Como escolher uma lavadora de alta pressão 


Por   Steven Cohen

Publicação: 30/03/2021

 

Como escolher sua lavadora de alta pressão?

Esses equipamentos bombeiam a água sob pressão por meio de uma tubulação, de modo que se possa fazer a limpeza de superfícies, da maneira mais eficaz possível, utilizando um jato de água a alta velocidade.

Com tantas opções hoje no mercado, a maior parte dos consumidores têm muitas dúvidas a respeito de qual lavadora de alta pressão escolher.

Por ser um produto cada vez mais requisitado, e quando não é de qualidade pode acabar ocasionando problemas muito rápido, é importante saber quais as melhores opções para comprar um bom produto.

É o caso, por exemplo, de uma lavadora que possui menos pressão, o que não é eficaz para alguém que quer um produto que ajude a tirar até as sujeiras mais difíceis.

Portanto, a seguir, nós trazemos uma lista para você com os aspectos técnicos mais importantes que devem ser considerados no momento de definir a escolha da sua lavadora de alta pressão.

6 aspectos importantes a serem observados 

Para garantir que os resultados sejam realmente positivos, você deve adquirir produtos de qualidade, com boa funcionalidade e durabilidade, entre outros fatores. Então, logo abaixo, você terá conhecimento dos principais aspectos que consideramos mais importantes para que você escolha uma lavadora de alta pressão. Vamos lá!

1. PRESSÃO DA LAVADORA

Um dos aspectos técnicos mais importantes no momento de compra de uma lavadora de alta pressão é, justamente, saber qual a sua pressão.

A pressão indica a força que a lavadora é capaz de lançar água para limpeza. 

Então, se você deseja uma lavadora que seja capaz de lavar e limpar até mesmo aquelas sujeiras extremamente difíceis de tirar, é preciso comprar as que possuem mais pressão, que é medida em PSI.

PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada.

2. TIPO DE MOTOR DA LAVADORA

Poucas pessoas sabem, mas existem dois tipos de motores possíveis que se pode encontrar nas lavadoras de alta pressão: os de indução e os universais.

  • Os motores de indução são mais duráveis, potentes e resistentes. Por isso, são também bem mais caros, afinal esse tipo de lavadora com motor a indução é ideal para quem pretende utilizar a lavadora de alta pressão com uma frequência maior ou uso comercial. O motor de indução é um tipo de motor elétrico que funciona a partir de dois campos magnéticos girantes.
  • Por outro lado, os motores universais, também conhecidos como motor escova, são mais leves e compactos. Esse tipo de motor é mais comum e tem uma durabilidade menor, se comparada a do motor a indução, e são mais baratos. Esse tipo de motor é ideal para quem não pretende usar a lavadora frequentemente, com indicação doméstica, para lavagem da casa ou carros, por exemplo.

As que possuem motores de indução, em geral, possuem preços acima de R$1.000,00, então é preciso ficar atento no momento da compra.

3. POTÊNCIA DA LAVADORA

Quando você leva em consideração as lavadoras de alta pressão, a potência não diz respeito apenas a uma maior força, mas também ao consumo de energia do aparelho.

Sendo assim, aquelas que possuem maior potência têm mais força, mas consequentemente acabam gastando mais energia elétrica.

A dica é, portanto, procurar por lavadoras que possuam uma potência menor em comparação com a pressão.

4. BOMBA

A bomba, atuando em parceria com o motor, é um outro componente que interfere no resultado da lavadora, e existem dois tipos:

  • Bomba axial: menor, mais compacta e mais barata, normalmente usada em lavadoras de uso ocasional ou uso doméstico.
  • Bomba radial triplex: aqui um tipo de bomba mais complexa e robusta. Uma bomba mais confiável e está presente em máquina profissional ou de uso intenso.

5. VAZÃO DE ÁGUA DA LAVADORA

Em relação à vazão de água da lavadora de alta pressão, que indica a quantidade de água que sai do aparelho por hora, aquelas que possuem maior vazão têm também um maior poder de arrasto.

Portanto, a maior vazão facilita bastante a limpeza de áreas que são maiores e que possuem sujeiras mais fáceis de serem retiradas.

6. COMPRIMENTO DO CABO E DA MANGUEIRA

Dois pontos importantes a serem levados em consideração é o comprimento do cabo e da mangueira da lavadora.

Quanto maior for o cabo elétrico do aparelho, maior será a área possível a ser lavada,  sem que seja preciso você trocar a máquina de tomada para se aproximar de uma outra superfície.

A mesma coisa vale para a mangueira, já que quanto maior ela for, maior será a área que você poderá limpar sem que seja preciso mudar o equipamento de lugar.

7. Acessórios

As lavadoras de alta pressão às vezes são acompanhadas de acessórios, o que pode afetar seu preço no mercado. Lembre-se de verificar o que é fornecido como padrão e se existem opcionais que podem ser adicionados.

Um acessório que merece atenção são os bicos ou lanças que acompanham o equipamento, que determinam o tipo de jato d'água. Geralmente existem três tipos:

  • Jato Turbo: O jato rotacional ao sair do bico, o que permite retirar sujeiras incrustadas e mais difíceis.
  • Jato Concentrado: jato mais fino e concentrado, ideal para limpezas pesadas em cantos ou frestas.
  • Jato Leque : a saída de água é mais aberta , em forma de leque. Ideal para lavagem em geral, com para retirar sujeira do chão.

Imagem dos três tipos de jato. Fonte: Wap

Perguntas frequentes

Como muitas pessoas possuem dúvidas a respeito das lavadoras de alta pressão, é necessário deixar tudo esclarecido, até para que no momento da compra a escolha seja feita acertadamente.

Assim, a seguir você verá algumas perguntas e respostas comuns a respeito desses equipamentos!

As lavadoras de alta pressão ajudam a economizar água?

Sim, pois enquanto uma lavadora de alta pressão consome 5 litros de água por minuto, em média, uma mangueira comum pode consumir de 4 a 6 vezes mais água por cada minuto utilizada.

Assim, a economia gerada por essas lavadoras de alta pressão pode chegar a até 80%!

Isso acontece por conta da força da alta pressão das lavadoras, que ajuda a remover as sujeiras com maior eficiência, não necessitando, assim, de grandes quantidades de água.

O que é possível limpar com uma lavadora de alta pressão?

É possível limpar muitas coisas usando esse tipo de equipamento, o que faz dele tão eficiente e cada vez mais popular no mercado.

Com uma lavadora de alta pressão, você pode limpar: pisos, rampas, garagens, calçadas, varandas, quintais, decks e móveis de piscina, carros, motos, barcos, bicicletas, muros, paredes e muitas outras superfícies.

Assim, você garante que será possível remover aquelas sujeiras que estão encontradas e conseguirá evitar que o limo se forme nas paredes e nos pisos, tudo isso com o máximo de eficiência e rapidez.

Qual é o tempo de uso recomendado para uma lavadora de alta pressão?

Isso irá depender muito da lavadora que você irá escolher, que deverá estar de acordo com as suas necessidades.

Em geral, as marcas de lavadoras de alta pressão lançam produtos em três faixas diferentes de utilização:

  • Linha Prática: Máximo de 1 a 2 horas por semana
  • Linha Versátil: Máximo de 2 a 3 horas por semana
  • Linha Especialista: Máximo de 6 a 9 horas por semana

A melhor lavadora é a que tem a maior pressão?

A primeira vista você pode pensar que sim, mas nem sempre isso é verdade, já que existe a pressão ideal para cada tipo de limpeza.

Nas limpezas realizadas no dia a dia, por exemplo, há uma pressão ideal e utilizar uma muito superior pode ocasionar danos nas superfícies, o que não é desejado por ninguém.

Se você vai fazer a limpeza de superfícies delicadas, o mais indicado é utilizar uma pressão que seja reduzida, para evitar problemas.

O que achou desse artigo?

Média da classificação 3 / 5. Número de votos 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Steven Cohen

Steven Cohen é francês especializado em tecnologias e novidades digitais. Morando no Brasil, se especializou no mercados digitais, SEO e Blog, e é um dos idealizadores do projeto Seletos. Ótimo perfil analista e critico, traz todo seu conhecimento para Seletos.

Você tem alguma dúvida? Sugestão? 

Deixe seu comentário para nossa equipe.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>
error: Alert:O conteúdo está protegido !!