Como escolher um esterilizador de mamadeira 


Por Fabiane Del Nero

Publicação: 16/03/2021

 

Como escolher um aparelho para esterilizar mamadeiras ?

A esterilização das mamadeiras é fundamental para eliminar os micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde do bebê e assim mantê-las seguras.

Esse processo faz parte da rotina de praticamente todos os pais e, para que seja realizado corretamente, é preciso um bom esterilizador.

Esse produto é bastante fácil de utilizar e está disponível em diversas opções. Existem aqueles que vão ao micro-ondas e outros que são elétricos. 

Porém, no momento de escolher entre um deles, é necessário se atentar a alguns critérios importantes para o dia a dia.

A seguir você encontra todos os fatores que não podem deixar de ser avaliados em um esterilizador de mamadeira.

Ao observá-los, você conseguirá escolher o melhor para você.

Principais aspectos para escolher um aparelho esterilizador de mamadeiras

1. Funcionamento

Quando se fala em esterilizador de mamadeira é possível encontrar opções de micro-ondas ou elétricas.

Os modelos de micro-ondas possuem um valor mais acessível e são muito fáceis de usar. Neles cabe uma boa quantidade de mamadeiras e o tempo de esterilização depende da potência do aparelho.

Já as opções elétricas são as mais modernas e avançadas, por isso, custam mais. O ponto positivo é que muitas vezes elas são programáveis e assim executam os ciclos de esterilização na hora desejada. A desvantagem é que esse tipo de esterilizador costuma demorar um pouco mais para fazer o seu trabalho. 

2. Capacidade

Outro fator essencial a ser avaliado no esterilizador de mamadeira é a sua capacidade, que diz respeito a quantidade de mamadeiras que podem ser esterilizadas de uma vez só.

É bastante comum encontrar modelos com capacidades que variam entre duas e seis mamadeiras, e, qual escolher, dependerá da sua forma de uso. 

Quem costuma esterilizar uma grande quantidade de itens deve optar pelos esterilizadores maiores, que acabam sendo mais práticos.

Por outro lado, se você esteriliza poucas mamadeiras então as opções para 2 ou 4 unidades irão suprir a sua necessidade.

3. Tempo para esterilização

O período que o esterilizador demora para finalizar o seu ciclo de esterilização varia de modelo para modelo.

Há opções que são mais rápidas e levam apenas 90 segundos para realizar esse processo, já outras são um pouco mais lentas e podem chegar a até 15 minutos. 

Sobre isso, não há certo ou errado. Na realidade, é necessário analisar a sua pressa para que as mamadeiras fiquem prontas para uso.

Porém, saiba que os esterilizadores elétricos são os mais demorados e o tempo de esterilização das opções de micro-ondas não depende apenas do produto, mas também da potência do próprio micro-ondas.

Então, sempre cheque nas especificações do fabricante essa informação.

Os três tópicos citados acima são os mais fundamentais a respeito de um esterilizador de mamadeira, mas não são os únicos importantes nesse produto. Por isso, agora você confere o que mais deve checar. 

4. Esterilizador comum ou saco esterilizador

Antigamente somente se encontravam para comprar os esterilizadores comuns, que costumam ser redondos e ter hastes para a colocação das mamadeiras.

Mas hoje em dia já são vistos os sacos esterilizadores, que executam o mesmo trabalho, mas são bastante diferentes. Nestas opções costuma caber no máximo duas mamadeiras e sua vida útil é limitada, podendo ser usadas cerca de 20 vezes. A grande vantagem desses sacos é que eles são ótimos para serem levados em viagens, pois são pequenos e fáceis de transportar.

Por outro lado, para o dia a dia a melhor escolha é o esterilizador comum, que irá durar por muito tempo e tem capacidade mais alta.

5. Diferenciais do produto

Por mais que todos os esterilizadores de mamadeira cumpram as mesmas funções, alguns deles apresentam certos diferenciais que podem ser interessantes.

Exemplos disso são as opções que têm hastes removíveis e assim podem ser organizadas da maneira que o usuário achar melhor.

Há também modelos que vêm com uma pinça para facilitar o processo de retirada das mamadeiras de dentro do produto.

Além disso, analise se o esterilizador escolhido possui alguma característica diferente e se ela é interessante e útil para você.

6. Tamanho

Nem sempre a capacidade desse produto está diretamente relacionada ao seu tamanho, isto porque, na realidade, existem esterilizadores maiores e outros mais compactos.

Graças a isso, quem tem menos espaço pode optar por um modelo pequeno, enquanto que quem possui uma área mais ampla para as coisas do bebê não precisa se preocupar com isso.

7. Segurança

Todo esterilizador realiza a esterilização através de vapor, por isso, é sempre necessário tomar cuidado no momento de abrir o seu recipiente.

Mas, além disso, vale a pena também verificar se o produto apresenta algum tipo de mecanismo de segurança. Muitas opções contam com uma trava que mantém a tampa fechada evitando queimaduras.

Há ainda modelos elétricos que desligam automaticamente quando finalizam o ciclo. Portanto, para não se queimar cheque isso.

Guia Seletos: faça a escolha certa para você

Você ainda está na dúvida e não sabe qual modelo escolher?

Para ajudar você, nós fizemos uma lista com os melhores modelos do mercado.

Confira o Guia dos melhores esterilizadores de mamadeira

Perguntas frequentes

Tudo o que diz respeito ao universo dos bebês costuma gerar bastante dúvida e incerteza para os pais. Isso também acontece com o esterilizador de mamadeira, por conta disso, agora vamos responder às perguntas mais comuns sobre esse produto. 

Como funciona o esterilizador de mamadeira?

O esterilizador de mamadeira realiza a esterilização a partir do vapor que é gerado quando a água entra em contato com o calor. Na realidade, esse funcionamento é bem simples e não há muitos segredos.

Assim, basta inserir água no produto e fechá-lo com a tampa. Quando ele for exposto ao calor, que pode vir a partir da energia elétrica ou do micro-ondas, a água começará a evaporar.

Com isso, será gerado o vapor que é o responsável por matar os germes e bactérias que possam estar nas mamadeiras e seus acessórios.

Quais produtos podem ser esterilizados no esterilizador de mamadeira?

Por mais que, como o próprio nome diz, o esterilizador seja indicado para o uso com mamadeiras e seus acessórios como tampa e bico, outros itens também podem ser esterilizados nesse produto.

Ele é indicado também para a higiene de chupetas e pode ser utilizado com alguns modelos de mordedor, caso isso seja permitido pelo fabricante.

É importante saber que esse processo de esterilização, principalmente da mamadeira, deve ser realizado sempre antes de cada uso, até que o bebê complete seis meses.

Depois disso a recomendação é que seja feito uma vez ao dia até a criança completar um ano. Passado esse tempo, a esterilização não é mais necessária. 

Como usar um esterilizador de mamadeira?

A forma de uso do esterilizador de mamadeira depende do modo de funcionamento desse produto. Assim, se altera se ele é elétrico ou de micro-ondas.

O ponto positivo é que esse processo é bem simples de ser realizado em ambas essas opções e a seguir você encontra um passo a passo de como usar o esterilizador.

Esterilizador de micro-ondas 

  1. Higienize bem as mamadeiras usando água e sabão.
  2. Remova a bandeja e insira na base do esterilizador a quantidade de água recomendada pelo fabricante.
  3. Encaixe novamente a base e coloque as mamadeiras nas hastes do produto voltadas com a boca para baixo. Insira também seus acessórios de modo que tudo fique encaixado.
  4. Feche o esterilizador com a tampa e o leve ao micro-ondas.
  5. Selecione o tempo de esterilização de acordo com o seu modelo e ligue o micro-ondas. 
  6. Após a esterilização terminar, aguarde alguns minutos até que o esterilizador esfrie.
  7. Em seguida retire o produto, abra a sua tampa e pegue a mamadeira limpa. 


Esterilizador elétrico

  1. Higienize bem as mamadeiras usando água e sabão.
  2. Certifique-se que o esterilizador está desligado e fora da tomada.
  3. Insira água no recipiente indicado de acordo com a quantidade especificada pelo fabricante.
  4. Coloque as mamadeiras dentro do esterilizador viradas com a boca para baixo de maneira que fiquem bem encaixadas. Insira também os bicos e tampas caso caiba.
  5. Feche o esterilizador com a tampe e o coloque na tomada.
  6. Ligue o produto e o deixe executar o seu ciclo de esterilização.
  7. Quando o ciclo terminar, retire a tampa do esterilizador e pegue as mamadeiras. 

Lembre-se de que sempre antes de retirar as mamadeiras de dentro do esterilizador deve-se deixá-las esfriar.

Quanto tempo devo deixar o esterilizador de mamadeiras no micro-ondas?

O tempo com que o esterilizador de mamadeira deve ser deixado no micro-ondas varia de modelo para modelo e também de acordo com a potência do seu aparelho.

Por isso, é fundamental checar na descrição do fabricante qual é o período de esterilização do produto que você escolheu. Há opções que realizam esse processo em dois minutos, outras demoram quatro e assim por diante.

Além disso, esse tempo é alterado conforme a potência do micro-ondas, então é sempre importante saber qual é a do seu modelo. Fazendo isso você irá realizar a esterilização da maneira correta. 

Onde comprar um esterilizador de mamadeira?

Encontrar um esterilizador de mamadeira para comprar é muito fácil e diversas lojas de produtos para bebês vendem esse item.

Assim, pode-se fazer essa compra em lojas de departamento, hipermercados e até mesmo algumas farmácias maiores. Inclusive, a compra pode ser realizada online ou fisicamente. 

O que achou desse artigo?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Fabiane Del Nero

Fabi, uma das fundadoras do projeto Seletos, é apaixonada por tecnologia, novidade, criatividade e inovação. E encara esse desafio a 100%. Dona de uma opinião direta e sincera, agrega valor e conteúdo de qualidade ao projeto Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!