Como escolher uma boa máquina de cortar cabelo


Por Fabiane Del Nero

Atualizado em

 

A máquina de cortar cabelo é um produto que facilita o dia a dia de barbeiros, cabeleireiros e pessoas que gostam de cortar seus fios em casa, de maneira rápida e eficiente. 

Para conseguir aproveitar os benefícios desse aparelho é necessário escolher uma opção que se adapte às suas necessidades.

Dessa forma, para te ajudar com isso, confira a seguir quais são as características que não podem deixar de ser analisadas na hora de adquirir a melhor máquina de cortar cabelo. 

Principais aspectos para escolher uma máquina de cortas de cabelo

1. Potência

Toda máquina de cortar cabelo conta com um motor que é responsável por fazê-la funcionar. Avaliar qual é a potência desse motor é o primeiro passo para acertar na escolha.

O ideal é que esse aparelho apresente uma potência superior a 8 watts, mas fique atento, pois existem opções com motores menos potentes do que isso. Essas podem te decepcionar principalmente se você possui bastante cabelo, pois não apresentam uma força de funcionamento tão alta, sendo consideradas mais fracas e lentas.

Além disso, ainda falando sobre o motor, verifique o nível de ruído que ele cria na máquina. Nesse caso, as mais silenciosas são melhores. Infelizmente, este critério nem sempre é indicado nas características do produto.

2. Forma de alimentação

No quesito alimentação, é possível encontrar modelos de máquina de cortar cabelo com fio ou sem.

Os que são com fio somente ligam se estiverem conectados à tomada e são mais baratos. Porém, eles oferecem uma menor liberdade de uso e caso não haja energia não conseguirão ligar.

Por outro lado, as opções sem fio são mais práticas e podem ser utilizadas em qualquer lugar, inclusive onde não há tomadas. No entanto, por serem mais avançadas essas máquinas são as mais caras.

3. Autonomia da bateria e tempo de carga

Se a ideia é adquirir uma máquina de cortar cabelo com funcionamento a bateria, então é preciso verificar a sua autonomia. Esse critério diz respeito ao tempo em que o aparelho consegue se manter ligado sem precisar de recarga e isso varia bastante de modelo para modelo.

É possível encontrar produtos que oferecem uma autonomia de uma hora, enquanto que outros funcionam por mais ou menos tempo do que isso. Dessa forma, o ideal é dar preferência para as máquinas que garantem no mínimo 60 minutos de autonomia.

4. Pentes

Um item fundamental em toda máquina de cortar cabelo é o pente, acessório que irá determinar a altura de corte dos fios. No geral, esse produto costuma vir com pelo menos quatro pentes, sendo que existem modelos que contam com mais de dez.

As opções que vêm acompanhadas de inúmeros pentes criam mais possibilidades de corte, sendo ideais principalmente para um uso profissional. Já para um uso doméstico indicam-se aparelhos que ofereçam, pelo menos, quatro tamanhos de pente, pois assim é possível variar o corte caso se queira. 

5. Lâminas

As lâminas presentes nesse produto são as responsáveis por, na prática, cortar os cabelos. Logo, é fundamental que elas sejam de qualidade e apresentem um excelente desempenho e precisão.

O material mais recomendado para a produção dessas lâminas é o aço inox, pois ele não enferruja e se mantém em boas condições por muito tempo. Também é importante checar se elas são autoafiáveis, pois, caso contrário, será preciso trocá-las quando perderem o corte. 

Outro ponto de atenção está relacionado a limpeza desse componente. Para que a higienização seja eficiente o ideal é lavar as lâminas, porém nem todos os modelos oferecem essa opção. Portanto, é preciso checar as recomendações do fabricante.

6. Acessórios

Os pentes não são os únicos acessórios que podem ser encontrados em uma máquina para cortar cabelo. Existem também outros itens que podem vir com esse produto e que são bastante interessantes no dia a dia.

Os mais comuns são as tesouras e as escovas de limpeza e a grande maioria das opções conta com esses acessórios adicionais. Porém, existem ainda algumas máquinas que acompanham um óleo lubrificante, que serve para a conservação e durabilidade das lâminas.

7. Ergonomia

Para conseguir utilizar a máquina de cortar cabelo corretamente e de forma eficiente, é necessário que ela apresente uma boa ergonomia. Alguns fatores são responsáveis por garantir essa característica.

O peso e o encaixe nas mãos são os principais deles. Máquinas muito pesadas podem cansar rapidamente os braços e deixam de ser úteis para uso durante períodos mais longos. Por isso, o ideal é que esse produto tenha um peso menor do que 600 gramas.

Já o seu formato e tamanho devem ser pensados para que as pessoas consigam segurá-lo sem dificuldades e com firmeza. Para se assegurar disso pode-se testar o produto, fazendo movimentos parecidos com os que são realizados durante o corte dos fios. 

8. À prova d’água ou não

Por fim, vale a pena atentar para o fato da máquina de cortar cabelo ser ou não à prova d’água. Esse é um recurso que faz a diferença para quem pretende utilizar esse aparelho para aparar pelos durante o banho, por exemplo. No entanto, essas versões somente são encontradas em modelos sem fio e costumam ter um preço mais alto. 

Guia Seletos: faça a escolha certa para você

Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com as melhores máquinas de cortar cabelo.

Perguntas frequentes

A seguir você confere quais são as perguntas mais comuns sobre a máquina de cortar cabelo, juntamente com suas respostas.

Como limpar a máquina de cortar cabelo?

Realizar a correta limpeza da máquina de cortar cabelo é a melhor maneira de garantir a durabilidade deste produto.

O ideal é que suas lâminas e pentes sempre sejam lavados após o uso e isso deve ser feito com água corrente. O aparelho também pode ser lavado em água, se for à prova d’água, caso contrário o ideal é apenas passar um pano sobre ele.

Além disso, vale a pena ainda utilizar as escovas de limpeza que vêm com esse produto antes de guardá-lo ou quando não for possível lavar seus componentes.

Como lubrificar a máquina de cortar cabelo?

Se você quer guardar a sua máquina funcionando bem , por muito tempo, é necessário cuidar dela. Além de limpar e lavar, especialistas afirmam que lubrificar a lâmina fará durar anos, até décadas. Afinal, o óleo reduz a fricção e faz com que a lâmina não prenda ao cabelo, aqueça ou queime a pele.

Muitos aparelhos acompanham em seu kit uma pequena ampola com lubrificante.

Um método é a lubrificação de cinco pontos. Antes de cada uso, com a lâmina funcionando, coloque uma gota em cada lado da lâmina e uma no meio. Em seguida, coloque uma gota em cada lado, entre a lâmina inferior e a lâmina superior fixa.

Para finalizar, desligue a máquina e remova o excesso de óleo com um pano seco limpo ou papel toalha.

Onde comprar uma máquina de cortar cabelo?

A máquina de cortar cabelo pode ser adquirida em diversos lugares. É muito comum que ela seja vendida em lojas de itens de cabeleireiro e de departamento, mas em alguns hipermercados também é possível encontrá-la.

Outro ponto positivo é que essa compra pode ser realizada tanto em lojas físicas, quanto online, e na internet há uma vasta gama de opções.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!