principais: Monitoramento de frequência cardíaca; Pedômetro (monitoramento de contagem de passos); Monitoramento de sono; Monitoramento de pressão arterial; Medidor de calorias; Distância percorridas e Oximetro.

Os três principais a observar são o monitor de frequência cardíaca, o pedômetro e a análise do sono. Além do esporte, também é interessante poder gerenciar suas notificações, músicas e chamadas de seu pulso.

Além disso, o grande diferencial dos smartwatch é poder interagir com seu smartphone, podendo receber notificações, mensagem e até mesmo atender a chamadas telefônicas ou ainda ativar a assistente pessoal.

3. Tipo de pulseira

O tipo de pulseira é um outro fator que deve ser levado em consideração, afinal ela deve ser confortável para uso ao longo do dia ou da noite.

Os materiais não devem trazer problemas com a ação da chuva, do sol, do suor ou ainda que causem alergias. Por isso mesmo que as pulseiras de silicone são as mais indicadas, já que são antialérgicas, confortáveis e bastante resistentes.

Além disso, diversas marcas propõem outras pulseiras compatíveis com o relógio fabricadas em outros materiais, como couro, por exemplo. Afinal, se você busca um visual mais clássico isso pode ser um ponto positivo.

4. Ergonomia e design

Como acessório de moda, não podemos deixar de ignorar o design e beleza do produto. E um dos pontos de atenção deve ser a tela, tanto quanto ao tamanho, qualidade e alta legibilidade.

Quanto ao design, pense se você prefere um modelo mais esportivo, ou então mais discreto, compacto e leve, Veja também como o tamanho da pulseira e no visor se adaptam ao su punho.

5. Tamanho da Tela

Você precisa levar em consideração o fato de que todo o manuseio do seu smartwatch será na tela, portanto, é preciso ter em mente o tamanho dela no momento de escolher qual será o seu produto.

Há quem prefira telas menores e mais discretas para se utilizar no dia a dia, entretanto, ter uma tela maior é mais indicado, já que permitirá a você ver com maior facilidade o que está sendo exibido e ainda utilizar o touch.

6. Bateria

É nesse ponto que muitas vezes encontramos um problema: a autonomia das baterias. Como não possui muito espaço interno, as baterias são bem pequenas e elas dependem, para seu bom funcionamento, de uma otimização entre o software usado e o hardware.

Além disso, existem fatores que podem influenciar na duração da bateria, como uso de dados móveis, ou GPS.

No geral, o tempo médio de duração é de 3-4 dias para os melhores relógios. Porém modelos de pontas podem durar apenas um dia, já outras se propõe a ficar mais de uma semana sem ter que fazer nova recarga.

7. Resistência

Se você praticar atividades ao ar livre, é melhor se o relógio tiver alguma resistência à água e maior resistência à poeira e / ou sujeira.

Mesmo que você não vá utilizar o seu smartwatch na água, é ideal ter um produto que tenha proteção quanto aos possíveis danos que são causados pela água.

Por isso é importante checar se há resistência à água de 5 ATM, o que significa que ele aguenta respingos e chuvas, além de mergulhos na água até 50 metros.

Guia Seletos: faça a escolha certa para você

Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.

Confira o artigo : Os 6 melhores Smartwatches

Perguntas frequentes

É possível usar um relógios inteligente com sistema Wear Os e um iPhone?

Infelizmente a resposta é não. Esse novo sistema Wear Os foi desenvolvido para melhorar o uso de relógios da Samsung com o aplicativos do Google e do sistema Android. Tendo sido deixado de lado a compatibilidade com osistema da Apple.

É possível usar um Apple Watch com Android?

Oficialmente a resposta é não. Aqui percebemos esse monopólio das marcas de celular com compatibilidade limitadas para seus acessórios. O grande problema é que não haverá o emparelhamento via Bluetooth entre os dois equipamentos. Até existem soluções rudimentares para forçar essa compatibilidade, mas saiba que não tem resultado eficiente garantido.

O Smartwatch precisa de conectividade Internet?

Existem smartwatch com opção de plano de internet. Lembre-se que é importante checar se sua operadora oferece esse tipo de serviço.

Ter essa conexão de internet no relógio permite que você faça chamadas, envie mensagens de texto, reproduza músicas, baixe aplicativos e faça qualquer coisa na Internet, sem realmente precisar estar conectado ao seu telefone. 

Aí depende, realmente, como você planeja usar o relógio. Se você quer ouvir música enquanto se exercita, mas deseja deixar o telefone no armário ou em casa, ter conexão de internet pode ser útil. Caso você sempre esteja com o telefone, essa é uma opção dispensável.

O que achou desse artigo?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!