Basta fazer uma pequena busca para descobrir que existem inúmeros modelos de ventiladores disponíveis para compra. Por conta disso, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual devem escolher.
Confira nesse artigo a lista de critérios técnicos que devem ser analisados nesse produto. Dentre eles estão especificações como tamanho e número de pás, que são de extrema importância para garantir a performance de um ventilador.
Principais aspectos para escolher um ventilador
1. Tamanho
Um dos principais pontos positivos de um ventilador de mesa é a sua portabilidade, pois, por ser mais compacto, ele pode ser levado para todos os lugares. Porém, para garantir isso é preciso que esse produto tenha o tamanho correto.
No geral, os modelos de ventilador desse tipo costumam ter entre 20 e 40 centímetros de diâmetro e qual escolher depende muito do lugar onde será utilizado.
Para cômodos menores as versões de 20 a 30 centímetros são as mais indicadas e conseguirão refrescar bem. Mas se o ambiente for maior então o melhor é dar preferência às opções de 40 centímetros.
2. Vazão de ar
A vazão de ar de um ventilador diz respeito a capacidade de ventilação desse produto, ou seja, quanto de vento que ele consegue produzir. Para saber qual é a ideal deve-se avaliar o tamanho do cômodo onde o aparelho será utilizado.
Para ambientes de até 10m² pode-se investir em um ventilador com vazão entre 1m³/s e 1,7m³/s.
Para locais de tamanho médio, entre 25m² a 35m², os modelos mais indicados são os que têm vazão de 2m³/s ou mais.
Já caso o ambiente seja bem maior do que isso é melhor investir em dois ventiladores para conseguir deixá-lo mais fresco.
3. Potência do motor
A potência está diretamente relacionada a capacidade do ventilador de mesa em produzir vento. Com isso, quanto maior ela for, mais eficiente será esse produto.
É bastante comum que os modelos disponíveis para comprar tenham entre 50 e 150 watts de potência. Os que ficam abaixo de 100 watts são mais fracos e não terão uma grande capacidade de refrescar a casa, gerando um vento mais leve.
Por outro lado, os que funcionam com um motor acima de 100 watts de potência, chamados de force ou turbo, são os mais indicados, já que conseguem produzir mais vento e deixam os ambientes mais frescos.
4. Pás
O número de pás que são encontradas nas hélices do ventilador de mesa também faz a diferença no seu funcionamento. Normalmente nesse produto podem existir entre três e seis pás.
Os que possuem três são os mais fracos, porém funcionam bem. Mas, os modelos que têm quatro ou seis pás apresentam uma performance superior.
5. Ruído
Não tem nada pior do que tentar dormir e ficar ouvindo um alto barulho saindo do ventilador. Infelizmente muitos modelos não são nada silenciosos e realmente incomodam quando são usados continuamente.
Para evitar isso é melhor dar preferência para as opções que garantem uma baixa emissão de ruído, muitas vezes chamadas de silence.
6. Diferenciais
Hoje em dia é possível encontrar ventiladores de mesa que trazem diferenciais bastante interessantes.
Os modelos com controle remoto são um bom exemplo disso. Com eles é possível alterar a velocidade e ligar ou desligar o aparelho sem precisar se movimentar até o local onde está.
Há também opções que vêm com um recipiente para colocar repelente, que enquanto liberam vento também disseminam o repelente para manter os insetos e mosquitos longe.
7. Classificação energética
É comum que no verão a conta de energia elétrica suba, já que nesse período se tomam mais banhos e há um intenso uso de produtos de refrigeração. Dessa forma, para evitar um gasto excessivo deve-se dar preferência aos modelos de ventilador de mesa que possuem uma classificação energética A, pois esses são os mais econômicos.
8. Voltagem
Por último, não se esqueça de checar qual é a voltagem do ventilador de mesa que está pensando em adquirir.
Grande parte das opções disponíveis para compra não são bivolt e somente funcionam em tomadas 110 ou 220 volts. Por isso, para não queimar o produto na primeira vez que for usá-lo adquira o que se adequa a voltagem da sua casa.
Qual o melhor ventilador de mesa?
Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?
Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.
Confira nosso artigo sobre Os 5 melhores ventiladores de mesa.
Perguntas frequentes
Onde colocar um ventilador de mesa?
Uma das grandes facilidades do ventilador de mesa é que ele pode ser colocado no lugar que for mais cômodo para você.
É possível posicioná-lo em cima de aparadores e mesas ou até mesmo no chão, caso não queira um vento muito direto no rosto.
Além disso, para conseguir refrescar o ambiente com maior eficiência indica-se posicionar o ventilador de mesa para cima, de forma que ele ventile as partes mais altas do ambiente, que é o local onde o ar quente costuma ficar.
Pode-se também colocá-lo virado para o lado da janela, pois assim o ar quente que vem de fora terá mais dificuldade em entrar para dentro da casa.
Qual a diferença entre ventilador de mesa, pedestal / coluna, torre e parede?
No momento de adquirir um ventilador é bastante comum ver modelos de mesa, coluna, torre e parede para comprar. Por mais que todos tenham a função de refrescar e produzir vento, há algumas diferenças entre cada um deles.
O ventilador de mesa é o mais portátil e comum de todos. Esse modelo é composto por uma base pequena e curta e pode ser transportado facilmente para qualquer ambiente da casa.
Também chamado de ventilador de coluna, o ventilador de pedestal possui uma base mais alongada que normalmente tem 40 centímetros de altura. Ele também pode ser levado para vários lugares e costuma funcionar com até cinco velocidades e ter controle, sendo ótimo para uso doméstico.
O ventilador de torre é o que tem o design mais diferente de todos. Esse é totalmente estreito e uma ótima opção para locais pequenos, já que são finos. O sistema de ventilação desse modelo também é diferenciado e a ventilação que ele costuma criar é tipo folha, que é mais suave.
Já o ventilador de parede é muito parecido com o de mesa, com a diferença que deve ser fixado diretamente nas paredes. Esses são muito utilizados em comércios e empresas e há opções com tamanhos entre 40 e 70 centímetros de diâmetro.
Vale saber também que existem ainda os ventiladores de teto.
Quantas velocidades tem um ventilador de mesa?
Praticamente 100% dos ventiladores de mesa funcionam com três opções de velocidade: mínima, média e máxima. Isso é bastante positivo, pois assim é possível regular quanto de vento que se deseja que esse produto libere de acordo com o calor.
Porém, há modelos que conseguem produzir uma maior intensidade de vento do que outros e isso está relacionado a potência e a vazão de ar do aparelho.