Apesar de ser muito comum o seu uso para monitoramento de atividades físicas, os smartbands são muito mais ricos em termos de funções e de uso. Foi assim que,
testando diferentes tecnologias, chegamos à Pulseira Inteligente Mi Smart Band 6.
Por conta de diversas melhorias e características, a nova geração Mi Smart Band 6 foi escolhida por nós como a melhor smartband. Veja nosso artigo completo sobre ela.
Observação: Ler nosso comparativo das melhores smartbands do mercado.
Design
Para aquelas pessoas que buscam um modelo com estilo e elegante, com certeza o design do Mi Band 6 vai agradar. O que realmente diferencia esse modelo é sua tela maior com uma resolução mais alta, com 1,56 polegadas e densidade de pixels com 326ppi.
A sua área de exibição do monitor é maior, com 50% a mais. Sua tela é grande e conta com bordas arredondadas, além de ter alto brilho e nitidez.
Quanto ao seu peso de 24g, é um pouco mais pesado que a versão anterior, por outro lado ele é compatível com outros modelos com os mesmos recursos.
A pulseira removível é feita em silicone com ação antibacteriana. Quanto ao design da pulseira não mudou muito e mantém o mesmo tipo de fechamento, nem sempre muito prático. No mais, ela tem comprimento ajustável de 15 a 22cm e é bastante flexível, não chegando a incomodar o punho.
O modelo proposto de aquisição é na cor preta. Porém, há a possibilidade de troca das pulseiras por outras cores, como: laranja, amarelo, verde oliva, azul, e marfim, vendidas separadamente. Aí vai de cada um a sua preferência!
Recursos e Funções
Uma grande evolução do Mi Band 6 é a quantidade de esportes que podem ser identificados durante o monitoramento. São no total 30 modos de treino, sendo que 6 modalidades contam com a detecção automática (caminhada, corrida ao ar livre, esteira, ciclismo, elíptico e aparelho de remo).
- Esteira
- Caminhada
- Corrida ao ar livre
- Estilo Livre
- Ciclismo
- Ciclismo indoor
- Natação em Piscina
- Máquina de remo
- Elíptico
- Ioga
- Pular Corda
- Dança
- Fitness indoor
- Ginástica
- HIIT
- Core training
- Alongamento
- Boliche
- Badminton
- Boxe
- Stepper
- Pilates
- Basquete
- Voleibol
- Tênis de mesa
- Críquete
- Patinação no gelo
- Kickboxing
- Dança de rua
- Zumba
Para além dos esportes e atividade física, ele possui outras funções diretamente ligadas à saúde. Xiaomi adicionou nessa versão novo sensor que faz a medição de SpO2, qual seja o nível de oxigênio no sangue, sem ter a pretensão de ser um dispositivo médico.
Houve melhorias na manutenção do monitor de frequência cardíaca, tanto durante as atividades esportivas, quanto durante o sono ou cochilos.
Quando se trata de seus movimentos, o acelerômetro conta seus passos. Com uma margem de erro muitas vezes próxima a 5%.
Ao testar algumas modalidades (corrida ao ar livre, ciclismo interno e vôlei), o resultado da corrida é o que pareceu mais completo dos três, com gráficos e métricas. Como dito, o monitoramento contínuo da frequência cardíaca foi um ponto de melhoria nesta versão.
Infelizmente, essa versão não conta com GPS, para aqueles que gostam de registrar o percurso realizado durante uma corrida, por exemplo. Em contrapartida, é possível controlar a reprodução e o volume da música através da Mi Band 6.
A Mi Band é à prova d'água, com resistência de 50 m, que, na prática, significa poder usar em piscinas ou surfar na praia. Um dado interessante é que ao nadar, é possível identificar cinco estilos de natação diferentes, e obter um monitoramento mais preciso.
Quanto a funcionalidades ligadas ao telefone, é possível recusar chamadas, receber alertas e mensagens de texto, visualizadas na tela com alguns emojis, porém sem a possibilidade de respondê-los.
Outros recursos são o controle remoto da câmera - através do emparelhamento Bluetooth do aplicativo -, a avaliação de estresse, exercícios respiratórios, e até mesmo o monitoramento dos ciclos menstruais. Sem esquecer também que ele conta com funções básicas como alarme, cronômetro.
Aplicativos
Para fazer uso da smartband você terá a opção de utilizar os aplicativos Mi Fit ou Mi Wear, ambos desenvolvidos pela fabricante e compatíveis com sistema iOS e Android.
O Mi FIt é mais popular e mais antigo, e teve recentemente algumas melhorias em sua interface. Mas se você quiser utilizar o Mi Wear, não se preocupe, pois não perderá dados do Mi Fit (caso já usasse esse aplicativo antes). É importante lembrar que você terá que escolher apenas um App, pois o rastreador só será conectado a um dele.
Após escolher um App, a sincronização é fácil e rápida com a Mi Band. No geral, esses aplicativos são bastante intuitivos e fáceis de serem utilizados.
O aplicativo será a ferramenta de monitoramento mais completa e importante, pois lá estarão reunidos todos os dados, que são resumidamente mostrados na pulseira.
Um detalhe é a possibilidade de personalizar o layout do visor pulseira, graças às dezenas de “mostradores de relógio” diferentes.
Bateria e Autonomia
O Mi Band 6 é equipado com um carregador magnético muito parecido com o do Mi Band 5. A vantagem é não necessitar a remoção da pulseira para carregá-lo. Quanto ao tempo para ter uma carga completa, é de aproximadamente 2 horas.
No geral a bateria oferece um excelente desempenho em termos de duração, de acordo com o fabricante, com autonomia de 14 dias, no uso normal.
Porém, isso só será possível com seu uso muito limitado do aparelho. Sugerimos recarregar a sua bateria a cada 10 dias.
Conclusão
Então, se você quer fazer atividades físicas, ter o acompanhamento dos seus treinos, ou simplesmente checar o seu sono, pense em ter uma pulseira inteligente.
E se você busca um bom produto, com essa infinidade de funções e monitores, a Mi Band 6 é, com certeza, uma ótima opção. Dada a diversas melhorias nessa versão, nossa equipe acabou elegendo-a como a melhor. E, além do mais, sem esquecer que a Mi Band continua a oferecer uma excelente relação qualidade e preço.