You dont have javascript enabled! Please enable it!

Como escolher uma churrasqueira elétrica


Por Fabiane Del Nero

Publicado em 16 fevereiro, 2022  

 

A churrasqueira elétrica é um produto que reúne uma série de vantagens. Prático, portátil, fácil de usar, ele pode ser colocado em qualquer lugar, inclusive em varandas.

Desse modo, para não errar na compra é preciso prestar atenção em alguns detalhes.

A seguir, mostramos tudo o que deve ser avaliado na hora de adquirir a melhor churrasqueira elétrica.

Principais aspectos para escolher uma churrasqueira elétrica

1. Potência

Para conseguir aquecer de maneira eficiente é importante que a churrasqueira elétrica tenha uma boa potência.

De um modo geral, é comum que esse produto funcione com uma potência que varia entre 1.400 e 2.000 watts e esse fator faz toda a diferença no seu desempenho. Dessa forma, é preciso ter em mente que quanto mais potente for a churrasqueira, mais rápido ela irá aquecer e mais quente ficará a sua grelha. 

Por outro lado, se houver uma potência mais baixa o processo de aquecimento e a temperatura atingida serão inferiores.

No entanto, vale ressaltar que modelos mais potentes gastam mais energia. Então, é preciso pensar nesses dois fatores na hora de escolher a sua. 

2. Tamanho

Atualmente é possível encontrar para comprar churrasqueiras elétricas de variados tamanhos e para fazer uma boa aquisição é preciso pensar no número de integrantes que existem na casa.

As opções que apresentam grelha de 30 a 40 centímetros são indicadas para o preparo de alimentos para até duas pessoas.

Já os modelos de 40 a 50 centímetros são mais amplos e, com isso, conseguem assar carnes para três ou mais pessoas.

Assim, ao escolher a churrasqueira do tamanho ideal consegue-se assar todos os alimentos juntos e de uma vez só, sendo possível ter uma alimentação em família saborosa e com todos reunidos.

3. Material

O material utilizado na fabricação da churrasqueira elétrica faz toda a diferença na resistência, durabilidade e facilidade de limpeza desse produto. Deste modo, saiba que existem opções feitas com base em aço inox e alumínio.

As de aço inox possuem uma qualidade superior ao alumínio, por isso costumam ser mais caras.

Também é preciso checar qual a matéria-prima da grelha. A maioria dos modelos possui grelha de alumínio, porém existem alguns que contam com revestimento antiaderente. Esses são os mais fáceis de limpar e não permitem que os alimentos grudem. Devido a isso, são considerados melhores. 

4. Controle de temperatura

Para conseguir assar e grelhar da melhor maneira os alimentos o ideal é que a churrasqueira elétrica tenha controle de temperatura. Isso porque a temperatura utilizada para o preparo de legumes costuma ser diferente da de carnes, que também é diferente da do pão de alho, por exemplo.

Com isso, quando se tem um termostato é possível escolher a intensidade de calor e assim nada ficará muito queimado e nem no ponto diferente do desejado. 

5. Portabilidade

Se você deseja levar a sua churrasqueira elétrica para diversos lugares vale a pena investir em um modelo que seja portátil. Para isso é preciso que ele conte com algumas características.

A primeira delas é ser leve e nesse caso as opções de menos de 2,5 kg são ideais.

O tamanho também faz a diferença nesse critério e as opções de mesa, ou seja, que não possuem pés altos são as mais fáceis de transportar.

Além disso, cheque se a churrasqueira apresenta alças e se elas forem frias, melhor. 

6. Facilidade de limpeza

Uma das tarefas mais chatas após um churrasco é a limpeza da churrasqueira. Dessa forma, para evitar problemas com relação a isso o ideal é que o modelo escolhido seja fácil de limpar.

O revestimento antiaderente na grelha já facilita bastante o processo de higienização.

Porém, outro detalhe que pode ajudar é a possibilidade de remoção da grelha, da resistência e da bandeja coletora de gordura.

7. Voltagem

Mais um ponto de atenção com relação a churrasqueira elétrica é a sua voltagem. Esse não é um produto produzido em versões bivolt, o que torna necessário escolher entre 110 e 220 volts.

Todavia, é interessante saber que as versões de 220 volts costumam trabalhar com uma potência maior, então se quiser alta potência e tiver uma tomada 220 v disponível invista nelas. 

Qual são as melhores churrasqueiras elétricas?

Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo de churrasqueira elétrica escolher?

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.

Confira nosso artigo sobre As 5 melhores melhores churrasqueiras elétricas

Perguntas frequentes

Qual a melhor churrasqueira: elétrica, a gás ou carvão?

Quando se fala em churrasqueira, além das versões a carvão, que são as mais tradicionais, é possível encontrar também opções elétricas ou a gás. Uma dúvida muito comum com relação a isso é qual delas é a melhor.

A churrasqueira a carvão é muito conhecida por todos. Ela tem como grande vantagem deixar as carnes com um sabor mais defumado e dura por muitos anos. Porém, costuma fazer bastante fumaça e sujeira, é maior e mais robusta e não pode ser instalada dentro de casa.

As versões elétricas são o completo oposto. Essas normalmente são pequenas, fazem pouca ou nenhuma fumaça e podem ser utilizadas em interiores também. O ponto negativo é que não conferem aos alimentos o toque defumado, pois não usam carvão para aquecer.

Já os modelos de churrasqueira a gás são muito parecidos com os elétricos e não fazem muita fumaça e nem sujeira. No entanto, esses são maiores e de embutir, sendo necessário ter um espaço específico para a sua instalação. 

Tem que colocar água na churrasqueira elétrica?

Alguns modelos de churrasqueira elétrica vêm com um recipiente para colocação de água que evita que esse produto faça fumaça enquanto é utilizado. Graças a isso, consegue-se fazer churrasco dentro de casa sem problemas.

Porém, a utilização de água nesse produto somente é recomendada nas opções que já possuem esse recipiente e, caso elas não tenham, não deve-se usá-la.

Além disso, sempre que for utilizar a churrasqueira elétrica com água recomenda-se a colocação de luvas térmicas para evitar queimaduras. 

Como usar uma churrasqueira elétrica?

Utilizar a churrasqueira elétrica é muito simples e não é necessária nenhuma preparação prévia para assar as carnes nela.

Com isso, se você quer aprender a utilizar esse produto basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Apoie a churrasqueira em uma superfície lisa e firme
  2. Conecte o produto na tomada
  3. Selecione a temperatura desejada caso exista um termostato
  4. Separe as carnes a serem assadas e as tempere a gosto
  5. Coloque os alimentos em cima da grelha e aguarde até que fiquem no ponto desejado
  6. Depois de terminar o preparo desligue a churrasqueira elétrica e aguarde até que seus componentes esfriem
  7. Limpe o produto de acordo com as orientações do fabricante e o armazene no local mais adequado.

Onde comprar uma churrasqueira elétrica?

A churrasqueira elétrica está disponível para venda nos mais variados estabelecimentos. Dessa forma, ela pode ser adquirida em praticamente qualquer loja que venda eletrodomésticos e produtos elétricos para cozinha.

Essa compra pode também ser feita em lojas físicas ou online e na internet é possível encontrar uma vasta gama de modelos, desde os mais simples até os mais avançados. 

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!