You dont have javascript enabled! Please enable it! Como escolher uma fechadura digital - Seletos

Como escolher uma fechadura digital


Por Steven Cohen

Publicado em 14 fevereiro, 2022  

 

A fechadura digital normalmente é procurada parar melhor a segurança de casas, comércios e empresas. Por isso, esse produto teve um aumento crescente nas suas vendas, nos últimos anos. 

Dentre os modelos disponíveis, existem aqueles que são abertos com senha, outros com biometria e alguns mais completos contam com alarme e muitos outros recursos.

Foi assim que, buscamos analisar as características mais importantes a respeito desse produto, para que o processo de compra se torna mais fácil.

Portanto, para te ajudar com isso, separamos abaixo tudo o que deve ser verificado para adquirir a melhor fechadura digital para você.

Principais aspectos para escolher uma fechadura digital

1. Modo de abertura

Um grande ponto positivo da fechadura digital é que ela dispensa o uso de chaves e pode ter diferentes modos de abertura. Dessa forma, existem modelos que abrem através de senha numérica, outros por biometria, cartão de proximidade e assim por diante. Cada uma dessas opções apresenta suas vantagens e desvantagens.

  • Senha numérica: As fechaduras com abertura através de senha numérica são as mais comuns. Elas têm alta praticidade, pois qualquer pessoa com a senha pode abri-las, porém este também é um ponto negativo, já que diminui a segurança. 
  • Biometria: Muito avançados e modernos, os modelos que abrem com biometria são bastante interessantes e altamente seguros. Além disso, alguns também oferecem abertura com senha, permitindo que quem não tenha a digital cadastrada também possa entrar.
  • Cartão de proximidade ou chave RFID: Algumas opções de fechadura digital vêm acompanhadas de um cartão que funciona como uma chave e é lido eletronicamente. Esse método de abertura é bastante prático, mas é preciso sempre tê-lo em mãos para destravar a porta. 
  • TAG: A TAG é muito parecida com o cartão de proximidade, com a diferença de que pode ser colada em objetos e que é menor. 
  • App: Existem ainda modelos de fechadura digital que são desbloqueados através de aplicativos instalados em celulares e computadores. Esses são os menos práticos, pois caso não se tenha um desses aparelhos por perto não será possível abrir a porta.

2. Número de usuários

Um outro ponto que deve ser checado no momento de comprar uma fechadura digital é o número de usuários que podem ser gravados nela.

Com relação a senha numérica, existem opções que gravam apenas uma e outras que permitem até quatro ou mais combinações. 

Já as opções que abrem com cartão, chave ou TAG costumam permitir até 100 usuários diferentes. Portanto, avalie qual se adapta melhor às suas necessidades.

3. Instalação

Atualmente é possível encontrar dois tipos de fechadura digital, as de sobrepor e as de embutir.

As opções de sobrepor são as mais fáceis de instalar, pois são colocadas sobrepostas à porta. Nesse caso é utilizado um trinco de encosto que é fixado sobre a moldura da porta. Esses modelos podem ser instalados em portas com espessura mais fina, a partir de cerca de 25 mm.

Por outro lado, as fechaduras digitais de embutir possuem uma instalação um pouco mais complexa, pois seu maquinário é colocado dentro da porta. Justamente por isso, essas versões somente podem ser utilizadas em portas com espessuras que variam de 35 a 50 mm.

4. Alimentação e autonomia

A grande maioria das fechaduras digitais possui alimentação através de quatro pilhas AA. O que diferencia umas das outras é a autonomia, ou seja, quanto tempo podem funcionar com as mesmas pilhas.

Muitos modelos conseguem se manter com carga por até um ano, sendo bastante econômicos, mas existem opções que duram menos do que isso. Então, não deixe de verificar esse detalhe.

5. Design

No geral, as fechaduras digitais apresentam um design bastante moderno e tecnológico, porém, existem diferenças entre elas. É possível encontrar modelos mais básicos e simples, enquanto que outros contam com uma aparência mais sofisticada.

Existem também opções que são menores e outras têm um tamanho maior e mais robusto.

Com relação ao teclado, é interessante saber que algumas versões são touch screen, sendo essas bem modernas e avançadas. Além disso, vale a pena verificar se o teclado é iluminado, pois isso facilita a digitação da senha à noite.

6. Funcionalidades

Engana-se quem pensa que a única função da fechadura digital é trancar e destrancar as portas. Na realidade, para garantir a segurança dos ambientes e permitir a sua boa utilização, esse produto pode ser equipado com uma série de funcionalidades. Dentre elas, as mais relevantes são:

  • Trava automática: Tranca automaticamente a porta após ela ser fechada, evitando que fique destrancada por algum esquecimento. 
  • Função não perturbe: Desabilita a abertura da porta pelo lado de fora, mesmo com senha.
  • Alarme de violação / intrusão: Libera um aviso sonoro sempre que a senha for digitada errada cinco vezes ou quando detectar algum tipo de arrombamento.
  • Sensor de calor interno: Abre a porta quando ocorre um aumento de temperatura.
  • Função Anti-spy: Solicita a digitação de números aleatórios antes ou depois da colocação de senha.
  • Sinalização de bateria fraca: Avisa quando a carga das pilhas está acabando.

Guia Seletos: faça a escolha certa para você

Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.

Confira As 5 melhores fechaduras digitais. 

Perguntas frequentes

Para que não te reste nenhuma dúvida a respeito da fechadura digital, abaixo respondemos as perguntas mais comuns sobre esse produto.

Como funciona uma fechadura digital?

Diferente das fechaduras convencionais, a fechadura digital dispensa o uso de chaves e tem um processo de abertura que pode ser realizado através de senha, cartão de aproximação, biometria e muito mais.

Para funcionar, esse produto possui uma alimentação que normalmente é realizada por pilhas e, quando sua abertura é acionada, destrava a porta permitindo a entrada das pessoas.

O mais interessante é que tudo isso funciona de maneira praticamente automática, o que deixa o dia a dia muito mais prático. 

Como instalar uma fechadura digital?

O processo de instalação da fechadura digital varia de acordo com o modelo escolhido. Deste modo, como dissemos mais acima, existem as opções que são de embutir e de sobrepor.

Sempre que é feita a aquisição desse produto ele vem acompanhado de um manual de instruções, no qual existe um passo a passo para a sua instalação. Porém, se você não deseja chamar um técnico para fazer isso e quer uma opção fácil de instalar, dê preferência as de sobrepor.

Deste modo, no geral, as etapas para colocação de um modelo desse tipo são: 

  1. Faça as marcações na porta no local onde a fechadura será instalada, sendo que o ideal é que ela fique a uma altura de aproximadamente 90 cm.
  2. Crie um furo na porta utilizando uma serra copo ou broca do tamanho especificado pelo fabricante.
  3. Passe o cabo flat pelo furo da porta, encaixe e segure a parte externa da fechadura na posição em que ela deverá ficar e mantenha segurado também o suporte interno na posição em que deverá ser colocado.
  4. Pegue a furadeira novamente e fixe o suporte interno, que é a base de metal, no lado de dentro da porta.
  5. Ligue o cabo flat na parte interna da fechadura e depois a fixe sobre o suporte interno.
  6. Encaixe o trinco na lingueta da porta e marque a altura dele no batente. Em seguida o parafuse, coloque a fechadura no modo manual e a feche.
  7. Faça o acabamento para esconder os parafusos e o trinco, insira as pilhas na fechadura e realize a sua configuração de acordo com as instruções do fabricante. 

Steven Cohen

Steven Cohen é francês especializado em tecnologias e novidades digitais. Morando no Brasil, se especializou no mercados digitais, SEO e Blog, e é um dos idealizadores do projeto Seletos. Ótimo perfil analista e critico, traz todo seu conhecimento para Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>